HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

A importância do design responsivo

Home  >   Blog  >   A importância do design responsivo
Publicado em 16/09/2023

Ah, o maravilhoso mundo do design responsivo! Se você ainda não está familiarizado com isso, você está prestes a ter uma iluminação digital.

A importância do design responsivo: gráfico mostrando crescimento orgânico.

O design responsivo é mais do que apenas uma tendência; é uma necessidade na era moderna dos smartphones e tablets.

Você se lembra dos velhos tempos quando tinha que fazer zoom para ler o conteúdo de um site no seu celular?

Esses dias já se foram, graças ao design responsivo. Basicamente, trata-se de garantir que seu site pareça bom e funcione bem em qualquer dispositivo, seja ele um desktop, tablet ou smartphone.

E aqui está o porquê isso é fundamental: a maioria das pessoas agora navega na web usando dispositivos móveis.

Se o seu site não for otimizado para esses dispositivos, você estará oferecendo uma experiência ruim ao usuário e perdendo potenciais leitores ou clientes. Então conheça algumas dicas que selecionamos:

1. Amigos do SEO

Sabia que o Google dá preferência a sites com design responsivo? Isso mesmo! Sites otimizados para dispositivos móveis geralmente têm um ranking mais alto nos resultados de pesquisa. Por quê?

Porque eles oferecem uma melhor experiência ao usuário. E o Google adora isso.

2. O usuário no centro de tudo

Não é apenas o Google que adora design responsivo; seus visitantes também vão adorar. Pense nisso: eles podem acessar seu conteúdo em qualquer dispositivo sem ter que fazer zoom ou rolar a tela. Isso torna a navegação muito mais fácil e agradável.

A importância do design responsivo: diversos devices visualizando o mesmo site ao mesmo tempo.

Imagine um potencial número de clientes procurando por blusas femininas modernas e ao encontrarem a sua loja de roupas femininas online, tentam visualizar os produtos mas as imagens demoram uma eternidade para serem carregadas, já pensou na experiência ruim que eles podem ter?

3. Diminuindo a taxa de rejeição

Se os visitantes acessam seu site procurando por roupas sociais e não conseguem visualizar as fotos dos produtos porque o seu site não é otimizado para o dispositivo que estão usando, eles sairão rapidamente.

No entanto, com um design responsivo, você mantém os visitantes envolvidos e interessados, reduzindo a taxa de rejeição.

No final do dia, a questão não é se você deve adotar um design responsivo, mas sim quando. Com a crescente dependência de dispositivos móveis para navegar na web, não se pode ignorar a necessidade de um design amigável para todos os dispositivos.

A melhor parte é que, ao adotar um design responsivo, você não está apenas melhorando a experiência do usuário, mas também potencializando seu SEO.

E, como todos sabemos, um bom site responsivo considerando o SEO leva a mais tráfego, o que pode levar a mais conversões.

Então, o que você está esperando? Se você ainda não embarcou no trem do design responsivo, agora é a hora de fazer isso. Seu site agradecerá, e seus visitantes também