1. Os chatbots otimizam o atendimento ao consumidor
Se no atendimento convencional e presencial é praticamente inviável
que um vendedor dê suporte para duas pessoas ao mesmo tempo e mantenha assim altos níveis de qualidade, no chatbot a história é bem diferente, pois ele permite que vários clientes
sejam atendidos simultaneamente, em tempo real e sem o desconforto que causa a falta de atenção ou retorno por parte de vendedores, consultores ou empresas, algo recorrente não só em lojas físicas
como também no ambiente virtual.
Agilizar o atendimento é uma das estratégias que auxiliam a resolver questões sobre como fidelizar clientes, pois o consumidor atual está sempre ocupado com suas atividades pessoais e profissionais,
2. Os chatbots ampliam o potencial e o branding da sua empresa
A rede Magazine Luiza, uma das principais do varejo nacional, viu o potencial e a popularidade da sua marca expandir-se ainda mais com a criação do seu próprio bot: Lu, mascote e atendente virtual
da empresa.
Fonte: Blog da Lu - Magazine Luiza
Ao incluir a Lu no aplicativo de relacionamento Tinder no último dia dos namorados e a posicionando como bissexual ao longo de toda ação, a Magazine Luiza promoveu a importante mensagem de
que, para a empresa, a questão de gênero não tem influência alguma no relacionamento da marca com o consumidor. Lu deu match em homens e mulheres, e para cada match
recebido, ela cedia desconto ao pretendente. O resultado? 150 mil matches e expressivo crescimento orgânico de acessos ao aplicativo.
3. Os chatbots reduzem custos no seu negócio
Você sabia que o uso de chatbots reduz, em média, 80% do percentual de custos com SAC de uma empresa? Segundo pesquisa da Gartner, cerca de 30% de todas as posições do
mercado de trabalho serão substituídas por robôs até 2025. Ou seja: ao empreendedor, caberá adotar a dinâmica dos chatbots e ter a certeza de que seguir as tendências que o futuro
reserva é sinônimo de mais economia e, posteriormente, mais receita para investimentos e até mesmo para desenvolvimento de novos projetos.
4. Os chatbots ampliam a oferta de emprego
Num primeiro momento é normal pensar que a inteligência artificial dos chatbots substitui pessoas reais, mas isso cai por terra quando o empreendedor amplia sua visão de negócio
e a estende para a seguinte lógica: mais clientes, mais receita. Mais receita, mais oportunidades de negócio. E quem desenvolve os braços de qualquer negócio? Sim, as pessoas.
Os chatbots são alternativas viáveis e que favorecem qualquer
negócio. Se, por exemplo, a empresa dispõe de duas pessoas para executar a função de SAC do seu site, com o chatbot isso não é necessário, dando a chance de que essas pessoas trabalhem de forma
mais estratégica na resolução de questões complexas nas quais se faz necessária a expertise de profissionais qualificados e com potencial de gestão.
Lembre-se: o verdadeiro empreendedor compartilha
atribuições, e não as retém.
5. Os chatbots facilitam a coleta de dados
A Uber, empresa internacional que revolucionou o sistema de transportes particulares no Brasil e no mundo adotou o uso consolidado de
assistentes virtuais no recrutamento de novos motoristas, mapeando ao longo do processo de cadastro os melhores trajetos e potencial de prospecção de acordo com as informações dadas pelo candidato.
A base de dados, nesse caso, torna ainda mais dinâmica o processo de recrutamento sem que demais as atribuições da Uber enquanto corporação sejam comprometidas ou preteridas.
Fonte: Google Search - Uber Technologies Identificar o perfil dos consumidores fica muito mais fácil e prático
através dos chatbots. Isso porque todos os atendimentos online ficam gravados, o que permite que eles sejam utilizados em análises feitas em tempo real, ativações futuras ou setorização da base de dados.
Os robôs sabem quem é o consumidor, seus problemas e dúvidas, seu perfil de consumo nas redes sociais, status de pedidos e prestam suporte 24 horas, todos os dias e para um número ilimitado de clientes.
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Afinal, o primeiro passo é seu, mas nós caminharemos lado a lado, rumo aos resultados que farão de você, assim como CEOs de renomadas empresas que apostaram nos chatbots como Uber, Apple
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