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Como fazer minha empresa ser conhecida

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Atualizado em 15/02/2019

Como a internet pode ajudar minha empresa?

Em nossa jornada como empreendedores tivemos a oportunidade de elaborar várias cotações sobre desenvolvimento de sites. O aprendizado que estas consultas nos trouxeram valeu cada minuto que dedicamos para definição destas propostas e na compreensão do negócio de cada uma delas. E esta consultoria nos inspirou a criar este artigo, pois é um dos principais objetivos que as empresas buscam.

Provavelmente você já deve ter realizado diversas tentativas para divulgar sua marca e seus produtos, mas ainda não conseguiu encontrar aquela fórmula mágica, aquela receita infalível que se você seguir conseguirá alcançar o sucesso, muitos dizem que esta fórmula não existe, será?

Não vamos falar em fórmulas, mas selecionamos quatro mitos que impedem as empresas de crescerem através do investimento em desenvolvimento de sites e marketing digital.

Quatro mitos que impedem as empresas de crescerem

1. Empresa acredita que divulgar na Internet não traz resultados


Problema:
A empresa não acredita que a divulgação pode trazer benefícios aos negócios ou se acredita é uma crença muito superficial e não se sente motivada o suficiente para investir.

Análise:
A divulgação de produtos e serviços sempre foi necessária para a expansão dos negócios das empresas. Com o avanço da tecnologia este conceito se manteve firme e forte, porém as ferramentas são bem diferentes.

Muitas empresas seguindo este boom tecnológico construíram seus sites e investiram muito dinheiro com pouco retorno, criando um certo trauma e um mito de que investir em divulgação na internet não é tudo aquilo que dizem. Uma conclusão lógica, pois a empresa viveu na pele esta experiência ruim, porém uma conclusão precipitada que não reflete a realidade.

Nós sabemos que para realizar, com sucesso, qualquer atividade, precisamos de talento, muito conhecimento e principalmente dedicação.

Empresa acredita que divulgar na Internet não traz resultados

Criar um site ou desenvolver o marketing digital não é diferente, principalmente porque novas ideias e conceitos surgem muito mais rápido do que antigamente e em um volume muito maior.

Basta pensarmos em quantas mídias digitais conhecemos, ou pelo menos já ouvimos falar:

  • Facebook
  • Facebook Ads
  • Google
  • Google AdWords
  • LinkedIn
  • LinkedIn Slide Share
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
  • Youtube
  • Whatsapp
  • Tumblr

Com certeza existem outras, mas acho que já ficou bem claro o tamanho do desafio, cada uma destas ferramentas possui seu próprio universo.

Mas ai você se pergunta, eu preciso conhecer tudo isto?

Em nossa opinião não, mas o fato é que todas elas podem trazer resultados positivos desde que exploradas corretamente. O importante é que você seja ativo na mídia escolhida, vemos muitas empresas criando uma conta em algumas e depois nunca mais voltam a acessá-la. Qual a impressão você teria de uma empresa onde sua última publicação no Twitter foi há 5 anos atrás? Quem é usuário assíduo do Twitter provavelmente não veria com bons olhos.

É preciso compreender que os resultados aparecem quando se faz o trabalho como deve ser feito. O que mais têm sido trabalhado nos últimos anos é o conteúdo e por uma razão bem simples, sua empresa vende para pessoas e pessoas são atraídas por conteúdo.

Mas já está dificil administrar minha conta do Facebook, que dirá todas essas mídias sociais.

Aqui entra um item importante, o planejamento estratégico. Como dito anteriormente, se sua empresa utilizar várias mídias socias a probabilidade de resultados positivos aumenta, logo, contratar a Linking Sites para gerar todo este conteúdo é algo que irá acontecer naturalmente ;-) brincadeiras a parte, uma das ações que podem turbinar seu site é o blog, com uma matéria nova é possível fazer uma publicação no próprio site, Facebook, Twitter, Tumblr e se o artigo virar um slide ou um arquivo PDF é possivel publicá-lo no LinkedIn Slide Share .

Se você publicar 3 artigos em seu blog por mês, multiplicando pelo número de mídias digitais que destacamos acima, no caso 5, você terá 15 novas chances de aparecer por mês, 180 novas chances por ano. Mas se você não estiver fazendo algo parecido, qual a probabilidade de você captar um novo cliente vindo destas mídias? Eu imagino que você deve estar pensando em um número rendondo, não é mesmo? Mas não se desespere, a Linking Sites pode te ajudar a mudar esta situação. Nossos planos de marketing digital oferecem exatamente estes serviços.

2. Atirando para todo lado


Problema:
A empresa detém um bom nível de conhecimento em tecnologia e realiza diversas ações simultâneas sem conseguir aumentar consideravelmente sua audiência.

Análise:
Quando criamos a Linking Sites, nós tínhamos algum conhecimento e muita vontade em fazer o negócio fluir e ser um sucesso.

No começo aplicamos um "conceito" muito conhecido chamado tentativa e erro, em nosso caso foram muito mais erros do que acertos mas trouxeram muita aprendizagem. O problema do "algum conhecimento" é que você não têm certeza de nada e tudo que você lê na Internet, em livros ou vídeos você quer aplicar no seu site, você não têm um foco e fica realmente atirando para todo lado, o resultado é que você continua não tendo certeza do que funciona e do que não funciona porque os conceitos são trabalhados muito superficialmente, fazendo com que você deixe passar inúmeras oportunidades simplesmente por não se atentar aos detalhes.

Homem preocupado trabalhando com diversas redes digitais

Somente conseguimos criar um modelo sustentável quando paramos de fazer tentativas, estudamos nosso mercado, nossos concorrentes e criamos um plano de negócios. O resultado pode ser visto em nosso site e nos sites dos nossos clientes, que já nascem com toda bagagem adquirida durante estes anos de experiência.

Logicamente as empresas não podem e não devem aplicar este modelo de tentativa e erro. Nada melhor do que aprender com os erros dos outros e fazer do jeito certo logo de início. Todas as mídias digitais podem trazer resultados, desde que trabalhadas seguindo um planejamento estratégico. Você pode ter todas elas no seu painel de ações, mas implementando uma mudança por vez, acompanhando os seus resultados e analisando mais assertivamente se ela funciona ou não para o seu tipo de negócio.

A paciência também é uma estratégia porque toda ação requer um tempo para que sua eficácia seja testada e comprovada.

A geração de conteúdo é fundamental para qualquer uma destas mídias digitais, você não consegue ser ativo nas redes sociais sem geração de conteúdo, caso contrário, você corre o risco de virar aquela pessoa chata que só fala de vendas, vendas, vendas e mais vendas, o cliente têm o seu ciclo de compra (consulte nosso eBook sobre Inbound Marketing e Desenvolvimento de sites ), é preciso respeitá-lo, oferecendo conteúdo sobre os seus produtos, os seus benefícios, quais os problemas que eles resolvem, se você possui um bom produto no tempo certo o cliente virá comprá-lo. Veja também nosso artigo sobre como fidelizar clientes no varejo para poder mantê-lo sem preocupações.

3. O retorno do investimento não é satisfatório


Problema:
A empresa acredita nas estratégias de marketing digital mas as ações tomadas ainda não trazem um retorno satisfatório, há dificuldade na identificação de oportunidades e na conversão de visitantes em clientes.

Análise:
Sua empresa passou um bom tempo resistindo em fazer investimento em marketing digital e quando decidiu fazer, o retorno não atingiu suas expectativas. Como dissemos na análise anterior, existem diversas mídias sociais e cada uma delas possui seu próprio universo, por exemplo, se o seu objetivo é conquistar a primeira posição do Google (e não existiu nenhum cliente da Linking Sites até agora que não quis isto), a resposta infelizmente é: Depende!

Esta resposta depende de tantos fatores que é bem provável desistirmos antes de chegarmos ao final da lista, mas como eu tenho certeza que você não desiste nunca e nós tambem não, vamos avaliar algumas situações.

Homem preocupado com Retorno de Investimento nas Mídias Sociais

Aproveitamos para citar o famoso livro A Estratégia do Oceano Azul, escrito em 2005, por W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Esta metodologia apresenta diversas ferramentas que devem ser seguidas para fugir do sangrento e competitivo oceano vermelho, onde todas as empresas estão brigando arduamente e buscar novas possibilidades, um espaço para navegar nas águas calmas de um oceano azul.

Vamos considerar um exemplo prático, as palavras-chaves patê de berinjela. Se você vende este produto e encarou o desafio para fazer sua página ser a primeira, já deve ter percebido que seus principais concorrentes não vendem este produto, são os sites de receitas, esses tipos de site possuem tantas páginas e tantos acessos diários que conferiram a eles uma autoridade de domínio altíssima e o Google leva isso em conta, dizer que é impossível obter uma colocação melhor que a deles não é verdade, mas o tempo e o esforço para isso não é estrategicamente viável.

Contudo, se você trabalhar uma palavra nova na sua página, por exemplo, patê de berinjela gratinada ou patê de berinjela delivery, você começará a sair desta zona intensa de concorrência (Oceano Vermelho) e estará navegando para o Oceano Azul, em outras palavras, você começará a descobrir oportunidades que ainda não foram trabalhadas e pode acreditar, elas existem e estão apenas aguardando alguém com visão estratégica para encontrá-las.

4. Investir em tecnologia custa caro


Problema:
Alguns empresários consideram as empresas desenvolvedoras de sites, como um custo alto do qual eles precisam se livrar o mais rápido possível.

Análise:
Primeiramente vamos conceituar: O que é caro?

Acreditamos que caro seja tudo aquilo que você investe um valor e não obtém um retorno proporcional ao valor investido, seja um retorno financeiro ou satisfação pessoal.

Mas considerando especificamente o investimento em desenvolvimento de sites, vamos fazer um rápido exercício, uma empresa que possui um faturamento mensal de R$ 10.000,00 e outra empresa que desenvolve sites e marketing digital, onde o contrato mínimo é de 6 meses e a mensalidade é R$ 1.000,00.

No primeiro mês em que o site foi publicado e também nos próximos 5 meses o faturamento da empresa passou para R$ 11.000,00.

Empresa investindo em tecnologia

Você considera este resultado péssimo, razoável ou ótimo?

Analisando a situação, a empresa simplesmente não saiu do lugar, ou seja, não houve um aumento significativo da receita, mas o valor do investimento foi recuperado. Em outras palavras, o placar ficou zero a zero, certo?

Errado! Se analisarmos a maioria dos investimentos, percebemos que o retorno financeiro só começa a vir a longo prazo. Em nosso caso hipotético o retorno do investimento veio logo no primeiro mês e também nos meses seguintes, criando uma espécie de parceria sustentável.

Como a presença digital de uma empresa não é construida da noite para o dia (você sabia que dentre diversos fatores, o Google avalia há quanto tempo o seu domínio foi criado, quando seu domínio irá expirar, qual a frequência de atualização do site, isto só para esquentar a conversa, têm muito mais em nossas matérias sobre consultoria em SEO), fica bem claro perceber que a presença digital requer empenho, dedicação, trabalho duro, constância e principalmente tempo para que as ações colocadas em prática surtam o efeito desejado.

Logo, se por um lado você possui uma parceria sustentável no desenvolvimento do site e marketing digital, e do outro lado você precisa de tempo para atuar constantemente nas mídias sociais para que sua empresa conquiste a presença digital, não lhe parece uma união perfeita?

Esta união é saudável por vários motivos, mas o principal deles é que o empreendedor precisa focar em seu próprio negócio, organizar a empresa, gerenciar custos, desenvolver novos produtos e se atualizar em seu ramo de atuação, fica praticamente inviável acrescentar a estas responsabilidades mais uma, que seria, atualizar-se em desenvolvimento de sites, marketing digital, mídias sociais e todo o seu universo.

Sabe aquele pensamento que investir em tecnologia custa caro? Sugerimos que você substitua por outro:

Como posso viabilizar uma parceria com a Linking Sites?

Você se surpreenderá com o número de possibilidades que irá encontrar. Independentemente se a parceria será conosco ou não, viabilize este projeto, sua empresa precisa dele, não espere os gráficos de vendas demonstrarem que seu faturamento têm caído, agindo agora você pode evitar muita dor de cabeça e preocupação no futuro.

Nossa conclusão

A parceria de empresas de produtos ou serviços com desenvolvedores de sites e marketing digital é cada vez mais comum e necessária. Neil Patel, um empresário muito influente nos meios digitais têm ressaltado a importância desta parceria e ainda aconselha que toda empresa deveria contratar um Growth Hacker, profissional do mercado com profundos conhecimentos na divulgação em massa nas mídias digitais, mas este é assunto para uma nova matéria.

Se você percebeu um certo sentimento de urgência não é por acaso, o termo Growth Hacking não é conhecido de muitas pessoas, logo não existem muitos profissionais disponíveis no mercado, mas os que existem já estão fazendo muitas empresas aumentarem seu faturamento.

Clientes satisfeitos com parceria em Marketing Digital

Esta é uma visão do futuro? Que nada, já está acontecendo, como você acha que conseguimos trazer esta matéria até você? E olha que a nossa tarefa não é fácil porque nossos concorrentes sabem tudo que sabemos, ou pelo menos deveriam saber!

Esperamos que tenham gostado da matéria e que este conteúdo possa ajudar sua empresa a ter mais sucesso.

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