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Como os chatbots podem ajudar minha empresa


Assim como há tempos atrás as empresas tiveram que construir seus websites e muitas delas, posteriormente seu aplicativo personalizado, o chatbot é considerado a nova grande tendência, conforme declarou Peter Sondergaad, VP Sênior de Pesquisa da Gartner:

“Em 2020, as pessoas não irão usar aplicativos em seus smartphones. Na realidade, os aplicativos continuarão existindo, mas não serão percebidos pelo público. As pessoas vão contar com os assistentes virtuais para tudo. A era pós aplicativo está vindo”.

O que é um chatbot?

O termo chatbot é uma junção das palavras chatter (a pessoa que conversa) e da palavra bot (abreviação de robot), e pode ser traduzida como um robô para chat ou um robô para um sistema de troca de mensagens.

O chatbot é um sistema que se utiliza de perguntas e respostas programadas dentro de um sistema e permite a interação com o usuário. Conhecido também como assistente virtual, o programa simula um atendimento real.

O chatbot pode ser disponibilizado em seu site ou nas mídias digitais (Facebook Messenger) com mensagens personalizadas, interativas e instantâneas.

Quando utilizar um chatbot

O chatbot pode ser utilizado para diversas finalidades. Veja alguns exemplos práticos das suas aplicações:

  • SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente:
    Com ele é possível tirar dúvidas ou esclarecer o usuário sobre o uso do seu produto ou serviço;

  • Pesquisas:
    É possível interagir com seu cliente, realizando pesquisas com maiores índices de participação e interação;

  • Vendas:
    Conforme o perfil dos seus produtos e serviços é possível que o cliente ou prospect acesse informações prévias e inicie uma negociação de compra e venda, por meio de envio de orçamento;

  • FAQ – (Frequently Asked Questions):
    O chatbot pode se transformar em seu FAQ – (Frequently Asked Questions) ou Perguntas Mais Frequentes de uma forma personalizada e com respostas instantâneas.

As principais vantagens

  • Agilidade no atendimento:
    O chatbot permite a interação com inúmeros clientes simultaneamente, sem interrupções, com a padronização do atendimento e disponibilidade de 24 horas, 7 dias por semana;

  • Economia de recursos:
    O chatbot é um sistema inteligente que realizará o atendimento inicial, sendo assim a equipe de vendas poderá ser direcionada para ações mais estratégicas, contato com clientes maiores, fidelização e networking;

  • Atendimento personalizado:
    O chatbot deve ser elaborado de forma personalizada, respeitando o fluxo de atendimento da sua empresa, a forma de interação com seus clientes e desenvolvida também a identidade do atendente. Para isto, deve ser realizado um planejamento, pois muitas vezes este será o primeiro contato com sua empresa e ele deverá ser surpreendido com esta experiência.

  • Redirecionamento à equipe de vendas:
    Este cliente atendido pelo chatbot será posteriormente encaminhado à equipe de vendas, com uma vantagem, já foi realizado o primeiro contato e sua equipe já sabe qual o objetivo deste possível cliente.

Quer realizar um teste prático?

Agora que você já sabe o que é um chatbot na teoria, convidamos você a realizar um teste prático.
Conheça a Lis, a assistente virtual da Linking Sites e veja como é realizado o atendimento por este canal. Para ativá-la basta pressionar o botão ao lado Posso Ajudar? que ela irá prontamente iniciar sua apresentação.

Esperamos que tenham gostado do artigo, até a próxima!

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