Home
 
Serviços
 
Clientes
 
Blog
 
Downloads
 
Planos
 
Contato
Ícone de menu
Home
 
Serviços
 
Clientes
 
Blog
 
Downloads
 
Planos
 
Contato

Design responsivo


O que é um design responsivo

Design responsivo ou site responsivo são termos utilizados para definir um site onde suas páginas se adaptam a qualquer tamanho de tela, sem perder sua funcionalidade. A mesma página pode ser visualizada com perfeição em celulares, tablets, notebooks e computadores.

Tela de um computador e um celular demonstrando design responsivo

Necessidade de mercado

Uma das formas mais convincentes para uma empresa aderir a este tipo de desenvolvimento de sites é a observação. Basta um simples olhar ao redor para perceber como as pessoas andam conectadas.

Com os preços de celulares e tablets cada vez mais acessíveis e o aumento da capacidade e potência destes dispositivos, as pessoas passaram a utilizar muito mais a internet e tomar decisões diretamente nas telinhas mobile.

Além deste fato, que por si só já é suficientemente relevante, existe um outro aspecto importante, o Google reconhece quando um site foi projetado com o conceito de design responsivo e evidencia esta informação nos resultados de busca com as palavras Para mobile:

Design responsivo na busca orgânica

Parece algo corriqueiro, mas estas duas palavrinhas têm um grande impacto porque é como se o Google estivesse dizendo: Eu avaliei este site e ele funciona muito bem em dispositivos móveis.

Otimização de conteúdo

O conceito de design responsivo nos direciona inevitavelmente para a otimização do conteúdo a ser exibido no site, mas otimizar não significa remover, na verdade o usuário mobile deve ter acesso ao mesmo conteúdo que alguém que acesse o site através de um desktop, embora de formas diferentes.

Mobile First

Não há como falar sobre design responsivo e não relacionar com o conceito Mobile First, criado por Luke Wroblewski. Em seu livro Mobile First, o autor demonstra a necessidade da criação de sites com o foco direto em dispositivos móveis.

Este conceito modifica a forma de criação de conteúdo, pois segundo estatísticas, as pessoas passam muito mais tempo do dia acessando websites através destes dispositivos móveis do que através de notebooks e computadores. Logo, é mais lógico desenvolver um site priorizando este público.

Não se trata apenas de adaptar um site já existente para formato mobile, mas analisar o perfil do seu público e tudo que é essencial para atender às suas necessidades e criar conteúdo para suprí-las.

O mais interessante é que pensando Mobile First, a versão do site para desktop também se beneficia amplamente, pois, as páginas ficam mais leves, rápidas, funcionais e eficientes.

Vamos a algumas dicas que podem ser facilmente implementadas:

Menus

Os menus horizontais geralmente ocupam uma boa parte do espaço quando uma página é aberta em um desktop, porém, na tela de um celular não existe este espaço e o menu precisa ser repensado. O que têm trazido ótimos resultados é a transformação do menu horizontal em menu vertical, ativado ou desativado por um ícone parecido com a imagem de um menu:

Menu com conceito de design responsivo

Textos

Embora seja muito fácil ajustar o texto de um site na tela de um celular, o próprio conceito de design responsivo nos leva a otimizar os textos das páginas com mais objetividade sem perder conteúdo e sem fazer com que o usuário mobile role telas e telas para ler toda uma matéria.

É interessante avaliar o que os usuários do seu site mais utilizam e priorizar a exibição destes conteúdos para que possam ser facilmente encontrados.

Imagens

As imagens também devem receber uma atenção especial, geralmente quem navega na Internet por dispositivos móveis, utiliza uma conexão 3G ou 4G e imagens muito pesadas consomem boa parte do seu pacote de dados. É possível atualmente definir imagens com alta resolução e com tamanho menor em bytes, essa prática gera resultados muito positivos porque além de economizar no consumo de dados, acelera o carregamento das páginas oferecendo uma melhor experiência de navegação ao usuário.

Usabilidade

O conceito de usabilidade exerce um papel fundamental no caso do design responsivo, na maior parte do tempo as pessoas interagem com seus celulares utilizando apenas o polegar. Pensando nisso, é uma boa prática analisar e testar o conteúdo do site para garantir que os links ou qualquer outro elemento que requeira uma ação do usuário, estejam facilmente acessíveis.

Bom, espero que este artigo tenha contribuído para esclarecer o que é o design responsivo e a sua importância no contexto do desenvolvimento de sites.

Até a próxima!

Compartilhe com seus amigos:






Aumente suas oportunidades na Internet

Quer receber uma avaliação?

Somos especialistas em SEO e queremos fazer sua empresa aparecer na Internet.

Informe seu nome, email e site que realizaremos uma análise sem compromisso, indicando os principais pontos de atenção e melhorias.






Solicitar avaliação
'

Linking Sites
Todos os direitos reservados - Copyright © 2015 Linking Sites