HOME
EMPRESA
SERVICOS
CLIENTES
PLANOS
BLOG
CONTATO

5 estratégias de Marketing Digital para o seu consultório

Home  >   Blog  >   5 estratégias de Marketing Digital para consultório
Publicado em 25/03/2020

O marketing digital é extremamente eficiente no que diz respeito a atrair clientes. Tratando-se de uma clínica ou consultório, por exemplo, utilizar essa estratégia resulta em mais pacientes para o consultório.

Atualmente, a internet é um dos principais meios de busca por informações, principalmente para quem busca por contratações de serviço. Por isso, muitos dentistas optam por divulgar seu trabalho no meio digital.

Limitar-se à divulgação de sua clínica pelo chamado “boca a boca” pode dar espaço para que seu concorrente conquiste mais pacientes do que você e tenho certeza que não é o que você quer.

Por isso, neste conteúdo você vai aprender como se aliar ao Marketing Digital e o que fazer para que essa estratégia gere bons frutos e você conquiste seu espaço no mercado!

5 estratégias de Marketing Digital para consultório: webdesigners definindo o layout de um novo site.

Respeite o código de ética profissional

Antes de traçar qualquer estratégia de marketing digital para dentistas é essencial verificar se você está respeitando os códigos de ética profissional.

Por exemplo, é proibido divulgar os resultados de um tratamento utilizando a imagem de um paciente, além de não ser permitido garantir que resultados sejam alcançados com algum tipo de tratamento.

Outra ação proibida é garantir ao paciente um tratamento no qual você não tem especialização para atuar.

Seguir o código de ética é obrigatório para desenvolver uma estratégia de marketing, uma vez que quebrar essas (e outras) orientações pode gerar um resultado contrário do que o esperado e, no pior dos casos, prejudicar o profissional legalmente.

Conheça o seu público-alvo

É essencial que ao abrir um consultório você saiba exatamente qual é o público que deseja ter: se o seu atendimento será voltado aos idosos ou crianças, se vai tratar fraturas ósseas ou apenas ortodontia, por exemplo.

Outra questão que você deve estabelecer é se vai ou não ser credenciado em planos odontológicos, em que localidade deseja atuar, se sua clínica disponibilizará preços populares, dentre outras questões.

Essas informações são essenciais para adotar uma estratégia e marketing voltada ao seu público, minimizando o atendimento aos pacientes que não se enquadram nos serviços que você oferece.

Aposte na criação de um site ou blog

Criar um site ou blog sobre sua clínica é o meio mais efetivo de conquistar pacientes, já que você pode publicar conteúdos educativos e informativos para que seus pacientes - e potenciais pacientes - possam aprender cada vez mais.

Portanto, dentro do seu blog você pode colocar informações relevantes, além dos conteúdos, como: endereço, telefone, tratamentos disponíveis, preços de plano odontológico, perfil das redes sociais, informações sobre os profissionais que atuam no consultório, entre outras.

Todas essas informações passam credibilidade ao paciente e fazem com que ele se sinta especial de contar com um consultório acessível.

Agendamento de consultas online

Uma ótima ferramenta que pode fazer parte do seu blog é o agendamento online.

Disponibilizar o agendamento através do blog facilita a vida de todo mundo, tanto do paciente, quanto do profissional. Além de ser extremamente simples, o agendamento online é muito mais rápido do que pelo telefone ou até mesmo presencial.

É recomendado que o profissional tenha um software com cadastro de clientes para que todos os agendamentos sejam apontados para ele, evitando a inconveniência de uma consulta inesperada, por exemplo.

Aposte em redes sociais

Além da criação de um site e um blog do seu consultório, outra estratégia que está sendo bastante utilizada é a criação de páginas nas redes sociais.

5 estratégias de Marketing Digital para consultório: usuário fazendo uma pesquisa no celular.

Portanto, use e abuse de páginas como o facebook e, principalmente, instagram, onde comentários são permitidos, informações sobre o plano dental, além da possibilidade de um paciente conseguir mandar mensagem e aguardar por um retorno, caso não consiga fazer ligações.

Inclusive, uma alternativa é vincular as mídias com o seu blog para que os conteúdos sejam acessados por mais pessoas.

Tenha cadastro no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta do Google que possibilita o aumento da visibilidade e engajamento da sua empresa por meio de pesquisas no próprio Google ou pelo Google Maps.

As informações que devem ser inseridas no Google Meu Negócio são o endereço, horário de funcionamento, perguntas e respostas, avaliação dos pacientes, além de ser possível disponibilizar o site para que os pacientes tenham acesso a mais informações.

Coloque as estratégias em prática e conquiste mais pacientes

Nesse conteúdo apresentamos 5 estratégias de marketing digital que proporciona o aumento da visibilidade e buscas pelo seu consultório.

Após seguir cada uma das dicas apresentadas neste conteúdo tenho certeza de que seu número de pacientes pode aumentar consideravelmente!

Sem contar que essa medida é uma ótima maneira de conquistar seu espaço no mercado, se destacando da concorrência, afinal, a internet é a melhor alternativa para se destacar em qualquer área.

Coloque cada uma das dicas apresentadas em prática e aguarde um retorno significativo.

Conteúdo produzido por Tarsila Serafim - redatora na empresa Ideal Odonto.