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Conheça as 5 etapas do marketing de resultados

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Publicado em 06/07/2022

Uma estratégia que tem ganhado muito espaço no mercado atualmente é o marketing de resultados. Trata-se de um método de alcançar objetivos através de conversões e números concretos, permitindo que as companhias consigam direcionar melhor seus esforços.

O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital. Nele, uma série de recursos tecnológicos se popularizou, tornando-se parte do dia a dia de todos os usuários.

Para o mercado, isso significou uma nova abertura através do mercado digital, um novo modelo de negócios que expandiu possibilidades e gerou uma série de novas oportunidades para empresas de diversos portes.

Para lidar com esse novo método de mercado, o marketing também se modificou, gerando a necessidade do marketing digital para ajudar as empresas alcançarem seus objetivos. Com uma série de possibilidades, novos métodos foram surgindo para auxiliar as empresas.

Foi assim que surgiu o marketing de resultados, uma maneira de trabalho muito mais estratégica e focada em resultados e retorno esperado por uma empresa que vende exaustor. Promover um negócio é um passo importante de qualquer negociação, pois é um gerador de resultados.

Conheça as 5 etapas do marketing de resultados: homem apresentando resultados em um quadro branco.

Entretanto, esse processo demanda uma atenção especial na etapa de definição de objetivos, garantindo que o foco do desenvolvimento se manterá firme em toda a jornada de trabalho. Esse processo ajuda a definir melhor o foco e a estratégia que a empresa utilizará.

Os objetivos que sua empresa possui com relação ao mercado estão diretamente relacionados ao processo de marketing de resultados, uma vez que essa atividade se baseia em conversões diretamente para alcançar seus objetivos.

A verdade é que todos os modelos de marketing buscam resultados, mas nem todas as estratégias têm como foco esse tipo de ação. Por isso, algumas ações podem ser efetivas, mas deixam a desejar na estruturação da campanha para a sua consultoria tributaria contábil.

O marketing de resultados, ao contrário do que se imagina, não é um modelo novo. Sua origem data dos anos 1950, quando começou a ser estudado esse modelo. Entretanto, a era digital acabou alavancando muito essa estrutura.

Isso porque as ferramentas de análise e atração de clientes, bem como o modelo de comunicação com o público, acabaram se modificando, tornando mais fácil identificar resultados em cada uma dessas etapas.

Quando uma empresa faz uma ação de marketing, ela acaba se tornando evidência do mercado, o que pode acontecer por vários motivos, como:

  • Compartilhamentos;
  • Viralização;
  • Relacionamento com o público;
  • Engajamento.

Depois dessa ação começar a gerar resultados, você pode avaliar o processo e determinar o quanto esta atividade conseguiu trazer de retorno o que seus gestores estavam esperando.

É necessário entender melhor os resultados da sua empresa de antecipação de recebíveis para empresas e como conseguir atingi-los.

Quando você aplica o marketing de resultados, tem uma ideia mais precisa do que você precisa para conseguir atingir os objetivos de crescimento e desenvolvimento que você planejou no começo da campanha.

Etapas do marketing de resultados

Agora que você entende um pouco melhor o que é o marketing de resultados, é importante identificar cada uma de suas 5 etapas, fundamentais para o funcionamento dessa estratégia a longo prazo.

Vale lembrar que nem todas as empresas funcionam da mesma forma, e por isso você deve levar em conta sua própria realidade quando estiver estabelecendo o processo de marketing de resultados para sua empresa de suporte técnico em informática.

Além disso, é preciso ter em mente que cada companhia é única, e essas necessidades podem ser muito diferentes, fazendo com que o foco de uma empresa seja completamente distinto de outra, ainda que ambas estejam em um mesmo segmento de atuação.

1. Atrair

A etapa de atração é a primeira parte do processo de marketing de resultados. Aqui o interessante é fazer com que mais pessoas se interessem pelo que você tem a oferecer e o tipo de cliente que pode gerar impactos em suas vendas.

Para conseguir as conversões que sua empresa precisa em vendas, é fundamental saber lidar com a atração de novos consumidores, apresentando seus produtos e serviços para o público e gerando interesse nesse tipo de ação.

Conheça as 5 etapas do marketing de resultados: jovem abrindo uma caixa com produtos comprados na Internet.

Aqui, a produção de conteúdo tem um papel essencial. Técnicas de inbound marketing acabam sendo aplicadas para conseguir criar material interessante que atinja o tipo de público que você deseja engajar como uma consultoria de segmentos totvs.

Esse tipo de estratégia normalmente trabalha com o tráfego orgânico, que não depende de investimento externo para gerar resultados.

Entretanto, é preciso pensar que essas técnicas são de médio a longo prazo, uma vez que é preciso deixar o material circular para atrair pessoas.

A criação de conteúdo gera mais valor para sua empresa, e através de compartilhamento em redes sociais, blogs empresariais e outros ambientes digitais, você acaba atraindo um grupo maior de pessoas para apresentar seu material.

Ainda que o conteúdo seja de alta qualidade, é importante que ele chegue até as pessoas, e por isso você deve saber lidar com técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que ajudam suas publicações a terem um posicionamento melhor junto a motores de busca.

2. Conversão

Durante essa etapa, você já possui uma segmentação de seus potenciais consumidores, que foram atraídos através do primeiro passo. Então, é o momento de fazer novas conversões, e transformar esses visitantes em leads.

Um lead é uma pessoa que se interessou pelo que a empresa tem a oferecer a ponto de entregar seus dados de contato para estreitar o relacionamento com a empresa. Estas pessoas estão a um passo de se tornarem novos clientes para seu serviço de locação de computadores.

Para conseguir esse tipo de retorno, entretanto, você deve pensar de forma prática, objetivando resultados concretos. Quanto melhor for o conteúdo apresentado, mais pessoas estarão dispostas a manter-se em um relacionamento com a marca.

A produção de conteúdos deve ser constante, e não para depois que o visitante se transformar em um lead. Na verdade, você acabará trabalhando com um material muito mais efetivo, aumentando o interesse do cliente.

Depois de conquistados os leads, é importante ter em mente que ainda existem outras etapas de conversão que devem ser realizadas, garantindo que o usuário chegue ao ponto de efetuar a compra e se tornar um cliente.

A conversão acaba sendo um dos pilares da negociação, e um dos principais focos do marketing de resultados.

3. Relacionamento

A comunicação com os clientes é uma peça-chave do marketing de resultados. É através desse impacto que você entende o interesse e as necessidades dos consumidores, otimizando assim seus produtos e serviços.

Os clientes ajudam a entender quais são os focos que a empresa deve tomar para continuar gerando valor e direciona-os para novas etapas de conversão, aproximando-os do momento da venda de consultoria administração empresarial em particular.

O relacionamento entre consumidor e marca deve ser humanizado, uma vez que as pessoas não gostam de um atendimento impessoal e robótico. Por isso, entenda como se comunicar com os clientes para oferecer um serviço realmente adequado.

4. Venda

Esse é o momento para o qual todo o processo é realizado. A venda é o fim da negociação, e o que permite que o faturamento da companhia cresça enquanto o consumidor obtém o produto ou serviço que precisava.

Aqui a equipe de marketing deixa o foco e entra a equipe de vendas. Com um bom trabalho de pavimentação do primeiro time, os vendedores acabam conseguindo trabalhar muito melhor a comunicação.

Por isso, ter equipes que trabalham juntas é fundamental, garantindo um processo de vendas mais efetivo e otimizado para qualquer empresa, como uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, por exemplo.

5. Análise

Depois que a negociação se encerra, vem uma das etapas mais importantes para o marketing de resultados, a análise. Aqui você identifica todo o processo de negociação, entendendo melhor os pontos fracos e fortes.

Ao avaliar essa situação, você gera métricas de engajamento que podem ser usadas em processos posteriores, entendendo melhor suas possibilidades e até mesmo alterando suas metas e objetivos.

Quanto melhor e mais aprofundada for a análise, mais informações você será capaz de coletar, identificando o potencial de trabalho que esse modelo pode fornecer como um todo e ampliando suas oportunidades de negócio.

Considerações finais

O marketing de resultados é uma ferramenta importante para trabalhar com objetivos de médio e longo prazo para sua empresa. Ao fixar-se nos resultados que você obterá com sua estratégia, é muito mais fácil otimizar esses processos.

Por isso, entender cada um dos passos desse modelo e como aplicá-los adequadamente é uma parte importante do trabalho, e acaba gerando um potencial muito maior para que sua empresa desenvolva melhor suas possibilidades de trabalho.

Companhias que optam por esse tipo de atividade conseguem resultados muito mais satisfatórios em seu nicho de atuação, tornando-se verdadeiras lideranças no mercado em que estão inseridos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.