HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Análise SWOT: veja o que é e como fazer

Home  >   Blog  >   Análise SWOT: veja o que é e como fazer
Publicado em 29/04/2022

A análise SWOT é uma importante ferramenta de gestão que pode agilizar muito seu planejamento estratégico ao avaliar todas as situações, tanto externas quanto internas, envolvendo seu trabalho em uma empresa de aluguel de andaimes como um todo.

A sigla representa os quatro principais elementos que devem ser avaliados quando você está fazendo esse tipo de análise, que são:

  • Strengths (forças);
  • Opportunities (oportunidades);
  • Weaknesses (fraquezas);
  • Threats (ameaças).

Por conta da alteração idiomática, muitos profissionais de marketing brasileiros costumam usar a sigla FOFA para se dirigir a esse tipo de interação, que é muito importante para dar continuidade a um projeto.

Análise SWOT: veja o que é e como fazer: pessoa segurando um livro com os dizeres SWOT.

Muitas pessoas têm buscado o empreendedorismo como oportunidade de crescimento profissional ou mesmo para mudar de setor, ação que tem ganhado ainda mais espaço por conta do processo de transformação digital.

Com a facilitação de toda a burocracia para abrir uma empresa, as pessoas estão perdendo o medo e decidindo investir em seus sonhos e vontades, mas é preciso entender e identificar todos os elementos importantes antes de iniciar suas atividades.

Dentro do marketing, a análise SWOT permite que você entenda cada detalhe desse processo de abertura de empresa, ajudando-o a identificar quais escolhas terão resultados mais efetivos ao longo do prazo para sua empresa de aquecedor a gás.

E nem só no campo corporativo a análise pode funcionar. Muitas pessoas buscam um entendimento maior do FOFA ao aplicar a ferramenta em suas vidas pessoais, identificando objetivos e avaliando-os por todos os prismas permitidos por esse modelo.

A análise SWOT

Entender essa avaliação é um passo importante para qualquer empresa, uma vez que permite que você tenha mais informações sobre questões bastante relevantes dentro e fora da companhia.

Por isso, entender o mundo que o cerca acaba possibilitando uma interação muito maior com os consumidores, criando assim uma estrutura adequada para esse tipo de ação e otimizando assim suas tomadas de decisão.

A análise SWOT se divide em dois grandes grupos: o ambiente interno e o ambiente externo. O primeiro diz respeito a ações da fabrica de lustres, tanto pontos fortes quanto pontos fracos. Já o ambiente externo lida com elementos que fogem da alçada da companhia.

Forças

As forças de uma empresa são todos os pontos positivos que ela pode oferecer, os elementos pelos quais diversos clientes optam por consumir seus produtos ou serviços. Entender esses pontos é importante para você avaliar as principais qualidades internas.

As forças representam tudo aquilo que destaca sua empresa frente à concorrência, e o que os consumidores buscam ativamente para conseguir efetuar uma compra com muito mais garantia.

Fraquezas

Este é o lado oposto da moeda. Com as fraquezas, você identifica as falhas e ações que podem prejudicar a companhia, pensando sempre em soluções para evitar esse tipo de complicação a longo prazo.

Seja por conta dos custos elevados de frete, gastos com manutenção e até mesmo salários maiores para seus colaboradores, as fraquezas são itens que não são necessariamente ruins, mas que podem prejudicar seus resultados.

Todas as fraquezas de um fabricante de grade de piso podem ser otimizadas e trabalhadas, o que não significa que ela se isentará de novas fraquezas que podem surgir, mas sim que existe um determinado controle sobre esse tipo de situação.

Oportunidades

As oportunidades são um elemento externo, que está alheio às vontades da empresa. Tratam-se de mudanças positivas no mercado, que podem ter um forte impacto na forma como você trabalha com sua companhia.

Além disso, eventos únicos, como questões de sazonalidade ou mudanças bruscas no mercado podem gerar muitas oportunidades para sua empresa, dependendo do segmento em que ela atua.

É o caso de eventos esporádicos também, como atrações esportivas globais ou festivais de grande porte, que costumam acontecer apenas em algumas ocasiões em especial e que podem ser um excelente ponto para você conquistar melhores resultados com um sistema de som ambiente residencial.

Ameaças

As ameaças são elementos que desfavorecem de alguma forma a companhia, mas das quais não há nenhuma ação afirmativa que possa mudar esse resultado.

O que pode ser feito com as ameaças é pensar em paliativos e conseguir contornar a situação, minimizando assim os danos. É o caso de fortes mudanças climáticas ou outros tipos de problemas dentro do mercado onde a empresa está inserida.

Alguns elementos podem acontecer sem aviso, o que torna mais difícil lidar com esse tipo de ação. Por isso você deve pensar em estruturar mecanismos de controle para esse tipo de situação, ainda que ele possa não acontecer.

Desastres naturais, problemas governamentais e monetários do país podem impactar negativa e diretamente todas as ferramentas que você possui em seu trabalho, e por isso devem ser levadas em conta quando estiver pensando nesse tipo de análise.

Como fazer uma análise SWOT?

Agora que você entende o básico desse tipo de sistema, é o momento de aplicá-lo em sua empresa de içamento. É preciso ter muita atenção para que você consiga receber as respostas que procura de forma mais funcional e bem estruturada.

Vale lembrar que cada companhia é única no mercado, e nem sempre as respostas de cada uma das ações será a mesma, ainda que você esteja avaliando duas empresas dentro do mesmo segmento de atuação.

Por isso é muito importante identificar como a análise SWOT pode se adaptar a sua realidade, para que você compreenda melhor o mercado a sua volta e todas as possibilidades de negócio que você pode estar deixando passar.

Análise SWOT: veja o que é e como fazer: profissional analisando gráficos do mercado.

Trabalho em equipe

Uma das primeiras coisas que deve ser avaliada em uma análise SWOT é que ela não deve ser um trabalho individual. Cada pessoa pode ter percepções diferentes sobre uma mesma fabricante de grade de piso, o que pode ajudar muito a entender o contexto geral.

Por isso é preciso realizar com o máximo possível de membros de sua equipe para conseguir uma boa estrutura dentro da avaliação. Entretanto, engana-se quem pensa que a análise SWOT é um processo lento.

A ideia é fazer a avaliação o mais rápido possível, conseguindo conquistar resultados expressivos ainda assim. Uma das maneiras mais eficientes de trabalhar em grupo com esse tipo de ação é através do brainstorm.

Em um brainstorm, todos os membros da equipe se comunicam como em uma conversa livre, onde podem expor suas opiniões e debater sobre os tópicos levantados por cada um dos membros. Com esse tipo de ação, você consegue entender melhor os rumos da empresa.

É importante que todos sejam realistas ao montar a análise SWOT. Colocar pontos fortes por vaidade, ou deixar de declarar pontos fracos por medo de represália podem prejudicar profundamente esse tipo de avaliação.

Por isso, é importante para o gestor deixar esse tipo de ação livre para que todos os profissionais participando do brainstorm tenham a segurança de se posicionar e dizer o que realmente acreditam para cada um dos elementos da análise SWOT.

Montar uma matriz

A matriz é uma ferramenta muito importante para você conseguir enxergar melhor a situação da empresa, e ela é uma importante aliada desde o momento do brainstorm. Conforme a equipe levantar questões, você pode anotá-las.

Ao formar uma matriz, é possível reduzir e deixar mais objetivo os pensamentos do grupo, tendo uma visualização muito mais rápida de todos os elementos de sua empresa terceirizada de portaria. Nesse ponto, é importante observar apenas os tópicos mais relevantes para o projeto em questão.

Com uma matriz bem planejada, você consegue identificar estratégias e elementos que se cruzam, conseguindo um resultado muito mais expressivo para esse tipo de ferramenta.

Transforme a análise em sua estratégia

A análise SWOT é muito completa. Você terá ao fim do processo uma lista de pontos fortes, pontos fracos e elementos que podem afetar a empresa, tanto positiva quanto negativamente.

Com essas informações em mãos, você pode começar a pensar em maneiras de aplicar a análise em sua realidade, aprimorando ainda mais os pontos fortes e buscando soluções para os pontos fracos.

Preparar-se tanto para oportunidades quanto para ameaças também ajuda a empresa a sofrer um impacto menor quando esse tipo de situação acontece, permitindo que você tenha um planejamento mais efetivo a longo prazo.

Considerações finais

O mundo digital possui uma série de mudanças que merecem a atenção do profissional de marketing, mas é preciso identificar com qualidade as ações que podem trazer melhores resultados para qualquer empresa.

A análise SWOT é uma estrutura clássica, mas plenamente funcional, que permite uma avaliação muito mais completa e precisa a longo prazo, o que torna esse tipo de ferramenta muito expressiva para qualquer companhia.

Quanto mais você consegue otimizar esse tipo de operação, mais efetivas ficam as tomadas de decisão de sua empresa de administração de condomínios comerciais, possibilitando com que ela se torne uma liderança dentro de seu segmento de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.