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Marketing Digital para Barbearia

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Barbearias e o marketing digital

E quem pensava que as barbearias estavam com os dias contados, pode esquecer porque elas estão completamente vivas. Isto porque houve praticamente uma reformulação do conceito antigo e atualmente as barbearias oferecem muito mais do que simplesmente fazer a barba, bigode e um corte de cabelo. Neste artigo, destacamos tudo que você precisa saber sobre o marketing digital para atrair mais clientes para a sua barbearia.

As barbearias atuais oferecem cortes super descolados, tratamentos estéticos, tratamentos químicos, entretenimento, cervejaria, restaurante, é um universo paralelo com todas as suas características e está crescendo muito rápido.


"Criatividade é como barba. Você só a terá, se deixá-la crescer."
Voltaire

Com o aquecimento do segmento de barbearias o que cresce na mesma proporção são os concorrentes, cada um trazendo um diferencial competitivo mais desafiador que o outro. Algumas barbearias trazem o conceito vintage, outras implementam em seus cardápios, porções e cervejas artesanais. Neste formato o novo espaço acaba virando um verdadeiro ponto de encontro para os amigos.

Neste mercado tão competitivo é praticamente certo que o marketing digital será utilizado para divulgar a barbearia e trazer novos clientes para o negócio. Por isso nós trouxemos aqui algumas informações muito valiosas sobre a importância desta parceria e das oportunidades que podem ser exploradas.

Mulher fazendo a barba de um homem deitado na cadeira da barbearia.

Oportunidades de serviços

Se realizarmos uma pesquisa no Google com algumas palavras-chave do segmento de barbearias, conseguimos identificar uma forte demanda para estes serviços. São oportunidades reais de pessoas que estão pesquisando por estes estabelecimentos e os sites que estiverem ocupando as melhores posições na busca orgânica têm grandes chances de captar este contato. Veja abaixo a média mensal para algumas palavras-chave:

Análise das palavras-chave: barbearia vintage

Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019

Todas as pessoas que buscaram por esses termos, encontraram um site que oferecesse estes serviços. Daí, ressaltamos a importância em construir o seu site, divulgando o seu nome, sua marca e seus serviços. É o primeiro passo para você começar a participar destas oportunidades.

Outras buscas para este tipo de segmento são as locais. Algumas pessoas quando pesquisam por algum tipo de serviço na Internet, acrescentam ao final da busca o local geográfico onde moram ou onde seja mais conveniente a sua contratação. Vamos supor que sua empresa está localizada em Guarulhos, veja abaixo a média mensal para alguns termos de busca:

Análise das palavras-chave: barbearia em guarulhos

Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019

Percebeu como é fundamental desenvolver um site para sua empresa? Estar presente onde as pessoas estão buscando pelos seus serviços já é um grande caminho percorrido, o restante irá depender da qualidade dos seus serviços e dos valores que você cobra por eles.


As redes sociais

Com o avanço tecnológico em celulares, ficou muito mais fácil utilizar as redes sociais para divulgação da sua marca. O Facebook possibilita a criação de uma Fan Page onde é possível compartilhar informações sobre seus produtos e serviços, interagir com seu público-alvo e muito mais. O Instagram permite fazer posts incríveis de fotos, vídeos, stories e muitas vezes com efeitos que deixam tudo mais atraente e geram muitos likes.

Utilizar as redes sociais como estratégia de marketing digital é uma ótima dica e você pode obter grandes resultados. Mas somente esta estratégia não é recomendável, uma empresa que possui um site transmite muito mais confiança para seus consumidores do que uma empresa que não possui.


A importância da geração de conteúdo

Falamos sobre a importância das redes sociais e agora queremos falar sobre a importância da gestão de conteúdo para os seus negócios.

Para atrair novos clientes, a geração de conteúdo é um tema cada vez mais utilizado e por uma simples razão, quando você oferece uma solução para problemas do cotidiano, as pessoas tendem a se interessar pelos seus produtos e serviços porque sentem mais confiança.

Utilizando o marketing digital para barbearias, pode-se criar diversas matérias com foco neste público, ensinando como cuidar da barba, como deixá-la mais macia e este tipo de conteúdo conquista a confiança de quem está buscando por estas dicas e indiretamente cria oportunidades de negócio. Confira abaixo a média mensal para alguns destes termos de busca:

Análise das palavras-chave: como deixar a barba macia

Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019

O volume de pesquisas é bem alto, não é mesmo? As matérias feitas para o seu público-alvo exercem duas funções extremamente importantes, a primeira está relacionada com a oportunidade em si que o conteúdo pode trazer para gerar novas oportunidades de negócios, a segunda, está relacionada ao tráfego que estas matérias trazem para o site. Quanto maior o número de visitantes e o tempo que eles passarem lendo seu conteúdo, maior relevância o site ganhará na análise dos buscadores.

Outro fator importante é que além de o conteúdo criar mais oportunidades para sua empresa ser reconhecida pelos mecanismos de busca, você também consegue compartilhá-lo nas redes sociais. Com uma única matéria publicada no blog, você compartilha o conteúdo com seus seguidores nas redes sociais, envia para sua lista de e-mails e potencializa os resultados.


Estratégias de e-mail marketing

Construir uma lista de contatos não é uma tarefa difícil e ela vale ouro. Um formulário solicitando contato, outro possibilitando se cadastrar na newsletter, uma promoção relacionada aos seus produtos e serviços, um e-book gratuito sobre algo que o seu público precisa aprender sobre um tema específico, toda oportunidade deve ser aproveitada para captar dados do seu visitante.

É essencial construir a sua lista de e-mails naturalmente, nem pense em comprar uma lista com milhões de e-mails porque além destes contatos não serem seus potenciais clientes, seu site ainda pode ser penalizado. Através de uma lista bem construída, é possível enviar o conteúdo publicado no blog, informações importantes sobre o calendário da sua empresa, promoções, novos serviços que você começou a oferecer e uma série de outros assuntos que trazem o seu público novamente para o site, gerando tráfego e oportunidades de negócios.


A importância de uma parceria digital

Muitas empresas não conseguem obter resultados expressivos dos seus sites porque a sua criação envolve uma série de conceitos, estratégias e consultoria de SEO (Search Engine Optimization) que não foram observados no momento de sua confecção, gerando uma enorme frustração para o dono do site, perda de tempo e principalmente perda do investimento realizado.

Uma agência de marketing digital conhece as ações que devem ser realizadas para que o site possa ter um retorno de investimento conforme o esperado pela empresa.

Equipe discutindo estratégias de marketing digital

Veja algumas ações necessárias no desenvolvimento do site:

  • Otimização com SEO:
    As técnicas de SEO sempre foram utilizadas na criação de sites e cada vez ganham mais importantância. O Google é extremamente detalhista na avaliação de sites na Internet porque ele quer oferecer como resultados de pesquisa, as melhores respostas para quem está pesquisando. Existem diversos fatores que precisam ser analisados, se a sua página for muito lenta, houver erros de formatação HTML, fizer uso indevido das palavras-chave e muitas outras regrinhas, esqueça o Google porque ele nem vai considerar o seu site;

  • Pesquisa de palavras-chave:
    Antes mesmo da definição do tema que será abordado em geração de conteúdo, os profissionais da agência de marketing digital realizam pesquisas sobre as palavras-chave que mais podem trazer resultados para o seu negócio. A disputa pelas primeiras posições na busca orgânica é surreal e investir tempo em palavras-chave que possuem muita concorrência é jogar tempo e dinheiro fora. Para encontrar estas oportunidades é preciso muito trabalho investigativo, ferramentas específicas de análise e claro, conhecimento sobre marketing.

  • Acompanhamento e melhoria contínua:
    Na maioria das vezes, após o trabalho realizado e executado conforme os passos definidos, o resultado não é obtido de imediato, por isso, a análise e o acompanhamento constante das páginas do site é fundamental para melhorar progressivamente o posicionamento das páginas. Estas atividades são muito trabalhosas quando executadas sem as devidas ferramentas de suporte que as agências de marketing digital possuem.

É importante destacarmos que o Marketing Digital para Barbearia é fundamental para alavancar os negócios e conquistar o reconhecimento da marca, trazendo mais clientes para o seu estabelecimento e aumentando sua receita.


A Linking Sites pode te ajudar nesta tarefa, consulte nossos planos e comece hoje mesmo a construir a história digital da sua Barbearia.

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