Contudo, muitas pessoas acreditam que basta criar um blog ou escrever um texto da internet para já conquistar resultados incríveis com o marketing de conteúdo. Esse tipo de pensamento pode ocasionar vários problemas e, como consequência, prejudicar a imagem dos negócios.
Por isso, o artigo de hoje vai trazer os 5 erros para se evitar em uma estratégia de marketing de conteúdo, com dicas de como trabalhar com a técnica de modo eficiente, assertivo e direcionado. Acompanhe a leitura!
1 - Falar somente do produto ou serviço
Um dos erros mais comuns na estratégia de marketing digital é falar apenas do produto ou serviço da empresa.
Por exemplo, se um estabelecimento trabalha com a venda de anel de vedação, é interessante tratar sobre o componente, mas não somente isso - o público também tem interesse em assuntos relacionados.
Afinal de contas, o usuário também busca por uma solução e, por vezes, uma simples orientação pode ser o suficiente.
Mesmo que não resulte em vendas, a audiência passa a ver o negócio com melhores olhos, estabelecendo uma relação de confiança e cumplicidade.
Esse erro é recorrente por conta da própria influência publicitária. As empresas se tornaram viciadas em usar seus espaços para comunicar as vantagens e diferenciais dos produtos e serviços, sem levar em consideração os demais interesses do público.
Claro que, em alguns casos, é importante que o cliente saiba as especificações para fechar um negócio de
aluguel de munck, por exemplo. Mas no marketing de conteúdo, há os momentos certos para produzir materiais sobre os serviços e produtos.
O que é preciso fazer?
Para não errar a mão na hora de escrever um conteúdo, pense sobre as diferentes temáticas que envolvem o seu negócio. Dessa forma, é possível produzir um material para atrair visitantes, incluindo os que não conhecem absolutamente nada sobre a empresa.
Também é recomendável conhecer o funcionamento do funil de vendas, que é a representação gráfica da jornada de compras do cliente. Assim, é possível perceber se já chegou o momento de falar do produto ou serviço.
2 - Desconhecer o público-alvo
O público-alvo é a chave para o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo. Afinal de contas, as pessoas interessadas em serviços de içamento e movimentação de cargas,
por exemplo, têm um perfil bem específico, normalmente associado aos negócios B2B (Business to Business), como indústrias e armazéns.
Nesse sentido, o conteúdo deve ser segmentado e direcionado, para atender justamente às necessidades e anseios dos potenciais clientes.
Mais do que aumentar as chances de conversão, identificar o público-alvo é a melhor forma de otimizar os gastos com marketing, orientando estratégias para pessoas com reais interesses em fechar negócio.
O que é preciso fazer?
O primeiro passo é iniciar uma pesquisa de mercado, bem como levantar dados dos seus clientes, para conhecer as características do público-alvo.
É importante colher o máximo de informações possíveis, incluindo:
- Faixa etária;
- Gênero e estado civil;
- Escolaridade e classe social;
- Preferências e hobbies;
- Comportamentos de compra;
- Entre outros.
A partir desses dados, a empresa pode construir uma persona, que nada mais é que uma representação semi fictícia do cliente ideal, com o intuito de direcionar os conteúdos.
Assim, ao tratar de
usinagem de peças, por exemplo, é possível produzir um material com linguagem adequada e que seja relevante para os potenciais consumidores.
3 - Não ter um calendário editorial
A falta de planejamento também é algo que pode prejudicar os resultados no marketing de conteúdo.
Afinal de contas, não basta escrever somente um artigo sobre o assunto, produto ou serviço; ao contrário, é preciso ter uma frequência de publicações para que a estratégia seja eficiente.
Importante ressaltar que a periodicidade também contribui para despertar o interesse do público.
Por exemplo, a empresa pode produzir um vídeo sobre o funcionamento de uma bomba de água centrífuga
e, posteriormente, produzir um conteúdo mais específico de cada componente do equipamento.
O que é preciso fazer?
Para evitar os problemas oriundos da falta de planejamento, o ideal é programar um calendário editorial, destacando as frequências de compartilhamento de conteúdo, bem como datas importantes, em que é preciso produzir materiais especiais (dias comemorativos).
Além das datas, o calendário editorial também permite diversificar os formatos de conteúdo. Assim, ao perceber que há um excesso de artigos sobre caçamba basculante, os estrategistas podem propor novos formatos e assuntos.
4 - Não usar o SEO corretamente
O SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, é uma das técnicas mais aplicadas dentro do marketing de conteúdo.
De forma resumida, o interesse da estratégia é melhorar a classificação da página dentro dos buscadores, especialmente o Google.
Sabemos que grande parte dos usuários faz pesquisas de produtos, serviços e temáticas com o auxílio dos mecanismos de busca e, por esse motivo, ter um bom rankeamento melhora as chances para aumentar o tráfego orgânico e a conversão de leads (potenciais clientes).
Portanto, o não investimento do SEO pode fazer com que a concorrência se destaque e, consequentemente, a sua estratégia de marketing de conteúdo não tenha um bom desempenho.
O que é preciso fazer?
Para melhorar a classificação no Google com o marketing de conteúdo, é preciso rever as técnicas de SEO. Entre elas, destaca-se o uso de palavras-chave ao longo de artigos, como
perfil de inox, que é um dos termos mais pesquisados nos buscadores.
Além disso, vale a pena verificar a experiência de leitura do usuário, pois é preciso oferecer conteúdo relevante, informativo e de qualidade e, ao mesmo tempo, garantir uma boa navegabilidade em dispositivos móveis (tablets, celulares e smartphones).
O SEO possui uma série de processos, por esse motivo, o recomendável é revisar cada um dos conteúdos e, se necessário, editar os materiais para melhorar a classificação.
5 - Não mensurar os resultados
A falta de mensuração de resultados é um dos maiores erros no marketing de conteúdo e, infelizmente, o mais frequente. Muitas pessoas negligenciam o processo de análise de dados, como algo dispensável dentro das estratégias.
No entanto, a mensuração das informações é primordial para averiguar se as iniciativas estão, de fato, sendo produtivas. Em caso negativo, é possível reorientar as ações, a partir da percepção dos erros.
Além disso, esses dados ajudam a visualizar se o marketing de conteúdo está influenciando na conversão de leads, bem como o quanto foi investido na produção de materiais e qual é o ROI.
O que é preciso fazer?
Para evitar a perda de dados e a negligência em torno na mensuração de resultados, é preciso que o estrategista de conteúdo compreenda todos os processos envolvidos na estratégia de marketing de conteúdo.
Também é interessante colocar no cronograma editorial um dia específico em cada mês para a mensuração e análise das informações. Desse modo, é possível organizar melhor o planejamento e evitar problemas pela falta de verificação das estratégias.
Conclusão
O marketing de conteúdo traz muitos benefícios para as ações de divulgação online das empresas.
Porém, a popularidade da estratégia fez com que várias pessoas começassem a empregar a técnica de forma errônea, prejudicando os negócios, ao invés de colaborar com o crescimento.
O artigo de hoje buscou trazer os erros mais comuns cometidos no marketing de conteúdo, como forma de orientar as futuras iniciativas, tornando as ações mais direcionadas, assertivas e com capacidade para gerar resultados reais.
Assim, o marketing de conteúdo pode ser muito eficaz para aumentar as vendas, melhorar o reconhecimento no mercado e contribuir para o sucesso da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.