A página de um site institucional também segue o mesmo conceito, com a diferença de que o texto escrito deve ser bem esclarecedor, pois o vendedor não estará lá para tirar as dúvidas e os clientes podem preferir buscar outros que mostrem claramente uma solução para os seus problemas.
Desta forma, o conhecimento dos produtos e serviços facilitará na criação de um conteúdo que seja mais atraente e gerador de oportunidades.
Definição de personas
Na maioria dos casos, as empresas criam seu site para atingir um determinado público-alvo. Este público-alvo
têm suas características específicas, seu comportamento, suas preferências e poder aquisitivo.
Definir a forma como este público-alvo interage na internet e redes sociais levando em conta todas as caraceterísticas citadas anteriormente é fundamental para entendê-lo e facilitar a identificação do conteúdo necessário para atrair sua atenção para o site.
Análise dos concorrentes diretos
Você já percebeu que quando as pessoas descobrem algo interessante, principalmente os amigos, como uma promoção, seja de um celular, uma televisão, um plano de músicas ou filmes na TV, a tendência é que elas compartilhem em seu círculo de amigos e familiares, potencializando os benefícios para um maior número de pessoas?
Bom, este conceito não se aplica aos seus concorrentes, nenhum deles irá bater na sua porta para lhe trazer a
fórmula do sucesso. Mas, analisando seu comportamento na Internet e Redes Sociais é possível ter alguma ideia do que está dando certo ou errado para eles. Utilizar estas informações na estratégia para elaboração e criação do site também é uma ótima ideia e deve ser um ponto de atenção na proposta de desenvolvimento do site.
Análise de oportunidades não trabalhadas
Você já ouviu falar da estratégia do Oceano Azul? Basicamente é um estudo realizado por mais de uma década que ao término demonstra que as empresas estão em um
Oceano Vermelho concorrendo arduamente para conquistar novos clientes e mercados, mas para obter o sucesso no futuro, ou talvez já no presente,
as empresas deverão buscar o Oceano Azul, ou seja buscar oportunidades existentes mas ainda não trabalhadas, inovar, saber
ouvir e identificar as novas demandas dos clientes atuais ou novos.
A proposta de desenvolvimento de sites também deve considerar trabalhar estes mercados ainda não explorados, identificar
palavras-chaves específicas que possuam baixa concorrência em termos de conteúdo e o Google oferece uma infinidade de ferramentas que possibilitam fazer este
tipo de análise.