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Proposta de Desenvolvimento de Site

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Atualizada em 31/01/2019

Dicas de como analisar uma proposta de desenvolvimento de sites

Atualmente existem tantas ferramentas gratuitas para criação e desenvolvimento de sites institucionais, blogs ou sites de comércio eletrônico que em uma análise superficial parece que as empresas que oferecem estes serviços irão desaparecer.

Muito ao contrário desta afirmação, o fato é que todos os dias aparecem novas empresas desenvolvedoras de sites, porque a tecnologia se transforma tão rapidamente e novos conceitos aparecem da noite para o dia, que criar o site é apenas uma etapa dentre as diversas que você precisa estar atento. Por isso a parceria com estas empresas se torna cada vez mais necessária.

Neste artigo nós queremos compartilhar de uma forma clara e objetiva, 6 dicas de como analisar uma proposta de desenvolvimento de sites para que ela possa trazer um ótimo retorno de investimento para sua empresa. Este modelo de proposta não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas com certeza fornece uma visão bem detalhada do que é importante no desenvolvimento de sites.

Se você preferir, baixe gratuitamente nosso e-Book sobre como analisar uma proposta de desenvolvimento de sites com mais conteúdo e imagens ilustrativas. Nossa proposta é fazer com que este conteúdo alcance o maior número de empreendedores e assim dar mais poder de análise no momento de fechar negócio.

1. Planejamento estratégico

Uma das primeiras ações em um projeto para prestação de serviços de desenvolvimento de website deve ser o Planejamento Estratégico em conjunto com o cliente. Este é o momento em que a empresa conta toda sua trajetória, como a empresa surgiu, quais foram suas dificuldades no passado, quais são suas dificuldades no presente e o que se espera para o futuro a curto, médio e longo prazo.

O Planejamento Estratégico deve ser realizado com muito cuidado para que os resultados esperados possam ser atingidos com mais tranquilidade e assertividade. Acompanhe algumas dicas para organização desta etapa:

Estudo dos produtos da empresa

Para qualquer vendedor de uma empresa é fundamental que ele conheça profundamente os produtos e serviços que esteja comercializando, pois no momento em que o cliente questionar sobre algum detalhe destes produtos ou serviços ele deve estar seguro e pronto para esclarecer todas as dúvidas e criar uma boa primeira impressão.

Cliente analisando uma proposta de desenvolvimento de site com uma lupa

A página de um site institucional também segue o mesmo conceito, com a diferença de que o texto escrito deve ser bem esclarecedor, pois o vendedor não estará lá para tirar as dúvidas e os clientes podem preferir buscar outros que mostrem claramente uma solução para os seus problemas. Desta forma, o conhecimento dos produtos e serviços facilitará na criação de um conteúdo que seja mais atraente e gerador de oportunidades.

Definição de personas

Na maioria dos casos, as empresas criam seu site para atingir um determinado público-alvo. Este público-alvo têm suas características específicas, seu comportamento, suas preferências e poder aquisitivo.

Definir a forma como este público-alvo interage na internet e redes sociais levando em conta todas as caraceterísticas citadas anteriormente é fundamental para entendê-lo e facilitar a identificação do conteúdo necessário para atrair sua atenção para o site.

Análise dos concorrentes diretos

Você já percebeu que quando as pessoas descobrem algo interessante, principalmente os amigos, como uma promoção, seja de um celular, uma televisão, um plano de músicas ou filmes na TV, a tendência é que elas compartilhem em seu círculo de amigos e familiares, potencializando os benefícios para um maior número de pessoas?

Bom, este conceito não se aplica aos seus concorrentes, nenhum deles irá bater na sua porta para lhe trazer a fórmula do sucesso. Mas, analisando seu comportamento na Internet e Redes Sociais é possível ter alguma ideia do que está dando certo ou errado para eles. Utilizar estas informações na estratégia para elaboração e criação do site também é uma ótima ideia e deve ser um ponto de atenção na proposta de desenvolvimento do site.

Análise de oportunidades não trabalhadas

Você já ouviu falar da estratégia do Oceano Azul? Basicamente é um estudo realizado por mais de uma década que ao término demonstra que as empresas estão em um Oceano Vermelho concorrendo arduamente para conquistar novos clientes e mercados, mas para obter o sucesso no futuro, ou talvez já no presente, as empresas deverão buscar o Oceano Azul, ou seja buscar oportunidades existentes mas ainda não trabalhadas, inovar, saber ouvir e identificar as novas demandas dos clientes atuais ou novos.

A proposta de desenvolvimento de sites também deve considerar trabalhar estes mercados ainda não explorados, identificar palavras-chaves específicas que possuam baixa concorrência em termos de conteúdo e o Google oferece uma infinidade de ferramentas que possibilitam fazer este tipo de análise.

2. Design e Conteúdo

A construção de um site envolve diversos conceitos que devem ser trabalhados já no início do projeto porque o retrabalho é sempre um custo alto e desnecessário. O design e o conteúdo são a porta de entrada para sua empresa e precisam impactar positivamente o visitante no primeiro contato.

Os principais conceitos nós listamos abaixo:

Site Responsivo

Este é um ponto imprescindível para o projeto, atualmente o celular é mais do que somente um aparelho para fazer e receber ligações, praticamente é um mini computador com recursos avançados e que possibilitam às pessoas realizarem diversos negócios em qualquer lugar que elas estejam. Portanto, saber como criar um site responsivo favorecerá aos seus clientes e irá gerar mais oportunidades de negócios.

Experiência do Usuário

Avaliar este tópico é muito fácil, basicamente temos que levar em conta a experiência que temos quando acessamos outros sites na Internet, o que você faz quando a página está confusa e você não encontra a informação desejada? O que você faz quando a página demora mais do que 5 segundos para carregar? A mesma reação que você têm perante outros sites, os visitantes do seu também terão, por isso a proposta de desenvolvimento deve prever também a análise de imagens, configuração do servidor de hospedagem e todos os fatores que possam afetar positiva ou negativamente a experiência do usuário.

Facilidade de contato

A conveniência para aquisição de produtos e serviços importa muito na captação de leads para o seu negócio, por isso as páginas do site precisam estar preparadas para captar dados do visitante através de um formulário ou facilitar o contato através de um botão que direcione para o seu Whatsapp comercial. Enfim, o usuário chegou até o seu site, é preciso valorizar esta oportunidade.

Blog com informações para seu público-alvo

Falando em captar dados do usuário, não pense que somente um formulário solicitando nome e email serão suficientes para que o seu visitante lhe ofereça estas informações. O internauta está muito mais restritivo hoje em dia em oferecer dados pessoais, é preciso que haja uma troca saudável onde sua empresa oferece conteúdo interessante e útil e aí sim o usuário poderá lhe oferecer seu nome e email.

A proposta de desenvolvimento de sites também deve considerar a criação de matérias para o blog de forma que o site ofereça além de produtos e serviços, conteúdo relevante aos seus clientes ou visitantes. Além de criar maior interação e proximidade com seu público-alvo o Google também irá favorecer seu site nas buscas orgânicas. É importante também definir se a atualização do Blog será feita através de um sistema de gerenciamento de conteúdo (exemplo: CMS) pela própria empresa ou pela agência.

3. Busca orgânica

A busca orgânica é um outro conceito muito discutido nos últimos anos, é uma lógica que os buscadores (Ex. : Google, Bing, Yahoo, entre outros) se utilizam para relacionar as palavras que você informa com as páginas que mais podem esclarecer sobre tais palavras e assim criar uma espécie de rankeamento de páginas de acordo com a nota que cada uma conquistou.

Por isso, a otimização para busca orgânica é um dos fatores mais trabalhados pelas empresas, criando uma concorrência gigantesca para aparecer na primeira posição.

SEO On Page e SEO Off page

Ao falarmos em otimização de páginas para a busca orgânica é ímpossível não falar em SEO On Page e SEO Off Page.

A diferença entre os dois é que no SEO On Page, todas as páginas do site são desenvolvidas com foco em SEO, ou seja, são trabalhados os títulos, palavras-chave, imagens, conteúdo, todos estes conceitos em conjunto para que o site fique bem organizado, leve e tenha melhor desempenho quando comparado com outras páginas.

Lupa analisando uma página na Internet

No SEO Off Page podemos considerar tudo que é externo ao site e que se relaciona com ele de alguma forma. Ex.: publicações no Facebook, twitter, Instagram e outras redes sociais, direcionando para o site através de um Link, outros sites direcionando para o seu, entre outras ações.

Este também é um ponto crucial na análise da proposta de criação do site, principalmente porque algumas empresas desenvolvem o site e depois vão pensar em SEO, quando na verdade o SEO deve ser trabalhado em conjunto com todas as outras etapas e já ser considerado logo de início.

Link Building

Entre vários fatores de pontuação do site, o Google considera a quantidade e principalmente a qualidade de links de outros sites apontando para o seu. A construção destes Links não é uma tarefa simples, geralmente na proposta para o desenvolvimento do site não haverá cobertura para este serviços, porém, como mencionado anteriormente, a criação de um blog oferecendo conteúdo relevante para o seu público-alvo, pode ser um captador natural de links para o seu site. Quanto maior a qualidade dos seus artigos e publicações, maior a probabilidade de outros sites se interessarem em mencioná-los.

Volume de acessos ao site

O volume de acessos ao site é muito importante para rankeamento das páginas na busca orgânica, isto porque quanto mais acessos o seu site possuir, maior relevância ele terá diante dos motores de buscas.

Para maximizar o volume de acessos ao site é desejável que a proposta do desenvolvimento do site ofereça alguma ferramenta ou serviço que potencialize estes acessos através de Email Marketing e publicações nas redes sociais.

4. Jornada de compra

Todos nós sabemos o quanto incomoda alguém tentar vender alguma coisa para nós ou nossa empresa a todo momento, é certo que todos estão em busca do próprio sucesso, mas respeitar o tempo do cliente é importante para não se tornar inconveniente. Um conceito que trabalha muito bem esta questão é o Inbound Marketing.

Inbound Marketing

O conceito do Inbound Marketing é atrair, converter visitantes em leads e converter leads em clientes. Na fase de atração o melhor trunfo da sua empresa deve ser a geração de conteúdo. As pessoas estão em busca de conhecimento e matérias que tragam soluções para os seus problemas, se você oferecer este conteúdo é bem provável que ela se torne uma assinante do seu blog.

Em um segundo momento, você deve educar os seus contatos sobre os produtos e serviços que sua empresa oferece, demonstrando na prática como suas soluções podem melhorar ou até resolver problemas que eles tenham em suas empresas ou mesmo em sua vida diariamente.

Finalizando o ciclo da jornada de compra, o visitante já se identificou com sua empresa, já compreendeu seus produtos e serviços e está pronto para se tornar um cliente.

A proposta do site, de certa forma, deve prever e estar preparada para facilitar este ciclo de compra do cliente.

5. Marketing Digital

O Marketing Digital é uma ferramenta que pode ser trabalhada totalmente fora do desenvolvimento do site, porém, quando estas duas frentes são trabalhadas em conjunto, o poder de alcance é muito mais abrangente e potencializa os resultados.

Gestao das redes sociais

A facilidade que as grandes empresas como Facebook e Google oferecem para divulgação de produtos e serviços é fascinante, com pouco conhecimento é possível fazer uma publicação e impulsionar com um pequeno valor de investimento. Mas este recurso trabalhado de forma isolada não consegue cobrir todo o potencial que uma empresa pode atingir.

Quando a gestão das redes sociais trabalha em conjunto ao desenvolvimento do site, as ações são planejadas estrategicamente para trazer mais volume de acessos ao site, aumentando as oportunidades de negócios e diminuindo a necessidade de investimento financeiro em impulsionamentos de publicações.

Email Marketing

Você já parou para contar quantos emails você recebe por dia sobre produtos, serviços e diversos outros assuntos? É uma quantidade infindável de emails que na maioria das vezes você acaba excluindo da sua caixa postal. Porém, eles continuam a ser enviados, demonstrando que este canal também deve ser explorado para criação de oportunidades.

Mas para não se tornar um spam e trazer penalidades para o seu site, é preciso tomar alguns cuidados como não enviar emails para listas compradas, respeitar a quantidade de envios permitida pelo seu provedor e principalmente enviar emails somente para os contatos que tenham sido captados pelo site, oferecendo uma forma de remoção do email da sua lista, caso o contato não queira mais receber suas mensagens.

Na maioria dos sistemas web oferecidos e propostas para desenvolvimento de sites, o email marketing não é algo oferecido porque geralmente este serviço é cobrado pelo provedor da hospedagem. Mas seria um ótimo diferencial se a proposta também contemplasse ao menos o envio das novas matérias aos contatos captados pelo site aumentando o volume de acessos.

6. Relatórios de acompanhamento

Todas as atividades relacionadas anteriormente irão gerar um impacto direto no volume de acessos ao site e consequentemente criarão mais oportunidades de negócios.

É importante avaliar estes resultados obtidos e definir ações como:

  • Definir novas estratégias de comunicação;
  • Pesquisar novas palavras-chaves para atingir mercados diferentes dos atuais;
  • Criar conteúdo para otimizar determinadas palavras-chaves que ainda não tenham um volume satisfatório;
  • Identificar oportunidades.

Na proposta do desenvolvimento do site também deve constar a geração deste relatório visando dois objetivos:

  1. Demonstrar claramente o trabalho que está sendo realizado;
  2. Identificar novos nichos a serem explorados.

Conclusão

Como mencionamos no início, as empresas desenvolvedoras de sites tendem a crescer, porém oferecendo serviços que vão muito além da simples criação de um site. Por isso, é importante que você fique atento aos tópicos abordados neste artigo, servindo como um CheckList para negociação, antes da contratação do desenvolvimento do site.

A integração da Consultoria em SEO, com o Marketing Digital e o Desenvolvimento de Sites potencializa o retorno do investimento, gerando resultados muito mais favoráveis do que a contratação destes serviços separadamente.

A parceria com empresas que oferecem estes serviços integrados facilitam o planejamento estratégico e possibilitam que o empreendedor utilize melhor seu tempo na criação e desenvolvimento dos seus próprios produtos.

A Linking Sites possui uma estratégia especial para trabalhar em nichos, somos especialistas em encontrar oportunidades em diversos segmentos, que possam trazer retorno rápido para os nossos clientes e fortalecer a marca. Realizamos algumas pesquisas sobre a criação de sites e o marketing digital que podem ser analisadas nos links abaixo. Se o seu segmento não aparece aqui, envie-nos uma mensagem para o incluirmos também nesta lista:


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