Tanto no conceito Mobile First quanto no conceito AMP, não devem ser suprimidos recursos funcionais existentes na página original, mas sim adaptados para funcionar perfeitamente na versão acelerada.
5. Geração de Conteúdo
Você conheceu até aqui, alguns aspectos técnicos sobre a criação de sites responsivos - a importância de otimizar o site para obter um bom rankeamento na busca orgânica e a importância de focar no usuário final para que ele tenha uma ótima experiência ao navegar através das suas páginas.
Estes são aspectos fundamentais que precisam ser considerados em seu projeto, mas para que eles tenham sentido o seu site precisa receber tráfego. Se os visitantes não chegarem até ele, de nada terá adiantado todo este esforço.
E como atrair tráfego para o meu site? Atualmente a forma mais eficaz utilizada pelas empresas é a geração de conteúdo relevante para o seu público-alvo.
Identificar o perfil e criar matérias que possam solucionar problemas comuns dos seus visitantes ou então oferecer conteúdo que explique claramente como funcionam seus produtos e serviços, estas são as estratégias que irão atrair mais pessoas e aumentar a sua visibilidade.
No começo deste artigo, falamos sobre como o Google funciona e o que é preciso para ficar bem posicionado na busca orgânica. A geração de conteúdo é o que vai dar mais credibilidade para a sua empresa diante dos seus clientes e consequentemente, dar sinais para o Google da sua relevância.
Muitas empresas tem dificuldades nesta questão de criação de conteúdo e acabam deixando de lado esta atividade. Este é um erro muito comum e que prejudica profundamente o seu crescimento digital.
6. Geração de Conteúdo Local
Existem algumas oportunidades que são pouco exploradas pelo marketing de conteúdo, que são as buscas por produtos e serviços com foco no local onde a pessoa se encontra. Estas pessoas, quando querem encontrar algum serviço nas proximidades,
digitam ao final do termo de busca, a cidade, o bairro ou até mesmo o estado.
Um exemplo bem simples em nosso segmento, quando uma pessoa está procurando por criação de sites em Guarulhos, é bem provável que ela seja moradora desta cidade e esteja procurando por uma Agência de Marketing Digital
em sua região. Desenvolver conteúdo para atingir esta demanda é uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
É certo que o algoritmo do Google já é inteligente o suficiente para compreender a relação entre o local do cliente e do fornecedor, mas trabalhar estas palavras também ajudam no posicionamento das páginas porque reforçam a busca específica por nichos.
7. Link Building
O Link Building é uma das estratégias mais efetivas para potencializar as ações realizadas nos tópicos anteriores. Não basta
apenas otimizar as páginas do site e criar conteúdo, é preciso que a sua empresa crie relacionamentos. Quando outros sites mencionam ou criam links para o site da sua empresa, ela ganha autoridade que é extremamente benéfica para melhorar a performance na busca orgânica.
Criar parcerias com outros sites onde seja possível publicar conteúdo através
de Guest Post (sempre pensando em melhorar a Internet como um todo e consequentemente a experiência dos usuários) é altamente relevante e favorece a todos, melhorando por consequência a performance na no Google.
Considerações
Nós entramos em uma era em que a informação é a base para se fazer bons negócios, por um lado o marketing de conteúdo atrai novos clientes, por outro, influenciadores digitais fazem indicações de produtos e serviços, gerando um boom nas vendas daquela empresa. Não é possível mais utilizar uma única estratégia para se ter sucesso, é preciso conhecer os diversos caminhos e avaliar o que se aplica ou não ao seu negócio e mergulhar fundo na sua implementação.
A criação de sites responsivos é uma dessas estratégias que pode alavancar os negócios na sua empresa, mas o conjunto de ações integradas ao desenvolvimento do site é o que realmente irá trazer bons resultados.
A Linking Sites é especialista em otimização e criação de sites responsivos para a busca orgânica.