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Como fazer uma avaliação de sua estratégia de marketing

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Publicado em 17/06/2022

Não existe um conceito que garanta os resultados esperados ao implementar uma estratégia de marketing digital. O processo requer refinamento constante para ficar alinhado com os objetivos de negócios a serem alcançados.

Ou seja, às vezes, os resultados obtidos não são os que foram colocados em metas, e podem ser devido a fatores que não foram percebidos e analisados antes.

É por isso que é útil examinar os elementos da estratégia geral de marketing digital, a fim de alcançar os resultados esperados. Seja para empresa de consultoria tributária, ou empresa Fintech (empresas tecnológicas inovadoras).

Neste artigo, iremos dar dicas para você realizar uma avaliação minuciosa de sua estratégia de marketing digital.

Bem como, dar dicas para você observar os detalhes enquanto avalia o quadro geral, para que você possa fazer as alterações necessárias para melhorar os resultados e obter um melhor retorno do seu investimento em marketing.

Como fazer uma avaliação de sua estratégia de marketing: analista verificando resultados da empresa.

O que é uma estratégia de marketing digital?

Primeiramente, vamos definir o que é realmente uma estratégia de marketing digital, afinal, envolve muito mais do que investir dinheiro em uma campanha publicitária paga ou se envolver nas mídias sociais.

De forma simplificada, uma estratégia de marketing digital é um plano geral que impulsiona os negócios a atingirem metas específicas por meio do uso de vários canais, que incluem:

  • Publicidade paga: Google Ads, publicidade em mídia social;
  • Tráfego orgânico para seu site;
  • Mídia própria em seu site;
  • Redes sociais que direcionam tráfego para seu site.

Todos esses canais devem ter suas próprias campanhas separadas, mas coordenadas, com o objetivo de atingir metas específicas e mensuráveis.

Marketing é diferente de uma campanha de marketing digital

Uma campanha de marketing digital é um dos vários componentes para a construção de uma estratégia geral de marketing digital.

Embora isso possa parecer confuso no início, algumas empresas podem começar com uma única campanha (como anúncios pagos no Facebook) para testar as águas antes de formular uma estratégia completa de marketing digital.

Diante disso, é fácil perceber que existem estratégias que envolvem tanto o digital como o offline, especificamente, o branding, que consiste na publicidade puramente marketing, fora das telas.

Como também, empresas que aplicam somente estratégias de marketing digital, ou estratégias de marketing de branding, e vice-versa.

Um exemplo seria uma empresa de locação de ônibus executivo, geralmente só utilizam branding para marketing local, ou no máximo um site simples com informações de contato.

Portanto, são vários os elementos importantes que é preciso avaliar. E tudo depende de cada estratégia implementada, bem como do tipo da empresa.

Elementos de uma estratégia de marketing digital

O planejamento de marketing digital tem muitos componentes. O tempo que leva para montar uma estratégia depende de muitos fatores e podem incluir:

  • Objetivos de negócios;
  • Recursos disponíveis para investir;
  • Número de pessoas na equipe;
  • Quantidade de pesquisa de mercado que precisa ser realizada.

Ou seja, o processo interno depende bastante dos objetivos, bem como da equipe ou pessoas envolvidas na concretização dessas estratégias.

Veja agora algumas das principais métricas para fazer uma avaliação das estratégias de marketing em vários contextos. Confira:

Iniciativas estratégicas

Uma estratégia digital está sob supervisão do marketing geral, o que significa que precisa estar vinculada a iniciativas estratégicas específicas, como por exemplo, uma campanha por meio de mobile promocional a fim de vender mais produtos.

Como fazer uma avaliação de sua estratégia de marketing: usuário acessando o Facebook pelo celular.

Alguns exemplos de outras iniciativas estratégicas importantes incluem:

  • Aumentar visibilidade no mercado (mais clientes, gerar mais leads, etc);
  • Expandir para novo(s) mercado(s);
  • Aumente a retenção de clientes;
  • Construir reconhecimento e reputação da marca;
  • Aumente a classificação do mecanismo de pesquisa.

As iniciativas estratégicas são importantes porque ajudam a alavancar as vendas e obter resultados ativos com o marketing.

Metas e KPIs

As iniciativas estratégicas são alcançadas por meio de metas, e cada meta é medida por um ou mais indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Ou seja, são indicadores para analisar a qualidade e alcance das estratégias de marketing que são implementadas.

Por exemplo, uma locadora de carros que implementou um serviço de rastreamento de veiculos pode averiguar se esse novo sistema melhorou o relacionamento com os clientes, ou se impactou as estratégias de forma positiva ou negativa, e assim por diante.

Existem literalmente centenas de KPIs associados a várias metas de marketing digital, de modo que os membros da equipe diretamente envolvidos em atingir essas metas geralmente podem fornecer informações valiosas na determinação de KPIs.

Flexibilidade de estratégias

Devido à imprevisibilidade da web, a estratégia deve ser flexível. Ou seja, isso significa que é possível mudar no decorrer das estratégias se você perceber que algumas variáveis ​​mudaram ou que o caminho traçado para atingir a meta não está retornando resultados intermediários satisfatórios.

Nesse sentido, os testes A/B podem dar uma mãozinha. Por exemplo, uma distribuidora de produtos cirúrgicos que queira patrocinar seus produtos no Facebook, é preciso testar várias partes do anúncio, de gráficos a texto e ver qual versão funciona melhor.

Não há nada estabelecido, nada já conhecido. Um comerciante da web certamente confia em sua experiência, mas ele não pode prever absolutamente o que funciona e o que não funciona, o que trará maiores resultados e quais resultados ruins.

Para otimizar uma estratégia, esta deve ser testada, implementada e variada durante a construção, tudo no interesse total do cliente.

Portanto, a flexibilidade é uma das principais características de mensuração das estratégias de marketing e a habilidade do profissional de marketing é justamente a de ajustar e renovar continuamente as ações realizadas para obter os resultados desejados.

Tráfego do site

Vamos supor que você tenha um negócio de consultoria tributária, e fez um site para atrair tráfego. Ou seja, com sites, a estratégia de indexação SEO sempre vem junto, com pesquisas bem como pesquisas de palavras-chave para as quais posicionar seu site e o marketing de conteúdo.

Todas essas são estratégias de SEO para quem criou um site, e será útil saber se você conseguiu aumentar o tráfego para seu site.

Essa métrica é uma grande oportunidade de avaliação de estratégia de marketing. Na verdade, é importante não tanto do ponto de vista do faturamento, mas para entender se você está obtendo os resultados que esperava quando compilou o plano de marketing.

Nesse sentido, é possível analisar se quantos usuários, principalmente se forem “novos”, entram e navegam no seu site. Você pode encontrar esses dados no Google Analytics, com o qual também pode comparar a situação antes e depois do início da estratégia de inbound marketing.

Além disso, pelos mesmos motivos, também é importante entender quais são as páginas mais visualizadas, para entender se os artigos que você está escrevendo para o blog atraem a atenção do usuário ou é melhor mudar a forma de se expor ou os tópicos.

A qualidade do lead

Basicamente, um lead “qualificado” é um lead que corresponde à sua Buyer Persona, ou seja, seu perfil de cliente ideal.

Se eles te perguntarem: você prefere receber 100 visitantes em seu site ou 3 leads qualificados? Sem dúvidas, a segunda opção deve ser sua resposta, afinal, é mais fácil esses 3 leads qualificados se tornarem seus clientes, do que 1 desses 100 visitantes não qualificados.

Por exemplo, se você tem uma empresa de produtos veganos, e criou uma página para divulgar seus produtos e a história da sua empresa, é certo que o dono de uma churrascaria não é seu lead qualificado, afinal, ele nunca poderia ser seu cliente ou fazer parceria do tipo B2B (empresas com empresas).

Portanto, uma maneira clara e precisa de avaliar se suas estratégias de marketing estão dando certo e estão coerentes com o esperado, é avaliar os tipos de lead que estão chegando para você, seja em seu site ou páginas nas redes sociais.

Chamadas

Se você optou por uma estratégia de marketing tradicional, será um pouco mais difícil avaliar com dados concretos se isso agrega valor à sua empresa.

No campo do marketing tradicional, de fato, não existe o Google Analytics para te contar tudo o que você quer saber.

Geralmente, comércios terceirizados e industriais têm mais dificuldades de adentrar no mundo do marketing digital, como uma empresa despachante aduaneiro logística, bem como qualquer outra que siga essa linha.

Não se preocupe, no entanto. Se você decidiu fazer panfletos ou apostou tudo em um anúncio e branding, você poderá mensurar se atingiu a marca ouvindo quantas vezes seu telefone comercial tocou durante o dia.

Você conseguiu aumentar os contatos com seu público, após sua atividade de marketing, ou está tudo em silêncio? Com base no alcance de público do canal que você abordou, você parece ter recebido resultados adequados?

Essa estratégia de mensuração é indicada para empresas como distribuidora de biscoito de polvilho, ou fornecedores de diversos insumos que trabalham com estratégia B2B.

Neste caso, estamos falando de métricas de “proxy”, que permitem entender se sua estratégia de marketing afetou sua lucratividade e como: as ligações telefônicas, o aumento do tráfego do site a partir do comercial.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.