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Como aplicar marketing estratégico em seu negócio

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Publicado em 08/07/2022

O marketing estratégico é uma das formas mais eficazes e eficientes de alcançar clientes em potencial. De fato, quem administra um negócio precisa definir um plano de longo prazo que inclua objetivos claros e concretos.

Depois desse processo, é preciso implementar ações de marketing de forma estratégica, em uma série de ações operacionais, visando a obtenção dos resultados escaláveis do negócio.

Seja em uma empresa de gestão de vendas, ou empresa de logística transporte de cargas, é essencial aplicar o marketing estratégico para alcançar resultados de vendas e lucros.

O que é marketing estratégico?

Existem muitas definições de marketing estratégico definidas pelos principais representantes de marketing e gestão existentes, como Philip Kotler e Peter Drucker, assim como Jean-Jacques Lambin, e muitos outros especialistas de renome mundial.

Como aplicar marketing estratégico em seu negócio: pessoa pesquisando na Internet.

De forma específica, Philip Kotler definiu o marketing estativo como um processo amplo que engloba toda a jornada de uma marca, um produto ou um serviço.

Pode-se dizer então que o marketing estratégico é uma forma de desenvolver um plano coordenado e eficaz, que visa orientar uma empresa para a conquista de uma vantagem competitiva sobre a concorrência e para uma constante expansão de seus horizontes.

O marketing estratégico é essencial para todos os tipos de negócios e empresas, seja para uma empresa de auditoria e consultoria empresarial, ou uma empresa de produtos veganos.

Com isso, o texto nos conduz justamente ao próximo ponto a ser destacado, evidenciando quais são os objetivos do marketing estratégico, destacando seu significado e como funciona a aplicação em sua empresa.

Quais são os objetivos do marketing estratégico?

Basicamente, o principal objetivo do marketing estratégico é definir quais ações são necessárias para interceptar, analisar e entender as necessidades do público-alvo e, assim, propor produtos ou serviços que atendam às reais necessidades do público.

Além disso, otimizar também as ferramentas, e implementar processos e mix de marketing para obter resultados maximizados com o menor uso de tempo, orçamento e recursos.

O marketing estratégico sempre propõe durações de tempo particularmente longas, que podem chegar a 3 ou 5 anos.

É portanto, uma força motriz para qualquer empresa e sua equipe, seja uma empresa de seguro para moto suhai, ou qualquer outra empresa, essa estratégia permite ver claramente os objetivos a serem alcançados e orientar cada ação diária nessa direção.

Podemos resumir os objetivos do marketing estratégico em:

  • Lucratividade;
  • Portfólio de Serviços e Produtos;
  • Maximização do volume de negócios;
  • Alcançar objetivos e metas;
  • Integração de equipes e colaboradores.

Diante dessas considerações, pode-se dizer que é realmente essencial fazer marketing estratégico nos negócios hoje em dia.

Como aplicar as etapas do marketing estratégico?

Embora a definição de uma estratégia seja algo estritamente ligado ao tipo de empresa que a elabora, ao mercado, ao período e a inúmeros outros fatores, existem alguns passos básicos necessários para elaborar um plano estratégico de marketing eficaz.

Por exemplo, ao utilizar o marketing estratégico em uma empresa especializada na aplicação de insulfilm espelhado, essa empresa pode obter resultados realmente incríveis. Veja como implementar essas estratégias com esses passos seguintes:

Estudo da empresa e do mercado

A primeira etapa para implementar essa estratégia é a análise da própria atividade e do seu mercado de referência.

Portanto, independentemente do segmento, seja uma empresa de manutenção de câmeras cftv ou um pequeno comércio, é necessário investigar qual é o tamanho do mercado, as suas tendências, concorrentes e as oportunidades a serem exploradas.

Como aplicar marketing estratégico em seu negócio: jovem abrindo uma caixa com produtos comprados na Internet.

Mas também, é extremamente importante realizar uma análise de SWOT no seu negócio. Essa é uma ferramenta que pode ser utilizada no planejamento estratégico ou nos planos de negócios.

Ou seja, é uma ferramenta completa para entender com precisão seus pontos fortes e fracos, as principais ameaças que enfrenta ao se expor ao mercado, e as oportunidades que poderia aproveitar ao identificar a estratégia certa.

É também essencial para definir a visão e missão da empresa, a filosofia que constitui a cultura corporativa, a identidade peculiar da marca e os pontos-chave que a distinguem dos seus concorrentes.

As fontes de informação do marketing estratégico nesta fase podem ser tanto as pesquisas de mercado mais precisas, como as estatísticas fornecidas pelos órgãos responsáveis ​​pelas pesquisas de marketing.

No entanto, também são cruciais as informações que a sua empresa de mobile promocional pode obter internamente, como seus dados, históricos, suas demonstrações financeiras, suas pesquisas de mercado interno e a análise de seus clientes específicos.

Definição de persona

Uma vez estudado o mercado de referência, torna-se então fundamental identificar o segmento de consumidores que se deseja atingir.

Não é produtivo dirigir-se a todas as pessoas ao comunicar seu negócio, ou seja, é preciso construir o perfil do seu cliente ideal, tecnicamente chamado de persona.

Uma persona é uma imagem clara e hipotética de uma pessoa (ou uma empresa em casos de B2B) que é o cliente ou público ou comprador ideal, e acreditamos que essa imagem se aplica a um número significativo de nossos clientes.

Em outras palavras, uma persona refere-se a um conjunto de características, preferências, posses, desejos e padrões de pensamento e comportamento de um público ou cliente hipotético.

De fato, importa conhecer em profundidade as características dos clientes ideais, do ponto de vista demográfico e social, mas também ao nível dos interesses, rendimento médio, valores, estilo de vida, hábitos de compra, etc.

Se você estiver visando um mercado B2B, como no caso de uma empresa fornecedora de acoplamento elástico flexível, outros parâmetros devem ser avaliados, como o setor de competência, a estrutura hierárquica, características técnicas e outros elementos-chave.

Conhecer o target a ser conquistado e suas necessidades permite criar uma estratégia de marketing que vise satisfazê-los de forma eficaz e melhor que a concorrência.

Ser reativo ao mercado também permite antecipar novas tendências e novas necessidades, ser o primeiro a propor novas soluções aos seus clientes-alvo.

Identificação dos objetivos da empresa

Os objetivos de negócios devem sempre ser elaborados seguindo a lógica SMART, sigla que indica objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado.

De fato, essa estratégia destrincha cada objetivo, e como devem ser definidos, não apenas do ponto de vista qualitativo, mas também quantitativo.

Além disso, vincular cada objetivo aos KPIs específicos é uma excelente solução e garante que cada ação e reação do mercado possa ser definida por números, estatísticas, relatórios e dados precisos e comparáveis.

Logo, cada movimento operacional pode, portanto, ser testado e avaliado com critérios objetivos, para que possa ser levado adiante ao longo do tempo, seja funcional, ou modificado.

E claro, se puder ser melhorado, ou substituído por novas estratégias, pode ser realizado sem grandes prejuízos.

Ter um mapa claro de seus objetivos é essencial se você quer saber para onde a organização está indo e não gosta de “navegar pela vista”.

Posicionamento e estratégia operacional

A fase final do processo estratégico é a definição de uma estratégia operacional.

Graças a uma análise completa do público-alvo e da concorrência, a empresa poderá com base nessas informações, se posicionar com precisão em relação à concorrência e construir uma identidade de marca precisa e inequívoca.

A identificação do mix de marketing é portanto a fase final,e incluirá escolhas decisivas em fatores como o produto, as políticas de preços, a comunicação a ser adotada, a jornada do cliente a ser construído e os canais de interação nos quais investir.

Para exemplificar, podemos pensar em uma empresa tradicional no mercado de equipamentos de proteção individual e que o produto-chave mais vendido é o lava olhos de emergência, por exemplo.

Nesse caso, investir nas ações que elevem esse produto, pode ser a chave para que os outros produtos, bem como toda a marca da empresa seja elevada.

Com isso, além das ferramentas de marketing, também serão definidos os fluxos de trabalho da empresa, os papéis dentro da equipe e o modelo operacional que pode levar à obtenção do máximo de resultados com o mínimo de uso possível de recursos.

Logo, de fato, ter uma estratégia geral clara não é suficiente para poder esperar atingir metas excelentes.

Ou seja, é precisamente a combinação de marketing estratégico e o marketing operacional que determina o sucesso ou fracasso de qualquer projeto de marketing, tanto dentro das empresas de pequeno porte, quanto no contexto das táticas de marcas mundialmente famosas.

Em suma, estratégia e prática andam de mãos dadas, é uma abordagem em que uma não pode (e nunca deve) excluir a outra. Afinal, os planos anuais e plurianuais de longo prazo devem ser acompanhados de operações cotidianas.

Só assim será possível ambicionar uma evolução real e duradoura do negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.