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7 técnicas para fidelizar clientes no varejo

Home  >   Blog  >   Como fidelizar clientes no varejo
Publicado em 07/02/2019

“Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter o atual".
A frase de Philip Kotler, referência de marketing no mundo, mostra que a importância da fidelização de clientes não deve ser subestimada.

Em um mundo onde um cliente é exposto a centenas de opções de produtos e serviços diariamente, o fato de ter pessoas voltando sempre às mesmas marcas está realmente dizendo alguma coisa. Você já pensou no que tem feito para manter seus clientes fiéis?

Confira neste artigo 7 técnicas para não perdê-los de vista

1. Ofereça um bom atendimento

Um cliente satisfeito e bem tratado tem muito mais chances de voltar, por isso investir na qualidade do atendimento é essencial. Uma equipe de vendas bem treinada conta muito, mas você também pode fornecer um ótimo atendimento ao cliente por meio de canais como redes sociais e portais de clientes.

Um atendimento de excelência é o que concilia bom tratamento com atendimento eficiente. Não basta ser apenas cordial, é preciso comunicar claramente e oferecer uma assistência personalizada.

2. Conheça o seu cliente

É importante obter e armazenar informações dos consumidores para facilitar o desenvolvimento de ações de relacionamento personalizadas, além de estratégias de vendas e marketing bem sucedidas. Por exemplo, se uma loja de roupas vende apenas blusas sociais femininas, mas o seu público principal usa roupas mais descontraídas, sua campanha precisa buscar o público certo onde haverá mais chances de conversão.

Vendedora sorridente ajudando uma cliente a escolher uma roupa

Da mesma maneira, é quase tão importante ser transparente com seus clientes sobre seus negócios. Você acabou de lançar um novo produto? Que tal enviar um anúncio personalizado para seus clientes, informando-os antes que as notícias cheguem à mídia?

O primeiro passo para se criar uma estratégia digital bem sucedida é entender o perfil de pessoas que possam se encaixar no seu modelo de cliente ideal, analisando detalhadamente as personalidades que interagem com a sua empresa e definindo técnicas de abordagens mais personalizadas e assertivas.

3. Ofereça uma experiência única

Atualmente, oferecer apenas um produto ou serviço de qualidade já não basta mais. É preciso também proporcionar ao cliente uma experiência única. Atendimento personalizado, soluções rápidas, respostas eficientes e atitudes surpreendentes fazem parte dessa experiência.

Invista em um bom marketing de relacionamento. Cada e-mail, ligação ou comentário nas redes sociais deve ser visto como uma oportunidade para encantar clientes. Proporcione uma experiência positiva cada vez que o cliente interaja com o seu negócio.

Criar parcerias com empresas de tecnologia também deve ser um tópico no seu plano de investimento, os avanços tecnológicos, inteligência artificial, realidade aumentada, e muitos outros assuntos que estão em pauta despertam a curiosidade de qualquer pessoa e possibilitam experiências fantásticas para os clientes.

O marketing digital é uma das ferramentas que mais trazem resultados atualmente, pois os profissionais desta área são especialistas em divulgação de produtos e serviços na Internet. Abaixo você pode consultar alguns dados estatísticos de buscas relacionados com estes segmentos específicos:

Investir em marketing digital é fundamental para alavancar seus negócios e contribui para a fidelização de clientes porque os aproxima da sua empresa.

4. Ofereça recompensas instantâneas

Muitas empresas enviam por e-mail cupons de descontos periodicamente. Isso é muito atraente até para os clientes que não são regulares, pois a iniciativa cria razões para ele voltar a se envolver com os negócios.

Nestas ações, certifique-se de obter algum tipo de informação de contato de seus clientes. Evite enviar conteúdos irrelevantes, mas não tenha medo de voltar a usá-los, afinal, eles chegaram ao seu negócio em algum momento, então também podem voltar.

Outro tópico importante que deve ser trabalhado é a criação de conteúdo relevante para o seu público-alvo, o marketing de conteúdo, além de criar oportunidades através da atração de novos usuários, transmite uma imagem de autoridade no assunto e as pessoas se interessam cada vez mais por este tipo de estratégia, incentivando ações como:

  • Consumir mais conteúdo que sua empresa oferece;
  • Ter mais conhecimento sobre sua marca;
  • Compartilhar matérias com sua rede de contatos;
  • Indicar sua empresa para pessoas que tenham problemas parecidos aos delas;
  • Gerar mais engajamento.

Visualize a situação em que um usuário se cadastrou em seu Blog porque teve interesse em seus produtos ou serviços e futuramente você elabora uma matéria mostrando a ele os benefícios de sua utilização ou a solução de um dos seus problemas, é bem provável que ele se torne seu cliente.

5. Invista em programas de fidelização de clientes

Criar um programa de fidelidade com vantagens é também importante para conquistar uma base de clientes fiéis. Crie programas simples, que ofereçam real valor ao cliente e que funcione para o seu negócio.

Outra prática de fidelização de clientes que pode ser eficaz é o cashback, também conhecido como recompensa transacional, em que o cliente recebe uma porcentagem do valor gasto na última compra para compras futuras.

6. Monitore

Monitore os passos do seu cliente para entender seu público, suas preferências de abordagem e necessidades. Ele pediu um orçamento ou visitou o site novamente? Acompanhe tudo de perto.

O monitoramento permite conhecer melhor o público e, consequentemente, saber delinear as melhores estratégias para fidelizar clientes no varejo.

Atualmente existem diversas ferramentas, inclusive gratuitas, onde é possível analisar todo o fluxo de visitas do seu site, comportamento dos visitantes, quanto tempo eles navegaram através de suas páginas e o varejo é fonte inesgotável destas informações. Mas, não basta apenas ter dados, é preciso analisar e extrair oportunidades reais deste gigantesco volume e principalmente criar ações para este perfil de clientes no intuito de fidelizá-los à sua marca.

7. Incentive o feedback do cliente

Avaliações de clientes e fidelização andam juntos, afinal, boas críticas significam bons serviços, o que converte clientes. E clientes satisfeitos deixarão boas críticas. O primeiro passo é um bom serviço. É importante que qualquer pessoa na empresa que esteja voltada para o cliente preste atenção às suas necessidades e saiba agir para resolver qualquer problema.

Depois que um problema for resolvido ou uma transação for concluída, entre em contato para perguntar sobre a experiência do seu cliente. Pesquisas de satisfação medem o grau de satisfação em todos os aspectos de negócio e trazem resultados significativos. É necessário também investir no pós venda para superar as expectativas do cliente e torná-lo ainda mais fiel à sua marca.

A fidelização de clientes é fundamental para o sucesso e o fortalecimento de uma marca, pois clientes fiéis, além de gastarem mais e consumirem com uma frequência maior, se tornam verdadeiros porta-vozes da marca.

Esperamos que este artigo possa trazer novas ideias para o seu negócio. Uma boa estratégia de Marketing Digital é um fator essencial para ajudar nesta desafiadora tarefa de como fidelizar clientes no varejo e com algumas dicas estratégicas é possível alcançar ótimos resultados.

Até a próxima matéria!