Oportunidades de serviços
Já faz parte da nossa cultura, quando precisamos de algum produto ou serviço, ir até o Google fazer uma pesquisa inicial sobre o tema. Então vamos verificar quais oportunidades os consultórios médicos podem trabalhar para obter
resultados na Internet.
Se realizarmos uma pesquisa no Google com apenas algumas palavras-chave sobre as especialidades médicas, conseguimos identificar que existe uma alta demanda para estes serviços. São oportunidades reais de pessoas que estão procurando por estes serviços e estão mais inclinadas a contratar este profissional. Investir em marketing para o seu consultório médico deve ser uma
prioridade no seu planejamento, veja a média mensal de buscas para algumas palavras-chave, focando apenas em uma cidade, Guarulhos:
Fonte: Google Ads em Maio/2019
Todas as pessoas que buscaram por esses termos, encontraram algum site que ofereceu estes serviços. Logo, construir o seu site,
divulgando o seu nome, sua marca e seus serviços é o primeiro passo para você começar a participar destas oportunidades.
Percebeu a importância de desenvolver um site para sua empresa? Estar presente onde as pessoas estão buscando pelos seus serviços já é meio caminho andado, obviamente, o restante irá depender da qualidade dos seus trabalhos e do custo x benefício.
As redes sociais
Com a tecnologia disponível em celulares, ficou muito mais fácil utilizar as redes sociais para divulgação do seu consultório médico. O Facebook possibilita a criação de Fan Pages onde é possível compartilhar informações sobre seus produtos e serviços, interagir com seu público-alvo e muito mais. O Instagram permite fazer posts incríveis de fotos, vídeos, stories e muitas vezes com efeitos que deixam tudo mais atraente e geram muitos likes.
Utilizar as redes sociais como estratégia de marketing digital para divulgação, é uma das ferramentas que mais trazem resultados na atualidade. Mas utilizar apenas ela não é recomendável, uma empresa que possui um site passa muito mais credibilidade para seus consumidores do que uma empresa
que não possui, além das oportunidades de ser encontrado através da busca orgânica do Google que o site passa a ter.
A importância da geração de conteúdo
No tópico anterior falamos sobre a importância das mídias sociais e agora queremos falar sobre a importância da gestão de conteúdo
para atrair mais clientes para a sua clínica médica. Você já teve contato com o termo Inbound Marketing? Basicamente, são estratégias para atrair pessoas e convertê-los em clientes e uma das ações mais eficazes para atrair pessoas é gerar conteúdo.
A criação de conteúdo é um tema cada vez mais utilizado para atrair novos clientes e por uma razão simples, quando você oferece uma solução para problemas do cotidiano, as pessoas tendem a se interessar pelos seus produtos e serviços porque sentem confiança.
Se você é um médico Ginecologista, por exemplo, e oferece no seu site matérias sobre a saúde da mulher, dicas para aumentar sua imunidade,
enfim, qualquer tema relacionado com o bem estar feminino, é bem provável que você conquiste a confiança deste público que está buscando por estas dicas e indiretamente crie uma oportunidade de negócio.
Confira abaixo a média mensal para alguns destes termos de busca:
Fonte: Google Ads em Maio/2019
Uma matéria elaborada para o público-alvo do consultório médico exerce duas funções extremamente importantes, a primeira está relacionada com a oportunidade em si que o conteúdo pode trazer para gerar novas oportunidades de negócios, a segunda, está relacionada ao tráfego que estas matérias trazem para o site, quanto maior o número de visitantes e o tempo que eles passarem lendo seu conteúdo maior relevância o site
ganhará na análise dos buscadores.
Outro fator importante é que além de o conteúdo criar mais oportunidades para sua empresa ser reconhecida pelos mecanismos de busca, você também consegue compartilhá-lo nas redes sociais. Com uma única matéria publicada no seu blog, você compartilha o conteúdo com seus seguidores nas redes sociais, envia para sua lista de e-mails e potencializa os resultados.