Oportunidades de serviços
Se realizarmos uma pesquisa no Google com apenas algumas palavras-chave, conseguimos identificar que existe uma alta demanda para os serviços de fotografia. São oportunidades reais de pessoas que estão procurando por estes serviços, seja o seu site ou o de outro fotógrafo, alguém irá suprir esta demanda, obviamente esperamos que seja o seu.
Veja abaixo a média mensal para algumas palavras-chave:
Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019
Todas as pessoas que buscaram por esses termos, encontraram algum site que oferece estes serviços. Logo, construir o seu site, divulgando o seu nome, sua marca e seus serviços é o primeiro passo para você começar a participar destas oportunidades.
Existem ainda as oportunidades locais. Algumas pessoas quando buscam por algum tipo de serviço na Internet, acrescentam ao final da busca o local geográfico onde moram ou onde seja mais conveniente a sua contratação. Vamos supor que sua empresa está
localizada em Guarulhos, veja abaixo a média mensal para alguns termos de busca:
Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019
Percebeu a importância de desenvolver um site para sua empresa? Estar presente onde as pessoas estão buscando pelos seus serviços já é meio caminho andado, o restante irá depender da qualidade dos seus trabalhos e dos valores que você cobra.
As redes sociais
Com a tecnologia disponível em celulares, ficou muito mais fácil utilizar as redes sociais para divulgação da sua marca. O Facebook possibilita a criação de uma Fan Page onde é possível compartilhar informações sobre seus produtos e serviços, interagir com seu público-alvo e muito mais. O Instagram permite fazer posts incríveis de fotos, vídeos, stories e muitas vezes com efeitos que deixam tudo mais atraente e geram muitos likes.
Utilizar rede social como estratégia de marketing digital está errado? Pelo contrário, utilizar as redes sociais para divulgação é uma das estratégias que mais dão resultados na atualidade.
Mas utilizar apenas esta estratégia não é recomendável, uma empresa que possui um site passa muito mais credibilidade para seus consumidores do que uma empresa que não possui.
A importância da geração de conteúdo
No tópico anterior falamos sobre a importância das redes sociais e agora queremos falar sobre a importância da gestão de conteúdo para os seus negócios.
A criação de conteúdo é um tema cada vez mais utilizado para atrair novos clientes e por uma razão simples, quando você oferece uma solução para problemas do cotidiano, as pessoas tendem a se interessar pelos seus produtos e serviços porque sentem confiança, por exemplo,
se o seu foco é ser fotógrafo de casamentos e aniversários e você oferece no seu site, dicas para festas de aniversários ou dicas para festas de casamento, é provável que você conquiste a confiança de quem está buscando por estas dicas de organização e indiretamente crie uma oportunidade de negócio. Confira abaixo a média mensal para alguns destes termos de busca:
Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019
Uma matéria elaborada para o seu público-alvo exerce duas funções extremamente importantes, a primeira está relacionada com a oportunidade em si que o conteúdo pode trazer para gerar novas oportunidades de negócios, a segunda, está relacionada ao tráfego que estas matérias
trazem para o site, quanto maior o número de visitantes e o tempo que eles passarem lendo seu conteúdo maior relevância o site ganhará na análise dos buscadores.
Outro fator importante é que além de o conteúdo criar mais oportunidades para sua empresa ser reconhecida pelos mecanismos de busca, você também consegue compartilhá-lo nas redes sociais. Com uma única matéria publicada no seu blog, você compartilha o conteúdo com seus seguidores nas
redes sociais, envia para sua lista de e-mails e potencializa os resultados.