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Marketing Digital para Fotógrafos

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A arte de fotografar e o marketing digital

Você se especializou em fotografia e se tornou um excelente fotógrafo, conhecedor de vários conceitos que fazem toda a diferença ao capturar uma paisagem, uma cena, uma história. Além disso, você possui o dom da arte de fotografar e consegue ir além dos olhos comuns, eternizando em fotografias os momentos mais belos e inesquecíveis. Como disse Ansel Adams sobre o ato de fotografar:


"Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos."
Ansel Adams

Para expandir nossos serviços, não basta apenas sermos bons no que fazemos, é preciso divulgar para que outras pessoas tenham acesso aos nossos trabalhos. Tornar-se conhecido não é uma tarefa simples, ou pelo menos, não é uma tarefa que possa ser construída da noite para o dia.

Da mesma forma que você é um profundo conhecedor do universo da fotografia, nossa maior paixão é o marketing digital e por isso, nós trouxemos aqui algumas informações muito valiosas sobre a importância em buscar uma parceria de marketing digital para divulgar seus trabalhos e conquistar novos clientes.

Fotógrafo analisando as fotografias do seu projeto mais recente

Oportunidades de serviços

Se realizarmos uma pesquisa no Google com apenas algumas palavras-chave, conseguimos identificar que existe uma alta demanda para os serviços de fotografia. São oportunidades reais de pessoas que estão procurando por estes serviços, seja o seu site ou o de outro fotógrafo, alguém irá suprir esta demanda, obviamente esperamos que seja o seu. Veja abaixo a média mensal para algumas palavras-chave:

Análise das palavras-chave: fotógrafo para casamento

Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019

Todas as pessoas que buscaram por esses termos, encontraram algum site que oferece estes serviços. Logo, construir o seu site, divulgando o seu nome, sua marca e seus serviços é o primeiro passo para você começar a participar destas oportunidades.

Existem ainda as oportunidades locais. Algumas pessoas quando buscam por algum tipo de serviço na Internet, acrescentam ao final da busca o local geográfico onde moram ou onde seja mais conveniente a sua contratação. Vamos supor que sua empresa está localizada em Guarulhos, veja abaixo a média mensal para alguns termos de busca:

Análise das palavras-chave: fotógrafo para casamento em Guarulhos

Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019

Percebeu a importância de desenvolver um site para sua empresa? Estar presente onde as pessoas estão buscando pelos seus serviços já é meio caminho andado, o restante irá depender da qualidade dos seus trabalhos e dos valores que você cobra.


As redes sociais

Com a tecnologia disponível em celulares, ficou muito mais fácil utilizar as redes sociais para divulgação da sua marca. O Facebook possibilita a criação de uma Fan Page onde é possível compartilhar informações sobre seus produtos e serviços, interagir com seu público-alvo e muito mais. O Instagram permite fazer posts incríveis de fotos, vídeos, stories e muitas vezes com efeitos que deixam tudo mais atraente e geram muitos likes.

Utilizar rede social como estratégia de marketing digital está errado? Pelo contrário, utilizar as redes sociais para divulgação é uma das estratégias que mais dão resultados na atualidade. Mas utilizar apenas esta estratégia não é recomendável, uma empresa que possui um site passa muito mais credibilidade para seus consumidores do que uma empresa que não possui.


A importância da geração de conteúdo

No tópico anterior falamos sobre a importância das redes sociais e agora queremos falar sobre a importância da gestão de conteúdo para os seus negócios.

A criação de conteúdo é um tema cada vez mais utilizado para atrair novos clientes e por uma razão simples, quando você oferece uma solução para problemas do cotidiano, as pessoas tendem a se interessar pelos seus produtos e serviços porque sentem confiança, por exemplo, se o seu foco é ser fotógrafo de casamentos e aniversários e você oferece no seu site, dicas para festas de aniversários ou dicas para festas de casamento, é provável que você conquiste a confiança de quem está buscando por estas dicas de organização e indiretamente crie uma oportunidade de negócio. Confira abaixo a média mensal para alguns destes termos de busca:

Análise das palavras-chave: dicas para festas de casamento e aniversário

Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019

Uma matéria elaborada para o seu público-alvo exerce duas funções extremamente importantes, a primeira está relacionada com a oportunidade em si que o conteúdo pode trazer para gerar novas oportunidades de negócios, a segunda, está relacionada ao tráfego que estas matérias trazem para o site, quanto maior o número de visitantes e o tempo que eles passarem lendo seu conteúdo maior relevância o site ganhará na análise dos buscadores.

Outro fator importante é que além de o conteúdo criar mais oportunidades para sua empresa ser reconhecida pelos mecanismos de busca, você também consegue compartilhá-lo nas redes sociais. Com uma única matéria publicada no seu blog, você compartilha o conteúdo com seus seguidores nas redes sociais, envia para sua lista de e-mails e potencializa os resultados.


A importância de contratar uma agência digital

É muito comum encontrarmos empresas que não conseguem obter resultados expressivos dos seus sites, isto geralmente acontece porque a criação de sites envolve uma série de conceitos, estratégias e melhores práticas de consultoria em SEO (Search Engine Optimization) que não são observadas no momento de sua confecção, gerando uma enorme frustração para o dono do site, perda de tempo e principalmente perda do investimento realizado.

Uma agência de marketing digital conhece profundamente as ações que devem ser realizadas em conjunto, para que o site possa ter um retorno de investimento conforme o esperado pela empresa.

Veja algumas das ações necessárias:

Equipe discutindo estratégias de marketing digital
  • Otimização com SEO:
    Existem diversas técnicas de SEO que devem ser aplicadas na criação de uma página, caso contrário, dificilmente o Google irá considerar esta página como um resultado relevante para quem está buscando. Lembre-se que o Google valoriza primordialmente a experiência do usuário, por isso, se a sua página for muito lenta, houver erros de formatação HTML, fizer uso indevido das palavras-chave e vários outros fatores, esqueça o Google porque ele nem vai levar em conta o seu site;

  • Pesquisa de palavras-chave:
    Antes mesmo da definição do tema que será abordado em geração de conteúdo, os profissionais da agência de marketing digital realizam pesquisas sobre as palavras-chave que mais podem trazer resultados para o seu negócio. A disputa pelas primeiras posições na busca orgânica é surreal e investir tempo em palavras-chave que possuem muita concorrência é jogar tempo e dinheiro fora. Para encontrar estas oportunidades é preciso muito trabalho investigativo, ferramentas específicas de análise e claro, conhecimento sobre marketing.

  • Acompanhamento e melhoria contínua:
    Na maioria das vezes, após o trabalho realizado e executado conforme os passos definidos, o resultado não é obtido de imediato, por isso, a análise e o acompanhamento constante das páginas do site é fundamental para melhorar progressivamente o posicionamento das páginas. Estas atividades são muito trabalhosas quando executadas sem as devidas ferramentas de suporte que as agências de marketing digital possuem.

É importante destacarmos que o marketing digital para fotógrafos é fundamental para conquistar o reconhecimento da marca, divulgar fotografias, ensaios e atrair novos clientes.



A Linking Sites pode te ajudar nesta tarefa, consulte nossos planos e comece hoje mesmo a construir sua história digital.

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