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Marketing Digital para Salão de Beleza

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Salão de Beleza e Marketing Digital

Quem empreendeu em um salão de estética e beleza conhece bem os desafios em administrar horários, funcionários e as diversas situações complexas deste segmento. São muitas tarefas que precisam ser acompanhadas com foco e perfeição porque afinal sua empresa lida diretamente com pessoas e todos os cuidados com validade de produtos, instrumentos esterelizados, desperdício ou mau uso de materiais e uma variedade de assuntos precisam ser monitorados bem de perto para que tudo funcione perfeitamente.


"Minha vida, meus sentimentos, minha estética, todas as vibrações de minha sensibilidade de mulher, têm, aqui, suas raízes."
Cora Coralina

A concorrência dentro do segmento de salão de beleza, estética e cabeleireiro é algo assustador, praticamente, em cada rua da cidade existe um salão ou uma clínica oferecendo serviços nesta área. O profissional de beleza precisa ficar constantemente se atualizando com novas tendências e técnicas para não perder mercado e oferecer aos seus clientes o que há de melhor.

Da mesma forma que o profissional de beleza e estética precisa se especializar através de cursos e todo tipo de conhecimento aplicado à sua área, o profissional de marketing digital também precisa estudar muito para atingir os resultados esperados pelo cliente. Por isso, buscar uma parceria é fundamental para o sucesso do seu salão de beleza e nós trouxemos aqui algumas informações muito valiosas sobre o marketing digital para expandir seus negócios e conquistar novos clientes.

Profissional de beleza lixando a unha de uma cliente

Oportunidades de serviços

Ao realizarmos uma pesquisa no Google com algumas palavras-chave relacionadas com salão de beleza, conseguimos identificar que existe uma alta demanda para estes serviços. São oportunidades reais de pessoas que estão procurando por estes serviços e estão mais inclinadas a contratar estes profissionais. Investir em marketing para salão de beleza deve ser uma prioridade no seu planejamento, veja a média mensal de buscas para algumas palavras-chave:

Análise das palavras-chave: salão de beleza, manicure e cabeleireiro

Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019

Todas as pessoas que buscaram por estes serviços, encontraram algum site que os ofereceu. Logo, construir o seu site, divulgando o seu nome, sua marca e seus serviços é o primeiro passo para começar a participar destas oportunidades.

Existem ainda as oportunidades locais. Algumas pessoas quando buscam por algum tipo de serviço na Internet, acrescentam ao final da busca o local geográfico onde moram ou onde seja mais conveniente a sua contratação. Vamos supor que o seu salão esteja localizado em Guarulhos, veja abaixo a média mensal para alguns termos de busca incluindo a cidade:

Análise das palavras-chave: salão de beleza em Guarulhos

Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019

Percebeu a importância de desenvolver um site para o seu salão de beleza? Estar presente onde as pessoas estão buscando pelos seus serviços já é meio caminho andado, é claro que a conclusão do negócio irá depender da qualidade dos seus trabalhos e do custo x benefício.


As redes sociais

Com a tecnologia cada vez mais acessível através dos celulares, ficou muito mais fácil utilizar as redes sociais para divulgação da sua marca. O Facebook possibilita a criação de Fan Pages onde é possível compartilhar informações sobre seus produtos e serviços, interagir com seu público-alvo e muito mais. O Instagram permite fazer posts incríveis de fotos, vídeos, stories e muitas vezes com efeitos que deixam tudo mais atraente e geram muitos likes.

Uma das ferramentas de marketing digital que mais trazem resultados na atualidade é a utilização da rede social como estratégia. Mas utilizar apenas ela não é recomendável, uma empresa que possui um site transmite muito mais credibilidade para seus consumidores do que uma empresa que não possui, além das oportunidades de ser encontrado através da busca orgânica do Google.


A importância do marketing de conteúdo

No tópico anterior falamos sobre a importância das mídias sociais e agora queremos falar sobre a importância da gestão de conteúdo para os seus negócios. Você já teve contato com o termo Inbound Marketing? Basicamente, são estratégias para atrair pessoas e convertê-los em clientes e uma das ações mais eficazes para atrair pessoas é gerar conteúdo.

A criação de conteúdo é um tema cada vez mais utilizado para atrair novos clientes e por uma razão muito simples, quando você oferece uma solução para problemas do cotidiano, as pessoas tendem a se interessar pelos seus produtos e serviços porque sentem confiança.

Se você é um profissional de estética e beleza e oferece no seu site matérias sobre como cuidar da pele do rosto, como cuidar da unha, como cuidar de cabelos cacheados, dicas para quem têm unhas fracas, enfim qualquer tema relacionado com o seu nicho de atuação, é bem provável que você conquiste a confiança de quem está buscando por estas dicas e indiretamente crie uma oportunidade de negócio.

Confira abaixo a média mensal para alguns destes termos de busca:

Análise de palavras-chave sobre salão de beleza e estética

Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019

Uma matéria elaborada para o seu público-alvo exerce duas funções extremamente importantes, a primeira está relacionada com a oportunidade em si que o conteúdo pode trazer para gerar novas oportunidades de negócios, a segunda, está relacionada ao tráfego que estas matérias trazem para o site, quanto maior o número de visitantes e o tempo que eles passarem lendo seu conteúdo maior relevância o site ganhará na análise dos buscadores.

Outro fator importante é que além de o conteúdo criar mais oportunidades para sua empresa ser reconhecida pelos mecanismos de busca, você também consegue compartilhá-lo nas redes sociais. Com uma única matéria publicada no seu blog, você compartilha o conteúdo com seus seguidores nas redes sociais, envia para sua lista de e-mails e potencializa os resultados.


Estratégias de e-mail marketing

Uma ótima estratégia de marketing digital para salões de beleza é a construção de uma lista de contatos, é uma tarefa que vale muito a pena e não é complicada. Um formulário solicitando contato, outro possibilitando se cadastrar na newsletter, uma promoção relacionada aos seus produtos e serviços, um e-book gratuito sobre algo que o seu público precisa aprender sobre um tema específico, toda oportunidade deve ser aproveitada para captar dados do seu visitante.

É muito importante construir a sua lista de e-mails naturalmente, jamais compre uma lista de e-mails porque além destes contatos não serem seus potenciais clientes, esta prática ainda pode fazer seu site ser penalizado. Através de uma lista bem construída, é possível enviar o conteúdo publicado no blog, informações relevantes sobre o calendário da sua empresa, promoções, novos serviços que você começou a oferecer e uma série de outros assuntos que trazem o seu público novamente para o site, gerando tráfego e oportunidades de negócios.


A importância de contratar uma agência digital

É muito comum encontrarmos empresas que não conseguem obter resultados expressivos dos seus sites, isto geralmente acontece porque a criação de sites envolve uma série de conceitos e consultoria de SEO (Search Engine Optimization) que não são observadas no momento de sua confecção, gerando uma enorme frustração para o dono do site, perda de tempo e principalmente perda do investimento realizado.

Uma agência de marketing digital conhece profundamente as ações que devem ser realizadas em conjunto, para que o site possa ter um retorno de investimento conforme o esperado pelos seus clientes.

Veja abaixo algumas das ações necessárias para se ter sucesso no projeto:

Equipe discutindo estratégias de marketing digital
  • Otimização com SEO:
    Existem diversas técnicas de SEO que devem ser aplicadas na criação de uma página, caso contrário, dificilmente o Google irá considerar esta página como um resultado relevante para quem está buscando. Lembre-se que o Google valoriza primordialmente a experiência do usuário, por isso, se a sua página for muito lenta, houver erros de marcação HTML, fizer uso indevido das palavras-chave, não construir um site responsivo e vários outros fatores, esqueça o Google porque ele nem vai levar em conta o seu site;

  • Pesquisa de palavras-chave:
    Antes mesmo da definição do tema que será abordado em geração de conteúdo, os profissionais da agência de marketing digital realizam pesquisas sobre as palavras-chave que mais podem trazer resultados para o seu negócio, conforme nos exemplos mencionados anteriormente. A disputa pelas primeiras posições na busca orgânica é surreal e investir tempo em palavras-chave que possuem muita concorrência é jogar tempo e dinheiro fora. Para encontrar estas oportunidades é preciso muito trabalho investigativo, ferramentas específicas de análise e claro, o conhecimento sobre marketing digital é obrigatório.

  • Acompanhamento e melhoria contínua:
    Na maioria das vezes, após o trabalho realizado e executado conforme os passos definidos, o resultado não é obtido de imediato, por isso, a análise e o acompanhamento constante das páginas do site é fundamental para melhorar progressivamente o posicionamento das páginas. Estas atividades são muito trabalhosas quando executadas sem as devidas ferramentas de suporte que as agências de marketing digital possuem.

O Marketing Digital para Salão de Beleza é fundamental para conquistar o reconhecimento da marca, divulgar serviços e atrair novos clientes. Estas estratégias podem alavancar o seu negócio rapidamente devido a visibilidade que a sua empresa irá alcançar.



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