Oportunidades de serviços
Ao realizarmos uma pesquisa no Google com algumas palavras-chave relacionadas com salão de beleza, conseguimos identificar que existe uma alta demanda para estes serviços. São oportunidades reais de pessoas que estão procurando por estes serviços e estão mais inclinadas a contratar estes profissionais. Investir em marketing para salão de beleza deve ser uma
prioridade no seu planejamento, veja a média mensal de buscas para algumas palavras-chave:
Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019
Todas as pessoas que buscaram por estes serviços, encontraram algum site que os ofereceu. Logo, construir o seu site, divulgando o seu nome, sua marca e seus serviços é o primeiro passo para começar a participar destas oportunidades.
Existem ainda as oportunidades locais. Algumas pessoas quando buscam por algum tipo de serviço na Internet, acrescentam ao final
da busca o local geográfico onde moram ou onde seja mais conveniente a sua contratação. Vamos supor que o seu salão esteja localizado em Guarulhos, veja abaixo a média mensal para alguns termos de busca incluindo a cidade:
Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019
Percebeu a importância de desenvolver um site para o seu salão de beleza? Estar presente onde as pessoas estão buscando pelos seus serviços
já é meio caminho andado, é claro que a conclusão do negócio irá depender da qualidade dos seus trabalhos e do custo x benefício.
As redes sociais
Com a tecnologia cada vez mais acessível através dos celulares, ficou muito mais fácil utilizar as redes sociais para divulgação da sua marca.
O Facebook possibilita a criação de Fan Pages onde é possível compartilhar informações sobre seus produtos e serviços, interagir com seu público-alvo e muito mais. O Instagram permite fazer posts incríveis de fotos, vídeos, stories e muitas vezes com efeitos que deixam tudo mais atraente e geram muitos likes.
Uma das ferramentas de marketing digital que mais trazem resultados na atualidade é a utilização da rede social como estratégia.
Mas utilizar apenas ela não é recomendável, uma empresa que possui um site transmite muito mais credibilidade para seus consumidores do que uma empresa que não possui, além das oportunidades de ser encontrado através da busca orgânica do Google.
A importância do marketing de conteúdo
No tópico anterior falamos sobre a importância das mídias sociais e agora queremos falar sobre a importância da gestão de conteúdo para os seus negócios. Você já teve contato com o termo Inbound Marketing? Basicamente, são estratégias para atrair pessoas e convertê-los
em clientes e uma das ações mais eficazes para atrair pessoas é gerar conteúdo.
A criação de conteúdo é um tema cada vez mais utilizado para atrair novos clientes e por uma razão muito simples, quando você oferece uma solução para problemas do cotidiano, as pessoas tendem a se interessar pelos seus produtos e serviços porque sentem confiança.
Se você é um profissional de estética e beleza e oferece no seu site matérias sobre como cuidar da pele do rosto, como cuidar da unha, como cuidar de cabelos cacheados, dicas para quem têm unhas fracas, enfim qualquer tema relacionado com o seu nicho de atuação, é bem provável que você conquiste a confiança de quem está buscando
por estas dicas e indiretamente crie uma oportunidade de negócio.
Confira abaixo a média mensal para alguns destes termos de busca:
Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019
Uma matéria elaborada para o seu público-alvo exerce duas funções extremamente importantes, a primeira está relacionada com a oportunidade em si que o conteúdo pode trazer para gerar novas oportunidades de negócios, a segunda, está relacionada ao tráfego que estas matérias
trazem para o site, quanto maior o número de visitantes e o tempo que eles passarem lendo seu conteúdo maior relevância o site ganhará na análise dos buscadores.
Outro fator importante é que além de o conteúdo criar mais oportunidades para sua empresa ser reconhecida pelos mecanismos de busca, você também consegue compartilhá-lo nas redes sociais. Com uma única matéria publicada no seu blog, você compartilha o conteúdo com seus seguidores nas
redes sociais, envia para sua lista de e-mails e potencializa os resultados.
Estratégias de e-mail marketing
Uma ótima estratégia de marketing digital para salões de beleza é a construção de uma lista de contatos, é uma tarefa que vale muito a pena
e não é complicada. Um formulário solicitando contato, outro possibilitando se cadastrar na newsletter, uma promoção relacionada aos seus produtos e serviços, um e-book gratuito sobre algo que o seu público precisa aprender sobre um tema específico, toda oportunidade deve ser
aproveitada para captar dados do seu visitante.
É muito importante construir a sua lista de e-mails naturalmente, jamais compre uma lista de e-mails porque além destes contatos não serem seus potenciais clientes, esta prática ainda pode fazer seu site ser penalizado. Através de uma lista bem construída, é possível enviar o conteúdo publicado no blog, informações relevantes
sobre o calendário da sua empresa, promoções, novos serviços que você começou a oferecer e uma série de outros assuntos que trazem o seu público novamente para o site, gerando tráfego e oportunidades de negócios.