Você provavelmente segue algumas pessoas nas redes sociais e, em certa medida, se sente influenciado por aquilo que elas divulgam. Por isso mesmo, os influenciadores digitais brasileiros devem ser levados em conta na hora de pensar em estratégias de marketing digital para divulgação de uma marca. Esses criadores de conteúdo trazem novos contatos e geram muitas oportunidades.
Pesquisa feita pelo Instituto QualiBest mostra que 55% dos entrevistados costumam pesquisar a opinião de influenciadores antes de fazer uma compra importante e 86% já descobriram um produto por meio deles.
Quando levamos em conta o gigante que é o Brasil - a terceira maior população mundial em redes sociais, como Facebook e Instagram, ocupando o segundo lugar em número de celebridades digitais, atrás apenas dos Estados Unidos - fica claro que há um enorme potencial a ser explorado.
Imagine a seguinte situação: uma mulher está sozinha em um café e de repente um estranho se aproxima de sua mesa querendo conversar e conhecê-la. É possível que a primeira reação dela seja inventar uma desculpa e ir embora.
Imagine então que, um mês depois, o melhor amigo dessa mulher diz que quer apresentá-la alguém, fala tudo o que ela precisa saber sobre essa pessoa (provavelmente ressaltando os pontos positivos) e ela topa. Ao entrar no restaurante para o encontro quem ela encontra? Sim, o moço do café. Desta vez, em vez de ir embora, ela resolve dar uma chance, afinal quem falou dele foi um grande amigo.
O que acontece com o marketing das marcas hoje é mais ou menos o que descrevemos na situação acima: em vez de entrar em contato com sua própria mensagem, as marcas deixam que influenciadores, pessoas em quem você confia, digam, por meio das redes sociais, por que você deve prestar atenção em seus produtos e serviços.
Eles são seguidos por um número significativo de pessoas e tem capacidade de influenciar as decisões dos que os seguem, no estilo de vida ou no consumo, porque alcançaram um grau de credibilidade nas redes e os seus seguidores consideram autêntico e confiável aquilo que dizem.
Eles podem atuar em várias segmentos: moda, beleza, saúde, esporte, estilo de vida, empreendedorismo, etc. O que os une é a grande capacidade de gerarem seguidores e de influenciarem pessoas.
Agora que você se convenceu do poder desses gurus da internet, antes de sair atirando para qualquer lado, leve em conta alguns fatores. Escolher o parceiro ideal vai ajudar seus clientes em potencial a passarem mais rápido pelo funil de vendas.
O que você deve ter em mente é que a palavra-chave desse negócio deve ser a identificação de valores, de momento, de público. A sua proposta, seus ideais, seu produto ou serviço precisam estar de acordo com a personalidade dos influenciadores digitais brasileiros que você escolher.
Você fez a lição de casa, entendeu seu público, pesquisou e encontrou a sua cara nas redes. E agora, como entrar em contato? Comece a criar um relacionamento: a primeira fase é a da paquera. Siga o influenciador nas redes, interaja com ele e então parta para os negócios.
Envie um e-mail mostrando o que o influenciador tem de interessante para você e o que a sua marca tem de diferenciais para ele. Se após o primeiro contato o retorno for negativo, não desanime. Isso evitará uma série de dores de cabeças futuras, pois ele pode não se engajar com a sua marca. É hora de seguir em frente e passar para o próximo da lista.
Para negociar, solicite o material de divulgação do influenciador, com números e cases de parcerias passadas, orçamentos e indique algumas possíveis ações. Muito importante: exija um contrato escrito com deveres de ambas as partes. Você evitará muitos problemas no futuro.
Para garantir que o influenciador saiba falar com propriedade do seu negócio, envie o seu produto ou ofereça o seu serviço, juntamente com uma carta personalizada, assim ele terá a chance de experimentar o que um cliente teria. Invista sempre no relacionamento: assim como em nossa vida, para florescer ele deve ser cuidado e regado diariamente com muita atenção. Pode parecer bobagem, mas não é!
Se levarmos em conta que atualmente as redes sociais interferem muito na decisão de compra das pessoas, claro que a resposta de bate pronto será um sonoro sim! De fato, como vimos ao longo do texto, os influenciadores digitais podem ser muito estratégicos para as empresas.
Mas tenha atenção para escolher aquele que melhor poderá falar por você e tenha cuidados: da mesma maneira que atraem uma massa de seguidores, podem perder muitos outros se houver deslizes.
Se você está achando tudo isso uma ótima ideia, mas acha que influenciadores digitais brasileiros são apenas para os grandes, entre em contato com a Linking Sites e conheça uma agência de marketing digital com foco em micro, pequenas e médias empresas.
Você também pode fazer parte desse mundo!