Conheça os tipos de comunicação empresarial

Publicado em 23/04/2019

Se a rotina impede que você olhe com atenção para a comunicação empresarial do seu negócio, então é melhor começar a rever isso, afinal ela é a essência de uma boa gestão. Planejamento, organização e direção dificilmente serão bem executados sem uma comunicação efetiva.

As empresas são formadas por diversos grupos (de pessoas!) que precisam operar (de maneira eficiente) em conjunto. Para isso, é necessário que a informação circule em todos os meios, de maneira fluida e clara para evitar mal entendidos, criar um elo entre os colaboradores e fortalecer a cultura da empresa. Em última instância, ela influencia no crescimento dos lucros. Percebe como o cuidado com a comunicação é importante?

Quais os tipos de comunicação empresarial

A comunicação não é apenas mais um departamento que gestores muitas vezes querem suprimir em épocas de crise. Ela é algo bem mais amplo e vital para a sobrevivência e manutenção da empresa, tanto interna, quanto externamente. Conheça os tipos de comunicação empresarial.

1. Comunicação empresarial interna

Voltada para o público ligado ao negócio, como colaboradores e prestadores de serviço. Neste âmbito, ela é um importante instrumento de gestão pois funciona como transmissor dos valores, visão e objetivos da empresa a todos os responsáveis pelos seus processos internos.

Se utilizada de maneira efetiva também pode melhorar o clima organizacional, atuando na motivação dos colaboradores. Afinal, não adianta nada se posicionar bem para seu público externo se internamente os próprios funcionários não vestirem a camisa da empresa.Investir na apresentação de resultados, pedir sugestões, ser transparente e prezar pelo trabalho em conjunto é uma das melhores formas de fazer sua empresa crescer e prosperar.

Mas uma comunicação interna eficiente passa pelo entendimento do interlocutor ao qual nos dirigimos. Falar com gestores exige uma abordagem diferente daquela usada com os colaboradores. Qual o meio mais eficiente? Newsletter, TV Corporativa? Tudo isso vai depender da forma como a empresa se organiza. Leve em conta os fluxos de informação:

  • Ascendente: comunicação dos funcionários para os gestores;
  • Descendente: a interação ocorre no sentido inverso. Deve-se ter atenção para que a comunicação não pareça autoritária;
  • Horizontal: o fluxo de informações acontece entre colaboradores em um mesmo nível hierárquico dentro da empresa.

2. Comunicação empresarial externa

O público externo também é um desafio para se trabalhar, pois ele engloba todos aqueles que a empresa deseja atrair, de simpatizantes da marca até os que não gostam dela, seja por seu serviço, produto, posicionamento ou por causa da concorrência.

Para atingi-los há mais ferramentas do que apenas propagandas em veículos tradicionais e na internet. Assessoria de imprensa, branding, redes sociais, relações públicas e eventos corporativos são outras maneiras de mostrar seus valores e ações.

Ao se dirigir ao público externo o objetivo é divulgar produtos, serviços e inovações promovidas pela marca, além de transmitir a imagem da empresa. Assim, a comunicação pode ser de dois tipos:

  • Mercadológica: ações voltadas para consumidores em geral, com foco no posicionamento de produtos e serviços;
  • Institucional: diálogo com a imprensa e com toda a sociedade, com foco no posicionamento da marca.

Comunicação interna e externa são imprescindíveis para atingir os objetivos traçados pelos gestores e devem sempre caminhar juntas para que a perceção e os processos internos da empresa estejam alinhados com aquilo que ela transmite ao seu público externo.

A equipe ou a agência de desenvolvimento de sites deve estar em sincronia para utilizar a mesma linguagem de comunicação definida pela empresa, transmitindo a mesma ideia ao público-alvo.

Qual a importância de uma boa comunicação empresarial?

Uma boa comunicação empresarial impacta positivamente na empresa, desenvolve seu lado humano, evita mal entendidos, motiva colaboradores e faz com que a organização caminhe para o crescimento constante.

Garantir que as informações cheguem a todos os níveis da hierarquia evita que se abra espaço para especulações, fofocas e rumores dentro da organização. Isso torna os colaboradores mais conectados à sua empresa.

Em um lugar onde os funcionários conversam, entendem as atividades uns dos outros e trabalham em conjunto, cria-se uma equipe alinhada e mais motivada, que será muito mais produtiva. Isso melhora o clima organizacional, fazendo com que os colaboradores se sintam muito mais felizes com seu trabalho e com a empresa.

Mais conectados, eles se sentem mais à vontade para tirar dúvidas e propor melhorias para a empresa. Por isso é sempre importante ouvir as pessoas e usar a comunicação empresarial para dar respostas mais humanas e satisfatórias a elas.

Dizem que a comunicação é a alma do negócio, mas podemos dizer que ela é seu corpo também. Na medida em que uma empresa comunica de forma eficaz tanto com o público interno, quanto com o externo, ela mostra sua cara e dá seu recado com muita propriedade a todos. Como consequência, se ganha respeito e credibilidade.

Cuidados a serem tomados

A comunicação lida com pessoas e embora comunicar seja algo tão natural para o ser humano não raro falhamos na missão. Isso porque cada um de nós leva consigo vivências, crenças e personalidades diversas. A comunicação empresarial precisa ser eficiente nesta grande torre de babel das experiências humanas.

Para isso, é preciso ter alguns cuidados. O primeiro deles é no que se refere à linguagem. Tenha claro quem é seu público para usar a melhor maneira de se comunicar com ele. Se entre pessoas de determinada área termos técnicos e jargões são conhecidos, busque outros termos quando falar com o público externo, por exemplo.

Atente-se para que cada área tenha pelo menos um conhecimento superficial sobre o trabalho do outro e que todos tenham acesso aos resultados de cada setor. Dessa maneira, as equipes conseguem ter uma visão geral da importância de cada departamento na engrenagem da organização.

Fatores físicos e geográficos como distância, interrupções, ruídos e dificuldade de deslocamento podem se tornar barreiras para uma boa comunicação. Portanto, é importante que sua empresa tire o máximo proveito de todas ferramentas tecnológicas disponíveis para tornar a comunicação empresarial mais próxima, completa e eficiente.

Se antes a comunicação empresarial se limitava aos memorandos, murais de aviso, notas nos cantos dos jornais e telefonemas, hoje, com as novas tecnologias e as redes sociais, suas possibilidades aumentaram, e ela vem ganhando novas formas, marcadas cada vez mais pela criatividade e eficiência.

O que isso significa na prática? Se o meio é a mensagem, como defendia o teórico da comunicação Marshall McLuhan, isso significa que se antes a comunicação empresarial atingia os colaboradores e clientes de forma lenta e fragmentada, hoje, com alguns cliques você garante que pessoas do mundo inteiro vejam sua mensagem com qualidade total e quase em tempo real.

E neste mundo da instantaneidade, a comunicação empresarial e o marketing digital andam de mãos dadas. Se você ainda não tem uma estratégia nesta área, entre em contato com a nossa agência de marketing digital e vamos juntos construir sua marca na Internet.

Como sua empresa tem desenvolvido a comunicação empresarial externa? A Linking Sites pode te ajudar nesta tarefa.








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