E quem pensava que as barbearias estavam com os dias contados, pode esquecer porque elas estão completamente vivas. Isto porque houve praticamente uma reformulação do conceito antigo e atualmente as barbearias oferecem muito mais do que simplesmente fazer a barba, bigode e um corte de cabelo. Neste artigo, destacamos tudo que você precisa saber sobre o marketing digital para atrair mais clientes para a sua barbearia.
As barbearias atuais oferecem cortes super descolados, tratamentos estéticos, tratamentos químicos, entretenimento, cervejaria, restaurante, é um universo paralelo com todas as suas características e está crescendo muito rápido.
Com o aquecimento do segmento de barbearias o que cresce na mesma proporção são os concorrentes, cada um trazendo um diferencial competitivo mais desafiador que o outro. Algumas barbearias trazem o conceito vintage, outras implementam em seus cardápios, porções e cervejas artesanais. Neste formato o novo espaço acaba virando um verdadeiro ponto de encontro para os amigos.
Neste mercado tão competitivo é praticamente certo que o marketing digital será utilizado para divulgar a barbearia e trazer novos clientes para o negócio. Por isso nós trouxemos aqui algumas informações muito valiosas sobre a importância desta parceria e das oportunidades que podem ser exploradas.
Se realizarmos uma pesquisa no Google com algumas palavras-chave do segmento de barbearias, conseguimos identificar uma forte demanda para estes serviços. São oportunidades reais de pessoas que estão pesquisando por estes estabelecimentos e os sites que estiverem ocupando as melhores posições na busca orgânica têm grandes chances de captar este contato. Veja abaixo a média mensal para algumas palavras-chave:
Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019
Todas as pessoas que buscaram por esses termos, encontraram um site que oferecesse estes serviços. Daí, ressaltamos a importância em construir o seu site, divulgando o seu nome, sua marca e seus serviços. É o primeiro passo para você começar a participar destas oportunidades.
Outras buscas para este tipo de segmento são as locais. Algumas pessoas quando pesquisam por algum tipo de serviço na Internet, acrescentam ao final da busca o local geográfico onde moram ou onde seja mais conveniente a sua contratação. Vamos supor que sua empresa está localizada em Guarulhos, veja abaixo a média mensal para alguns termos de busca:
Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019
Percebeu como é fundamental desenvolver um site para sua empresa? Estar presente onde as pessoas estão buscando pelos seus serviços já é um grande caminho percorrido, o restante irá depender da qualidade dos seus serviços e dos valores que você cobra por eles.
Com o avanço tecnológico em celulares, ficou muito mais fácil utilizar as redes sociais para divulgação da sua marca. O Facebook possibilita a criação de uma Fan Page onde é possível compartilhar informações sobre seus produtos e serviços, interagir com seu público-alvo e muito mais. O Instagram permite fazer posts incríveis de fotos, vídeos, stories e muitas vezes com efeitos que deixam tudo mais atraente e geram muitos likes.
Utilizar as redes sociais como estratégia de marketing digital é uma ótima dica e você pode obter grandes resultados. Mas somente esta estratégia não é recomendável, uma empresa que possui um site transmite muito mais confiança para seus consumidores do que uma empresa que não possui.
Falamos sobre a importância das redes sociais e agora queremos falar sobre a importância da gestão de conteúdo para os seus negócios.
Para atrair novos clientes, a geração de conteúdo é um tema cada vez mais utilizado e por uma simples razão, quando você oferece uma solução para problemas do cotidiano, as pessoas tendem a se interessar pelos seus produtos e serviços porque sentem mais confiança.
Utilizando o marketing digital para barbearias, pode-se criar diversas matérias com foco neste público, ensinando como cuidar da barba, como deixá-la mais macia e este tipo de conteúdo conquista a confiança de quem está buscando por estas dicas e indiretamente cria oportunidades de negócio. Confira abaixo a média mensal para alguns destes termos de busca:
Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019
O volume de pesquisas é bem alto, não é mesmo? As matérias feitas para o seu público-alvo exercem duas funções extremamente importantes, a primeira está relacionada com a oportunidade em si que o conteúdo pode trazer para gerar novas oportunidades de negócios, a segunda, está relacionada ao tráfego que estas matérias trazem para o site. Quanto maior o número de visitantes e o tempo que eles passarem lendo seu conteúdo, maior relevância o site ganhará na análise dos buscadores.
Outro fator importante é que além de o conteúdo criar mais oportunidades para sua empresa ser reconhecida pelos mecanismos de busca, você também consegue compartilhá-lo nas redes sociais. Com uma única matéria publicada no blog, você compartilha o conteúdo com seus seguidores nas redes sociais, envia para sua lista de e-mails e potencializa os resultados.
Construir uma lista de contatos não é uma tarefa difícil e ela vale ouro. Um formulário solicitando contato, outro possibilitando se cadastrar na newsletter, uma promoção relacionada aos seus produtos e serviços, um e-book gratuito sobre algo que o seu público precisa aprender sobre um tema específico, toda oportunidade deve ser aproveitada para captar dados do seu visitante.
É essencial construir a sua lista de e-mails naturalmente, nem pense em comprar uma lista com milhões de e-mails porque além destes contatos não serem seus potenciais clientes, seu site ainda pode ser penalizado. Através de uma lista bem construída, é possível enviar o conteúdo publicado no blog, informações importantes sobre o calendário da sua empresa, promoções, novos serviços que você começou a oferecer e uma série de outros assuntos que trazem o seu público novamente para o site, gerando tráfego e oportunidades de negócios.
Muitas empresas não conseguem obter resultados expressivos dos seus sites porque a sua criação envolve uma série de conceitos, estratégias e consultoria de SEO (Search Engine Optimization) que não foram observados no momento de sua confecção, gerando uma enorme frustração para o dono do site, perda de tempo e principalmente perda do investimento realizado.
Uma agência de marketing digital conhece as ações que devem ser realizadas para que o site possa ter um retorno de investimento conforme o esperado pela empresa.
Veja algumas ações necessárias no desenvolvimento do site:
É importante destacarmos que o Marketing Digital para Barbearia é fundamental para alavancar os negócios e conquistar o reconhecimento da marca, trazendo mais clientes para o seu estabelecimento e aumentando sua receita.
A Linking Sites pode te ajudar nesta tarefa, consulte nossos planos e comece hoje mesmo a construir a história digital da sua Barbearia.
Realizamos outras pesquisas sobre segmentos relacionados e veja como o marketing digital está atraindo mais clientes e trazendo oportunidades para eles. Acesse a matéria e confira os resultados: