Você se especializou em fotografia e se tornou um excelente fotógrafo, conhecedor de vários conceitos que fazem toda a diferença ao capturar uma paisagem, uma cena, uma história. Além disso, você possui o dom da arte de fotografar e consegue ir além dos olhos comuns, eternizando em fotografias os momentos mais belos e inesquecíveis. Como disse Ansel Adams sobre o ato de fotografar:
Para expandir nossos serviços, não basta apenas sermos bons no que fazemos, é preciso divulgar para que outras pessoas tenham acesso aos nossos trabalhos. Tornar-se conhecido não é uma tarefa simples, ou pelo menos, não é uma tarefa que possa ser construída da noite para o dia.
Da mesma forma que você é um profundo conhecedor do universo da fotografia, nossa maior paixão é o marketing digital e por isso, nós trouxemos aqui algumas informações muito valiosas sobre a importância em buscar uma parceria de marketing digital para divulgar seus trabalhos e conquistar novos clientes.
Se realizarmos uma pesquisa no Google com apenas algumas palavras-chave, conseguimos identificar que existe uma alta demanda para os serviços de fotografia. São oportunidades reais de pessoas que estão procurando por estes serviços, seja o seu site ou o de outro fotógrafo, alguém irá suprir esta demanda, obviamente esperamos que seja o seu. Veja abaixo a média mensal para algumas palavras-chave:
Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019
Todas as pessoas que buscaram por esses termos, encontraram algum site que oferece estes serviços. Logo, construir o seu site, divulgando o seu nome, sua marca e seus serviços é o primeiro passo para você começar a participar destas oportunidades.
Existem ainda as oportunidades locais. Algumas pessoas quando buscam por algum tipo de serviço na Internet, acrescentam ao final da busca o local geográfico onde moram ou onde seja mais conveniente a sua contratação. Vamos supor que sua empresa está localizada em Guarulhos, veja abaixo a média mensal para alguns termos de busca:
Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019
Percebeu a importância de desenvolver um site para sua empresa? Estar presente onde as pessoas estão buscando pelos seus serviços já é meio caminho andado, o restante irá depender da qualidade dos seus trabalhos e dos valores que você cobra.
Com a tecnologia disponível em celulares, ficou muito mais fácil utilizar as redes sociais para divulgação da sua marca. O Facebook possibilita a criação de uma Fan Page onde é possível compartilhar informações sobre seus produtos e serviços, interagir com seu público-alvo e muito mais. O Instagram permite fazer posts incríveis de fotos, vídeos, stories e muitas vezes com efeitos que deixam tudo mais atraente e geram muitos likes.
Utilizar rede social como estratégia de marketing digital está errado? Pelo contrário, utilizar as redes sociais para divulgação é uma das estratégias que mais dão resultados na atualidade. Mas utilizar apenas esta estratégia não é recomendável, uma empresa que possui um site passa muito mais credibilidade para seus consumidores do que uma empresa que não possui.
No tópico anterior falamos sobre a importância das redes sociais e agora queremos falar sobre a importância da gestão de conteúdo para os seus negócios.
A criação de conteúdo é um tema cada vez mais utilizado para atrair novos clientes e por uma razão simples, quando você oferece uma solução para problemas do cotidiano, as pessoas tendem a se interessar pelos seus produtos e serviços porque sentem confiança, por exemplo, se o seu foco é ser fotógrafo de casamentos e aniversários e você oferece no seu site, dicas para festas de aniversários ou dicas para festas de casamento, é provável que você conquiste a confiança de quem está buscando por estas dicas de organização e indiretamente crie uma oportunidade de negócio. Confira abaixo a média mensal para alguns destes termos de busca:
Fonte: Google Ads em Fevereiro/2019
Uma matéria elaborada para o seu público-alvo exerce duas funções extremamente importantes, a primeira está relacionada com a oportunidade em si que o conteúdo pode trazer para gerar novas oportunidades de negócios, a segunda, está relacionada ao tráfego que estas matérias trazem para o site, quanto maior o número de visitantes e o tempo que eles passarem lendo seu conteúdo maior relevância o site ganhará na análise dos buscadores.
Outro fator importante é que além de o conteúdo criar mais oportunidades para sua empresa ser reconhecida pelos mecanismos de busca, você também consegue compartilhá-lo nas redes sociais. Com uma única matéria publicada no seu blog, você compartilha o conteúdo com seus seguidores nas redes sociais, envia para sua lista de e-mails e potencializa os resultados.
É muito comum encontrarmos empresas que não conseguem obter resultados expressivos dos seus sites, isto geralmente acontece porque a criação de sites envolve uma série de conceitos, estratégias e melhores práticas de consultoria em SEO (Search Engine Optimization) que não são observadas no momento de sua confecção, gerando uma enorme frustração para o dono do site, perda de tempo e principalmente perda do investimento realizado.
Uma agência de marketing digital conhece profundamente as ações que devem ser realizadas em conjunto, para que o site possa ter um retorno de investimento conforme o esperado pela empresa.
Veja algumas das ações necessárias:
É importante destacarmos que o marketing digital para fotógrafos é fundamental para conquistar o reconhecimento da marca, divulgar fotografias, ensaios e atrair novos clientes.
A Linking Sites pode te ajudar nesta tarefa, consulte nossos planos e comece hoje mesmo a construir sua história digital.
Realizamos outras pesquisas sobre segmentos relacionados e veja como o marketing digital está atraindo mais clientes e trazendo oportunidades para eles. Acesse a matéria e confira os resultados: