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Saiba como aumentar suas vendas através do facebook

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Publicado em 18/10/2019

Mesmo com o surgimento de diversas mídias nos últimos anos, Facebook é ainda uma das redes sociais que mais podem gerar vendas para seu negócio, a partir das estratégias certas. Dados da própria rede revelam que hoje há cerca de 2,32 bilhões de usuários cadastrados, sendo que o Brasil é o 3º país com mais usuários — cerca de 130 milhões.

Uma pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estima que serão realizadas, até o fim de 2019, cerca de R$79,9 bilhões em vendas pelas redes sociais. Boas estatísticas, principalmente para empresas que desejam utilizar as redes sociais para anunciar um produto ou serviço.

A questão central é: como aumentar as vendas de forma eficiente? As estratégias para anunciar o trabalho de um personal trainer particular, por exemplo, são diferentes de uma loja de roupas ou existe uma lógica geral na hora de fechar negócios? Vamos entender esses pontos mais adiante.

Entenda como seu público usa o Facebook

Em tempos de Instagram, muitas pessoas acabam deixando o Facebook de lado, mas isso não é motivo para se desesperar e achar que não há como vender na rede.

Conhecer o seu público, pesquisar sobre os hábitos de consumo, a preferência na hora de comprar, idade e gostos é uma forma de criar campanhas mais eficientes. Além de fanpages oficiais, uma dica que tem funcionado para alguns negócios é a criação de grupos de discussão.

Digamos que a sua empresa tem como foco a acupuntura para dor de cabeça. Essa técnica gera muitas dúvidas e um grupo pode ser um lugar no qual as pessoas trocam experiências e recebem descontos exclusivos para as sessões.

Barbeiro fazendo a barba de um cliente

Quanto mais você conhecer a persona da sua empresa, maior é a chance de trabalhar uma linguagem focada na atração que pode gerar uma conversão de venda.

Se a sua persona gosta de grupos, invista nessa estratégia. Além disso, alimente a página do seu negócio com frequência e destaque o quanto o seu produto ou serviço pode agregar valor à vida do cliente e trazer uma solução que ele precisa.

Faça um F-commerce

Já pensou em ter uma verdadeira loja virtual para expor os produtos dentro das redes sociais? O F-commerce (Facebook Commerce) serve para isso. Essa solução é gratuita e oferece uma série de funcionalidades para o seu empreendimento.

Se você tem uma academia que vende, além dos planos de musculação e outras atividades, produtos como pesos de academia, roupas de treino e shakes, não se preocupe, pois o F-commerce conta com cadastro ilimitado de itens e você consegue criar seções e catálogos para separar tudo por categoria e facilitar a vida do cliente.

Tem dúvidas de como criar um F-commerce? Veja o passo a passo abaixo:

  1. Vá até o campo ‘configurações’ da sua fanpage;
  2. Em seguida, clique na opção ‘modelos e guias’;
  3. Selecione a palavra ‘compras’;
  4. Clique em ver detalhes;
  5. Confirme a aplicação do modelo;
  6. Faça a configuração inicial;
  7. Selecione a forma de finalização da compra;
  8. Salve.

Depois disso, basta adicionar os produtos na sua loja virtual. Capriche nas fotos e nas descrições para tornar a oferta mais atraente!

Crie anúncios com o Facebook ADS

Alguma vez na vida, você teve a impressão de buscar alguma coisa no Google, ou em uma rede social, e na sequência viu um anúncio com a solução? Criar campanhas e anúncios patrocinados é uma forma de atrair o público com base nos seus interesses e pode render novas vendas.

Vamos imaginar o segmento de estética, para exemplificar uma possível campanha. Imagine que a sua demanda é aumentar a venda de um sutiã pós cirurgia de mama e você já trabalhou posts informativos, trouxe os benefícios do produto, teve certo engajamento, mas ainda falta alguma coisa.

Ao criar uma campanha sobre o porquê as pacientes precisam usar esse sutiã por 30 dias, no mínimo, uma ideia é destacar a qualidade do produto, bem como suas certificações e reconhecimentos na área médica.

Por se tratar de um produto relacionado à saúde, é importante que seu empreendimento traga informações sobre como esse sutiã pode ajudar na cicatrização, quais são os casos indicados e como esse item previne o sangramento das mamas, por exemplo.

Consulte as regras do Conselho Federal de Medicina para não errar na linguagem, escolha de fotos, dentre outros detalhes.

Em relação especificamente ao anúncio, o ideal é montar a estratégia completa no gerenciador de anúncios — ferramenta do Facebook Business, na qual é possível alinhar critérios como:

  • Objetivos da campanha;
  • Formato de anúncio (vídeo, foto, carrossel, entre outros);
  • Direcionamento do público-alvo (idade, região, interesses, gênero);
  • Investimento;
  • Posicionamento do anúncio.

Ainda na área de saúde, outro exemplo de campanha é a venda de pacotes de limpeza de pele profunda com extração. Assim como no caso dos sutiãs cirúrgicos, esse tipo de campanha requer o respeito das regras do CFM e é muito importante verificar a segmentação do público-alvo.

Se a clínica de estética for local, você precisa selecionar o raio máximo de distância de forma coerente com o endereço da prestação de serviço.

Além disso, faça uma pesquisa sobre a idade das pessoas que buscam limpeza de pele, procure pelas páginas que essas pessoas podem ter curtido e faça a segmentação com o máximo de informações possíveis. Esse é um ponto estratégico da campanha, pois se tudo for feito da forma correta, mas com a segmentação inadequada, você não terá uma venda qualificada.

Em relação à escolha de textos e imagens, preste atenção nas regras dessa rede para sua campanha ter sucesso. O título do anúncio é muito importante e deve ser direto e objetivo, com no máximo duas linhas.

A imagem deve ser poderosa e para que o anúncio não seja bloqueado, é importante que você saiba que o Facebook tem uma norma que veta o alcance das campanhas: se o texto ocupa mais de 20% do espaço das fotos. Existem algumas ferramentas que pode ajudar a verificar essa regra!

Toda campanha tem métricas e relatórios, por isso, vale a pena analisar esses dados para saber se seus objetivos de venda foram cumpridos e essa é uma prática que ajuda a melhorar os anúncios seguintes.

Tenha um bom conteúdo

O conteúdo é uma estratégia essencial para se aproximar do seu público. O formato das redes sociais pode ser um pouco diferente, mas saiba que interagir com o público e oferecer boas informações relacionadas às soluções que ele precisa pode reforçar a autoridade da sua empresa no assunto.

Barbeiro fazendo a barba de um cliente

Imagine um espaço de bem-estar que oferece treinamento funcional para idosos e aulas para quem deseja fazer ou ensinar pilates. Que tipo de conteúdo seria interessante apresentar para esse público?

Com uma boa pesquisa, é importante montar um planejamento de conteúdo para as redes sociais e trazer, além dos valores, diferenciais e funcionamento desses serviços, benefícios das práticas para a saúde, curiosidades, depoimentos e vídeos das aulas.

Tudo isso desperta mais confiança do público-alvo na sua empresa e acredite: com as mudanças do marketing e o poder nas mãos do cliente, ‘empurrar’ promoções ou limitar as publicações à ofertas e valores não é algo que dá tanto retorno, se a marca não mostrar seu propósito e engajar os possíveis clientes.

Ao tocar no assunto como a venda de um curso para instrutor de pilates, por exemplo, você pode contextualizar as postagens demonstrando o quanto é importante ter qualificação para ensinar essa prática que proporciona saúde não só para o corpo, como também para a mente.

Ainda no cenário do conteúdo para redes sociais como uma estratégia de vendas, vale destacar que princípios da metodologia Inbound Marketing focados na experiência e solução de problemas do cliente pode e deve ser incorporado aos planejamentos.

Com tantas opções de cursos e serviços, de que forma a sua empresa está posicionada no mercado e qual mensagem ela passa aos possíveis consumidores? Cuidar da imagem corporativa da sua empresa e focar na experiência do cliente é um caminho que melhora a confiança e as chances das taxas de conversão.

O posicionamento de uma empresa nas redes sociais, aliás, seja em conteúdo ou um assunto do momento relacionado à sua marca é algo muito observado pelo público que pode se engajar na causa e replicar a sua empresa como referência ou não. Você já ouviu falar em alguma marca que precisou se retratar por uma campanha nas redes ou vendeu muito mais do imaginava por causa do posicionamento? Pense!

Ofereça soluções que agregam valor

Seja nas campanhas ou nos conteúdos do post, ofereça soluções que agregam valor à vida das pessoas. Quando uma pessoa procura uma massagista em Moema nas recomendações do Facebook, provavelmente ela pedirá indicações, verá avaliações da página e deseja saber como a massagem funciona.

Por isso, não hesite em falar sobre o processo, os benefícios, as inspirações e mostrar o seu produto como a solução ideal para a necessidade do cliente. Há como fazer isso de forma sutil e ainda assim, vender. Tudo depende do tom de voz da sua marca e do perfil do cliente.

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