HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Como desenvolver um layout de qualidade para o seu site

Home  >   Blog  >   Como desenvolver um layout de qualidade para o seu site
Publicado em 07/06/2019

O site é o cartão de visita de uma empresa na web. Ou seja, toda empresa que quer marcar presença no mundo digital precisa apostar neste recurso. Além de técnicas de otimização de SEO para a busca do Google, um bom site é o que conta com layouts responsivos e adaptáveis.

Seja para montagem de loja virtual ou em outros modelos como blog e site one page, a qualidade do layout é essencial. Além de deixar o produto personalizado com a cara do negócio, um design responsivo proporciona uma experiência melhor para o usuário e traz mais resultados. Pesquisas da área de programação revelam que a cada 0,5 a mais que uma pessoa espera para o site carregar, o tráfego diminui em até 0,4%.

Design responsivo e personalizado

Assim como cada negócio tem um nicho e um posicionamento, o desenvolvimento do site deve seguir essa linha. Um website para uma empresa de manutenção predial deve ser desenvolvido de acordo com o posicionamento da área.

Contar com um profissional de web designer que tenha conhecimento sobre a paleta de cores adequada e consiga desenvolver um layout em cima do nicho é essencial. Não adianta ter um site bonito sem proporcionar uma boa experiência para o usuário. Diante disso, além da personalização, todo site deve passar por testes de usabilidade em dispositivos diferentes.

Como desenvolver um layout de qualidade para o seu site: webdesigner criando um site responsivo.

Para diversos tipos de empresas, alguns itens podem ajudar na construção do design. São eles:

  • Entender o público-alvo das empresas;
  • Fazer um estudo de cores conforme a área;
  • Pensar na clareza das informações dispostas no site;
  • Conectar botões de ação dentro do site.

Experiência do usuário: mais atrativos

Quanto mais um site trava ou demora para carregar, menos tempo o possível o cliente fica nele. Pesquisas revelam que uma pessoa espera de 3 a no máximo 8 segundos para um site carregar. Como não pensar na melhor experiência do usuário por meio do layout diante disso?

Como desenvolver um layout de qualidade para o seu site: webdesigner avaliando a experiência do usuário.

Assim como softwares, chats e programas de gestão, um site com layout personalizado e responsivo também influencia um sistema de automação comercial de uma empresa.

Pare e pense: se um cliente chega ao website da empresa com o objetivo de ter mais informações ou fazer uma compra, caso haja falhas, ele vai migrar para outro. Por isso, investir em um bom site é influenciar positivamente a automação comercial de um negócio e o potencial de vendas.

Se o site será desenvolvido para uma empresa de consultoria em segurança do trabalho, uma dica interessante é reunir as informações de forma acessível. Como o assunto tem muito conteúdo técnico, uma dica para deixar o site mais atraente é distribuir as informações em diversos formatos de conteúdo.

De forma geral, outras dicas podem ajudar a melhorar a experiência do usuário quando se pensa em layout:

  • Tenha um rascunho do site;
  • Conte com mais de um programador;
  • Opte por um webdesigner com experiência em projetos diversos;
  • Pense na consistência visual do produto;
  • Faça testes;
  • Tenha uma boa hospedagem.

Quais são as vantagens de um bom layout?

No universo de possibilidades do marketing digital, um site com layout personalizado é o início. Independente do tipo de empresa, a qualidade da programação e o layout personalizado constroem credibilidade e uma boa imagem para o negócio.

Em modelos de site one page, uma técnica comum é o efeito parallax. Na prática, a técnica não só proporciona um produto personalizado, como também cria efeitos em 3D para o visitante do site.

Com informações claras, um design responsivo e um bom layout, as vantagens surgem de forma natural, como:

  • Maior poder de atração de leads;
  • Construção de posicionamento alinhado da empresa;
  • Mais credibilidade e profissionalismo;
  • Maior potencial para otimização.

Antes de todas essas vantagens, tudo começa com um bom projeto!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.