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Como melhorar o tráfego orgânico do seu site

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Publicado em 25/10/2019

Nada melhor do que o tráfego orgânico para aumentar o número de visitas de um site. Afinal, com ele você não precisa investir grandes valores financeiros para aumentar a quantidade dos seus leitores.

Mas o tráfego orgânico não é mero detalhe dentro do seu blog. Ele deve ser utilizado com precisão, para que a sua página na internet ganhe mais visibilidade de maneira natural.

E é por isso que você precisa conhecer, de modo mais aprofundado, sobre o assunto e entender como ele funciona e quais são as suas principais estratégias.

Desse modo, fica muito mais fácil fazer com que o seu público acesse um conteúdo sobre a importância de realizar uma regularização de CNH suspensa que você postou no seu site, por exemplo.

Como melhorar o tráfego orgânico do seu site: pessoa comprando na Internet.

O que é o tráfego orgânico e qual a sua relação com o marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de várias estratégias focadas no objetivo de tornar uma página mais conhecida na internet, fazendo com que ela seja vista com maior relevância, e como uma autoridade no seu segmento.

Nesse caso, é possível perceber que o tráfego orgânico está presente dentro do marketing digital como mais uma de suas ferramentas, capazes de atrair um maior número de visitantes de maneira natural, ou seja, sem utilizar anúncios pagos.

Isso porque, se você deseja utilizar marketing pago na internet, certamente é muito mais fácil fazer um anúncio patrocinado para promover um produto como um disco de freio iveco daily 35s14, fazendo com que ele seja visto em várias plataformas.

Mas um anúncio pago será mantido no ar pelo tempo em que você realizou o pagamento para isso.

No caso do tráfego orgânico, o número de clientes que chegam na sua página não está relacionado com um investimento financeiro, mas sim com um conjunto de estratégias que fazem a sua página permanecer entre as de maior importância para os buscadores.

Por isso, é importante conhecer as principais ferramentas utilizadas para tornar o tráfego orgânico do seu site muito mais volumoso e recorrente.

Como melhorar o tráfego orgânico da minha página?

Para aumentar o tráfego orgânico do seu site, você pode investir em três elementos essenciais: técnicas de SEO, marketing de conteúdo e o uso das redes sociais.

Como melhorar o tráfego orgânico do seu site: profissional analisando dados da busca orgânica.

Técnicas de SEO

Entre as técnicas de SEO, podemos destacar:

  • Escolha de palavras-chave relacionadas ao seu segmento;
  • Formato responsivo da página, que se adapta a qualquer tela;
  • Carregamento rápido do seu site;
  • Uso do Link Building, etc.

A escolha das palavras-chave é o ponto de partida do SEO (Search Engine Optimization). Afinal, os seus clientes encontrarão você nos mecanismos de busca utilizando expressões relacionadas ao seu negócio.

Ou seja, se você trabalha com a venda de equipamentos industriais e investe em SEO, quando o cliente pesquisar no Google por “unidade de tratamento de ar comprimido”, certamente ele encontrará o seu site.

Sobre o formato responsivo de uma página, esse requisito está entre uma das exigências dos parâmetros dos buscadores para que, quando um usuário realizar uma determinada pesquisa na internet, ele consiga visualizar o conteúdo de maneira integral.

Afinal, se quando você precisa acessar uma página que fale sobre o procedimento para a renovação da sua CNH suspensa e vencida, você quer ler o artigo completo, com facilidade.

Mas se um site não investe no formato responsivo, ele certamente estará perdendo um grande número de visitas.

E por isso, tão importante quanto o formato responsivo é o carregamento rápido da sua página. Disponibilizar fotos e vídeos mais leve ajudam nesse ponto. Você também pode utilizar alguns aceleradores no seu site, que tornam esse processo mais ágil.

Outra possibilidade dentro do SEO é o Link Building. Provavelmente, visitando uma página, você já percebeu que ela fazia uma espécie de ponte com outro site, deixando um link ativo em uma determinada expressão.

Assim, se durante a leitura de um texto sobre as etapas do processo de renovação da carteira de motorista, você viu uma palavra-chave como “despachante CNH cassada” que levava para o site do despachante, isso é o que chamamos de Link Building.

Isso porque essa linkagem entre páginas faz com que elas sejam vistas com maior relevância nos buscadores, já que quando um site cita outro em seus conteúdos, certamente é porque ele possui informações importantes para os seus leitores.

Sendo assim, é possível ver que as técnicas de SEO fazem parte de uma estratégia de otimização do site, tornando-o mais adequado para ser acessado pelo seu público.

Marketing de conteúdo e tráfego orgânico

Você já deve ter reparado em alguns sites que investem na produção de bons conteúdos diários, semanais, quinzenais ou mesmo mensais.

Isso é essencial para o tráfego orgânico, pois nada mais atrativo para um leitor do que um artigo bem produzido, que traga informações valiosas sobre um determinado tema. Essa é a função do marketing de conteúdo.

Se, por exemplo, você está estudando sobre como melhorar a estrutura elétrica do seu estabelecimento e se depara com um blog que aborda de maneira objetiva sobre a importância de um nobreak para empresa, certamente essa página na internet chamará a sua atenção.

É possível que ela ainda disponibilize outros artigos sobre temas relacionados, que tratem de assuntos ligados aos quadros de energia, à fiação elétrica e voltagem dos equipamentos.

Essa série de artigos provavelmente foi elaborada com a intenção de fornecer aos leitores da página uma visão mais completa do segmento, compondo assim uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada.

Esses textos vão ser essenciais para trazer tráfego orgânico ao site, justamente porque trata de assuntos interessantes para o público-alvo do negócio, fazendo com que eles queiram acompanhar mais de perto todas as publicações feitas na página.

Além disso, por se tratar de uma página que investe em conteúdos de qualidade, os parâmetros dos buscadores certamente identificarão que ela investe na postagem de bons artigos, o que a torna ainda mais relevante na internet.

Usando as redes sociais

As redes sociais ganharam um papel muito importante dentro das estratégias de marketing digital e de tráfego orgânico.

Afinal, os usuários gastam a maior parte do seu tempo navegando na internet dentro das redes sociais, locais esses que fornecem não apenas atualizações sobre a rotina de seus parentes e amigos, mas também novidades sobre as empresas que elas seguem e muitas outras informações.

Diversos ícones de redes sociais.

Outro ponto importante é que, ao visualizar uma nova postagem nas redes, as pessoas podem interagir com elas, comentando e compartilhando o conteúdo.

Assim, se você realizar uma postagem nas redes sociais, para que seus seguidores acessem um artigo do seu site sobre a importância do laudo veicular completo, isso gera tráfego orgânico para a sua página.

E se os seus seguidores compartilharem a mesma postagem, para que outras pessoas também possam acessar a sua página, isso levará cada vez mais leitores para o seu site.

Por isso, as redes sociais se mostram como elementos bastante importantes dentro das estratégias de marketing digital de uma empresa, trazendo resultados interessantes no aumento de visualizações do seu site.

Os resultados do uso de estratégias para aumento do tráfego orgânico

Depois de investir nas estratégias mencionadas neste artigo, certamente você notará um aumento crescente no número de visitantes da sua página.

Afinal, ao escrever uma postagem de qualidade que trata dos principais usos de um transformador monofásico dentro de uma indústria, em que você utilizou as técnicas de SEO e ainda a compartilhou nas suas redes sociais, certamente você proporcionou ao seu site um aumento significativo do tráfego orgânico.

E essas estratégias, quando bem aplicadas dentro de uma página, não precisam de investimentos financeiros para que alcancem cada vez mais leitores.

Por isso, ao aplicar essas técnicas de marketing digital no seu site, ele pode ser bem avaliado de acordo com as exigências de cada um dos buscadores da internet.

Isso faz com que o posicionamento do seu site, durante uma pesquisa no Google, fique entre as primeiras páginas indicadas sobre o assunto.

Além da otimização, ao compartilhar alguns dos seus artigos nas redes sociais, você consegue muito mais engajamento do seu público. Afinal, as ferramentas oferecidas nessas plataformas permitem maior interação do público, o que também influencia no número de leitores da sua página.

Por isso, o tráfego orgânico de uma página é um bom indicador de que os seus artigos possuem grande valor na internet, já que eles oferecem informações importantes sobre vários elementos dentro do seu segmento, assuntos que podem ser valiosos para o seu público.

Então, se você deseja aumentar o número de pessoas que visitam a sua página, você pode investir nas estratégias mencionadas nesta postagem, que certamente trarão muito mais resultados para o seu site.