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Marketing boca a boca

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A ferramenta mais poderosa para o seu negócio

Publicado em 25/03/2019

As tradições, as lendas, a história do mundo, os pequenos rumores. Foi e ainda é por meio da sua transmissão entre pessoas e grupos, oralmente ou pela escrita, que fazemos circular pelos tempos e por todos os lados tanta informação. Se funciona na nossa vida, imagine o que o marketing boca a boca pode fazer pela sua empresa.

Ele existe desde sempre, mas suas definições foram atualizadas recentemente, afinal a Internet e outras tecnologias aumentaram (e muito) nossa capacidade de compartilhar e interagir. As marcas que entendem a dinâmica dessa ferramenta tão poderosa e a importância da fidelização de clientes estão criando verdadeiros exércitos de defensores.

Origem do marketing boca a boca

O marketing boca a boca, que tem até sigla em inglês - WOMM (Word-of-Mouth Marketing) - é uma forma não paga de promoção em que os clientes satisfeitos dizem a outras pessoas o quanto gostam de uma empresa, produto ou serviço. Qualquer definição é mera ilustração, já que conhecemos tudo isso na prática.

Ele apareceu no início dos anos 70, quando o psicólogo George Silverman criou os chamados grupos de influência de pares teleconferenciados projetados para envolver físicos no diálogo sobre novos produtos farmacêuticos.

Pessoas segurando um megafone gigante e compartilhando nas redes sociais

Mas Silverman notou um fenômeno interessante: um ou dois que tinham boas experiências com uma droga conseguiam persuadir um grupo inteiro de céticos. E o efeito ia além, sendo capaz até de dissuadir ex-consumidores, que tinham passado por experiências negativas com uma droga.

Uma das empresas que mais entende a dinâmica do boca a boca e a usa com excelência, por exemplo, é a Apple. Por meio de uma série de pré-anúncios, “vazamentos” e até controvérsias calculadas, ela cria constantemente uma onda de especulação e propaganda em torno de seus gadgets. O resultado? Vendas astronômicas e o burburinho que envolve cada novo lançamento.

Por que o marketing boca a boca funciona?

É fácil entender porque esse marketing tão antigo quanto eficaz ainda funciona. Essa maneira de compartilhar informação é vista como mais confiável pelos consumidores do que os métodos tradicionais de promoção. Você vai acreditar em quem? No seu amigo dizendo o que pensa de uma marca, ou no anúncio da empresa, que não foi barato, dizendo o quanto ela é boa?

Se você chegou até aqui, então deve estar convencido de que o marketing boca a boca vale realmente a pena. Mas o que você está fazendo para garantir que os possíveis embaixadores de sua empresa se sintam suficientemente confiantes no seu negócio para recomendá-lo? Se você ainda não parou para pensar nisso, a gente te ajuda com algumas dicas para usar bem essa ferramenta tão poderosa.

Vamos imaginar que o boca a boca é uma grande brincadeira de telefone sem fio. Para o último jogador pronunciar as mesmas palavras do primeiro, é preciso ter alguns cuidados. Confira:

1. Passe a mensagem certa:

Como você pode imaginar, o burburinho positivo começa com produtos de qualidade, serviços e experiências de clientes que suscitam naturalmente uma conversa.

Por isso, é importante passar a mensagem certa. Oferecer um produto melhor do que a concorrência já é um bom caminho, mas se você quer que falem de você, é preciso deixar uma marca consistente. Vá além do que diferencia seus produtos e serviços da concorrência e determine como você gostaria que seus consumidores falassem sobre eles.

Você enquanto consumidor estaria mais inclinado a compartilhar algo que é apenas melhor do que o outro ou porque te proporcionou, por exemplo, experiências como nenhum outro e tem um atendimento de excelência? Descubra o que te faz único, invista nisso e deixe que falem!

No final das contas, a maneira mais fácil de gerar marketing boca a boca nesta era digital é oferecer uma experiência única e digna de compartilhar. Se você der aos seus consumidores algo memorável, eles não poderão ir a nenhum outro lugar, e aí para querer compartilhar com seus amigos, conhecidos e familiares é um pulo.

2. Esteja onde seu consumidor está:

Entenda quem é seu cliente potencial, mas descubra principalmente onde eles estão gastando seu tempo. Não é surpresa que você os encontre nas redes sociais. Elas são o lugar onde a maioria dos pensamentos, sentimentos e ideias em torno das marcas são compartilhadas.

Então marque presença lá também, ofereça conteúdo atraente, com novos produtos e ofertas, informação de qualidade e relevante, além de serviço para os que precisam de suporte e experiências valorizadas pelo seu cliente.

O marketing digital é a ferramenta mais eficaz para divulgação de conteúdo e compartilhamento das matérias nas redes sociais, utilizando as estratégias de uma consultoria em SEO, suas páginas podem alcançar os primeiros resultados na busca orgânica do Google e assim trazer mais oportunidades para o seu negócio.

3. Capacite seus defensores:

O ditado que diz “falem bem ou mal, mas falem de mim” certamente não foi criado por um entusiasta do marketing boca a boca. Você deve conhecer aquela máxima que diz que uma pessoa bem atendida fala para 2 ou 3 e uma má atendida fala para mais de 10, certo?

Ter alguém falando mal da sua empresa é realmente um péssimo negócio, então o melhor caminho é munir seus clientes e potenciais defensores de motivos para falar bem. Satisfaça os consumidores ao máximo, oferecendo um produto ou serviço de qualidade e uma experiência única de compra.

E a batalha não termina na conversão de clientes. Incentive sentimentos positivos, identificando seus maiores defensores e agradecendo-os por seu apoio. O simples ato de reconhecimento pode percorrer um longo caminho para criar uma experiência de marca digna de compartilhamento.

Mas a espera sempre valerá a pena, pois o conteúdo criado e compartilhado pelos consumidores sobre marcas ou produtos é honesto, gera confiança e dá aos profissionais de marketing uma garantia extra para trabalhar.

Ao se conectar com seus principais defensores, eles se sentirão mais conectados à sua marca, continuarão a divulgar a boa notícia e, em muitos casos, se tornarão clientes por toda a vida.

Amigos fazendo marketing boca a boca de produtos e serviços na Internet

Cuide de seus clientes, peça opiniões e avaliações quando as coisas estão indo bem, use as mídias sociais como um canal de referência, esteja pronto para inovar com gestos inesperados de atendimento ao cliente, enfim, trabalhe para que sua marca crie um exército de clientes para fortalecê-la.

E se quiser reforçar esse time, conecte-se com influenciadores digitais brasileiros. Influenciadores são exatamente o que o nome deles sugere: indivíduos com muitos seguidores e um forte poder para influenciar as crenças e o comportamento dos que os seguem. Por causa de sua reputação já estabelecida, o marketing boca a boca de um influenciador é, sem dúvida, muito valioso.

E sua empresa tem criado boas estratégias de marketing boca a boca? A Linking Sites pode te ajudar nesta tarefa.