Mas Silverman notou um fenômeno interessante: um ou dois que tinham boas experiências com uma droga conseguiam persuadir um grupo inteiro de céticos. E o efeito ia além, sendo capaz até de dissuadir ex-consumidores, que tinham passado por experiências negativas com uma droga.
Uma das empresas que mais entende a dinâmica do boca a boca e a usa com excelência, por exemplo, é a Apple. Por meio de uma série de pré-anúncios, “vazamentos” e até controvérsias calculadas, ela cria constantemente uma onda de especulação e propaganda em torno de seus gadgets. O resultado? Vendas astronômicas e o burburinho que envolve cada novo lançamento.
Por que o marketing boca a boca funciona?
É fácil entender porque esse marketing tão antigo quanto eficaz ainda funciona. Essa maneira de compartilhar informação é vista como mais confiável pelos consumidores do que os métodos tradicionais de promoção. Você vai acreditar em quem? No seu amigo dizendo o que pensa de uma marca, ou no anúncio da empresa, que não foi barato, dizendo o quanto ela é boa?
Se você chegou até aqui, então deve estar convencido de que o marketing boca a boca vale realmente a pena. Mas o que você está fazendo para garantir que os possíveis embaixadores de sua empresa se sintam suficientemente confiantes no seu negócio para recomendá-lo? Se você ainda não parou para pensar nisso, a gente te ajuda com algumas dicas para usar bem essa ferramenta tão poderosa.
Vamos imaginar que o boca a boca é uma grande brincadeira de telefone sem fio. Para o último jogador pronunciar as mesmas palavras do primeiro, é preciso ter alguns cuidados. Confira:
1. Passe a mensagem certa:
Como você pode imaginar, o burburinho positivo começa com produtos de qualidade, serviços e experiências de clientes que suscitam naturalmente uma conversa.
Por isso, é importante passar a mensagem certa. Oferecer um produto melhor do que a concorrência já é um bom caminho, mas se você quer que falem de você, é preciso deixar uma marca consistente. Vá além do que diferencia seus produtos e serviços da concorrência e determine como você gostaria que seus consumidores falassem sobre eles.
Você enquanto consumidor estaria mais inclinado a compartilhar algo que é apenas melhor do que o outro ou porque te proporcionou, por exemplo, experiências como nenhum outro e tem um atendimento de excelência? Descubra o que te faz único, invista nisso e deixe que falem!
No final das contas, a maneira mais fácil de gerar marketing boca a boca nesta era digital é oferecer uma experiência única e digna de compartilhar. Se você der aos seus consumidores algo memorável, eles não poderão ir a nenhum outro lugar, e aí para querer compartilhar com seus amigos, conhecidos e familiares é um pulo.
2. Esteja onde seu consumidor está:
Entenda quem é seu cliente potencial, mas descubra principalmente onde eles estão gastando seu tempo. Não é surpresa que você os encontre nas redes sociais. Elas são o lugar onde a maioria dos pensamentos, sentimentos e ideias em torno das marcas são compartilhadas.
Então marque presença lá também, ofereça conteúdo atraente, com novos produtos e ofertas, informação de qualidade e relevante, além de serviço para os que precisam de suporte e experiências valorizadas pelo seu cliente.
O
marketing digital é a ferramenta mais eficaz para divulgação de conteúdo e compartilhamento das matérias nas redes sociais, utilizando as estratégias de uma
consultoria em SEO, suas páginas podem alcançar os primeiros resultados na busca orgânica do Google e assim trazer mais oportunidades para o seu negócio.
3. Capacite seus defensores:
O ditado que diz “falem bem ou mal, mas falem de mim” certamente não foi criado por um entusiasta do marketing boca a boca. Você deve conhecer aquela máxima que diz que uma pessoa bem atendida fala para 2 ou 3 e uma má atendida fala para mais de 10, certo?
Ter alguém falando mal da sua empresa é realmente um péssimo negócio, então o melhor caminho é munir seus clientes e potenciais defensores de motivos para falar bem. Satisfaça os consumidores ao máximo, oferecendo um produto ou serviço de qualidade e uma experiência única de compra.
E a batalha não termina na conversão de clientes. Incentive sentimentos positivos, identificando seus maiores defensores e agradecendo-os por seu apoio. O simples ato de reconhecimento pode percorrer um longo caminho para criar uma experiência de marca digna de compartilhamento.
Mas a espera sempre valerá a pena, pois o conteúdo criado e compartilhado pelos consumidores sobre marcas ou produtos é honesto, gera confiança e dá aos profissionais de marketing uma garantia extra para trabalhar.
Ao se conectar com seus principais defensores, eles se sentirão mais conectados à sua marca, continuarão a divulgar a boa notícia e, em muitos casos, se tornarão clientes por toda a vida.