Vantagens do marketing multinível
Com a venda direta ao consumidor de produtos e serviços, o marketing multinível é uma forma de reduzir o número de intermediários entre quem produz e quem consome, formando uma rede consistente de distribuidores que compartilha conhecimentos e fortalece a marca, expandindo sua área de atuação e aumentando o faturamento do negócio.
Para os setores que já possuem marcas consolidadas, como o de cosméticos, este modelo é uma alternativa de baixo custo e sustentável para tentar conquistar a fatia de mercado que ainda existe.
Do outro lado, para quem decide entrar nesse mercado, um dos pontos positivos é o baixo investimento necessário para o início das operações: o distribuidor independente não precisa investir em infraestrutura ou pagamento de empregados, apenas na compra dos produtos.
Além disso, a venda acaba se tornando uma oportunidade de renda extra ou até mesmo de independência financeira, proporcionando, também, um horário flexível. Outro aspecto positivo é que em muitos casos os treinamentos são gratuitos, já que o crescimento da rede interessa a todos os envolvidos.
Desvantagens do marketing multinível
Ainda que existam vantagens, a eficácia real do modelo não é provada. Aqueles que buscam um crescimento rápido e fácil, prometido por muitas marcas, tendem a se frustrar, por algumas razões.
A primeira delas diz respeito ao saturamento natural a que está fadado este tipo de modelo. Como o crescimento é progressivo e não há demanda infindável, determinada região poderá ser preenchida por um número tão alto de vendedores que não existirão mais consumidores para todos.
Além disso, como são vários os setores de atividade e a concorrência é muito alta, será preciso, por parte do distribuidor independente, uma dedicação de tempo maior do que o destinado para ganhar uma renda extra para que ele possa de fato criar uma rede e estabelecer contatos para tornar seu negócio lucrativo.
Não confunda com o modelo de pirâmide
Ainda que muito próximos, o marketing multinível e o modelo de pirâmide não são a mesma coisa. O primeiro tem seu foco na venda de produtos, enquanto o segundo se centra no recrutamento de novos participantes. Há casos de pirâmide em que os produtos ou serviços nem existem ou possuem valor muito acima dos similares no mercado.
Nos Estados Unidos, para um modelo ser considerado como marketing multinível ele deverá ter 70% de seu faturamento proveniente da venda dos produtos ou serviços, e no máximo 30% do comissionamento pela indicação de novos vendedores. Se a empresa ultrapassar esse limite, seu modelo é considerado pirâmide, ilegal na maioria dos países do mundo, incluindo o Brasil.
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