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Conheça os tipos de comunicação empresarial

Home  >   Blog  >   Tipos de comunicação empresarial
Publicado em 23/04/2019

Se a rotina impede que você olhe com atenção para a comunicação empresarial do seu negócio, então é melhor começar a rever isso, afinal ela é a essência de uma boa gestão. Planejamento, organização e direção dificilmente serão bem executados sem uma comunicação efetiva.

As empresas são formadas por diversos grupos (de pessoas!) que precisam operar (de maneira eficiente) em conjunto. Para isso, é necessário que a informação circule em todos os meios, de maneira fluida e clara para evitar mal entendidos, criar um elo entre os colaboradores e fortalecer a cultura da empresa. Em última instância, ela influencia no crescimento dos lucros. Percebe como o cuidado com a comunicação é importante?

Quais os tipos de comunicação empresarial

A comunicação não é apenas mais um departamento que gestores muitas vezes querem suprimir em épocas de crise. Ela é algo bem mais amplo e vital para a sobrevivência e manutenção da empresa, tanto interna, quanto externamente. Conheça os tipos de comunicação empresarial.

1. Comunicação empresarial interna

Voltada para o público ligado ao negócio, como colaboradores e prestadores de serviço. Neste âmbito, ela é um importante instrumento de gestão pois funciona como transmissor dos valores, visão e objetivos da empresa a todos os responsáveis pelos seus processos internos.

Se utilizada de maneira efetiva também pode melhorar o clima organizacional, atuando na motivação dos colaboradores. Afinal, não adianta nada se posicionar bem para seu público externo se internamente os próprios funcionários não vestirem a camisa da empresa. Investir na apresentação de resultados, pedir sugestões, ser transparente e prezar pelo trabalho em conjunto é uma das melhores formas de fazer sua empresa crescer e prosperar.

Pessoas discutindo sobre estratégias de tipos de comunicação empresarial

Mas uma comunicação interna eficiente passa pelo entendimento do interlocutor ao qual nos dirigimos. Falar com gestores exige uma abordagem diferente daquela usada com os colaboradores. Qual o meio mais eficiente? Newsletter, TV Corporativa? Tudo isso vai depender da forma como a empresa se organiza. Leve em conta os fluxos de informação:

  • Ascendente: comunicação dos funcionários para os gestores;
  • Descendente: a interação ocorre no sentido inverso. Deve-se ter atenção para que a comunicação não pareça autoritária;
  • Horizontal: o fluxo de informações acontece entre colaboradores em um mesmo nível hierárquico dentro da empresa.

2. Comunicação empresarial externa

O público externo também é um desafio para se trabalhar, pois ele engloba todos aqueles que a empresa deseja atrair, de simpatizantes da marca até os que não gostam dela, seja por seu serviço, produto, posicionamento ou por causa da concorrência.

Para atingi-los há mais ferramentas do que apenas propagandas em veículos tradicionais e na internet. Assessoria de imprensa, branding, redes sociais, relações públicas e eventos corporativos são outras maneiras de mostrar seus valores e ações.

Ao se dirigir ao público externo o objetivo é divulgar produtos, serviços e inovações promovidas pela marca, além de transmitir a imagem da empresa. Assim, a comunicação pode ser de dois tipos:

  • Mercadológica: ações voltadas para consumidores em geral, com foco no posicionamento de produtos e serviços;
  • Institucional: diálogo com a imprensa e com toda a sociedade, com foco no posicionamento da marca.

Comunicação interna e externa são imprescindíveis para atingir os objetivos traçados pelos gestores e devem sempre caminhar juntas para que a percepção e os processos internos da empresa estejam alinhados com aquilo que ela transmite ao seu público externo.

A equipe ou a agência de desenvolvimento de sites deve estar em sincronia para utilizar a mesma linguagem de comunicação definida pela empresa, transmitindo a mesma ideia ao público-alvo.

Qual a importância de uma boa comunicação empresarial?

Uma boa comunicação empresarial impacta positivamente na empresa, desenvolve seu lado humano, evita mal entendidos, motiva colaboradores e faz com que a organização caminhe para o crescimento constante.

Garantir que as informações cheguem a todos os níveis da hierarquia evita que se abra espaço para especulações, fofocas e rumores dentro da organização. Isso torna os colaboradores mais conectados à sua empresa.

Em um lugar onde os funcionários conversam, entendem as atividades uns dos outros e trabalham em conjunto, cria-se uma equipe alinhada e mais motivada, que será muito mais produtiva. Isso melhora o clima organizacional, fazendo com que os colaboradores se sintam muito mais felizes com seu trabalho e com a empresa.

Mais conectados, eles se sentem mais à vontade para tirar dúvidas e propor melhorias para a empresa. Por isso é sempre importante ouvir as pessoas e usar a comunicação empresarial para dar respostas mais humanas e satisfatórias a elas.

Dizem que a comunicação é a alma do negócio, mas podemos dizer que ela é seu corpo também. Na medida em que uma empresa comunica de forma eficaz tanto com o público interno, quanto com o externo, ela mostra sua cara e dá seu recado com muita propriedade a todos. Como consequência, se ganha respeito e credibilidade.

Cuidados a serem tomados

A comunicação lida com pessoas e embora comunicar seja algo tão natural para o ser humano não raro falhamos na missão. Isso porque cada um de nós leva consigo vivências, crenças e personalidades diversas. A comunicação empresarial precisa ser eficiente nesta grande torre de babel das experiências humanas.

Para isso, é preciso ter alguns cuidados. O primeiro deles é no que se refere à linguagem. Tenha claro quem é seu público para usar a melhor maneira de se comunicar com ele. Se entre pessoas de determinada área termos técnicos e jargões são conhecidos, busque outros termos quando falar com o público externo, por exemplo.

Atente-se para que cada área tenha pelo menos um conhecimento superficial sobre o trabalho do outro e que todos tenham acesso aos resultados de cada setor. Dessa maneira, as equipes conseguem ter uma visão geral da importância de cada departamento na engrenagem da organização.

Pessoas reunidas discutindo sobre tipos de comunicação empresarial

Fatores físicos e geográficos como distância, interrupções, ruídos e dificuldade de deslocamento podem se tornar barreiras para uma boa comunicação. Portanto, é importante que sua empresa tire o máximo proveito de todas ferramentas tecnológicas disponíveis para tornar a comunicação empresarial mais próxima, completa e eficiente.

Se antes a comunicação empresarial se limitava aos memorandos, murais de aviso, notas nos cantos dos jornais e telefonemas, hoje, com as novas tecnologias e as redes sociais, suas possibilidades aumentaram, e ela vem ganhando novas formas, marcadas cada vez mais pela criatividade e eficiência.

O que isso significa na prática? Se o meio é a mensagem, como defendia o teórico da comunicação Marshall McLuhan, isso significa que se antes a comunicação empresarial atingia os colaboradores e clientes de forma lenta e fragmentada, hoje, com alguns cliques você garante que pessoas do mundo inteiro vejam sua mensagem com qualidade total e quase em tempo real.

E neste mundo da instantaneidade, a comunicação empresarial e o marketing digital andam de mãos dadas. Se você ainda não tem uma estratégia nesta área, entre em contato com a nossa agência de marketing digital e vamos juntos construir sua marca na Internet.

Como sua empresa tem desenvolvido a comunicação empresarial externa? A Linking Sites pode te ajudar nesta tarefa.