Mas uma comunicação interna eficiente passa pelo entendimento do interlocutor ao qual nos dirigimos. Falar com gestores exige uma abordagem diferente daquela usada com os colaboradores. Qual o meio mais eficiente? Newsletter, TV Corporativa? Tudo isso vai depender da forma como a empresa se organiza. Leve em conta os fluxos de informação:
- Ascendente: comunicação dos funcionários para os gestores;
- Descendente: a interação ocorre no sentido inverso. Deve-se ter atenção para que a comunicação não pareça autoritária;
- Horizontal: o fluxo de informações acontece entre colaboradores em um mesmo nível hierárquico dentro da empresa.
2. Comunicação empresarial externa
O público externo também é um desafio para se trabalhar, pois ele engloba todos aqueles que a empresa deseja atrair, de simpatizantes da marca até os que não gostam dela, seja por seu serviço, produto, posicionamento ou por causa da concorrência.
Para atingi-los há mais ferramentas do que apenas propagandas em veículos tradicionais e na internet. Assessoria de imprensa, branding, redes sociais, relações públicas e eventos corporativos são outras maneiras de mostrar seus valores e ações.
Ao se dirigir ao público externo o objetivo é divulgar produtos, serviços e inovações promovidas pela marca, além de transmitir a imagem da empresa. Assim, a comunicação pode ser de dois tipos:
- Mercadológica: ações voltadas para consumidores em geral, com foco no posicionamento de produtos e serviços;
- Institucional: diálogo com a imprensa e com toda a sociedade, com foco no posicionamento da marca.
Comunicação interna e externa são imprescindíveis para atingir os objetivos traçados pelos gestores e devem sempre caminhar juntas para que a percepção e os processos internos da empresa estejam alinhados com aquilo que ela transmite ao seu público externo.
A equipe ou a agência de desenvolvimento de sites deve estar em sincronia para utilizar a mesma linguagem de comunicação definida pela empresa, transmitindo a mesma ideia ao
público-alvo.
Qual a importância de uma boa comunicação empresarial?
Uma boa comunicação empresarial impacta positivamente na empresa, desenvolve seu lado humano, evita mal entendidos, motiva colaboradores e faz com que a organização caminhe para o crescimento constante.
Garantir que as informações cheguem a todos os níveis da hierarquia evita que se abra espaço para especulações, fofocas e rumores dentro da organização. Isso torna os colaboradores mais conectados à sua empresa.
Em um lugar onde os funcionários conversam, entendem as atividades uns dos outros e trabalham em conjunto, cria-se uma equipe alinhada e mais motivada, que será muito mais produtiva. Isso melhora o clima organizacional, fazendo com que os colaboradores se sintam muito mais felizes com seu trabalho e com a empresa.
Mais conectados, eles se sentem mais à vontade para tirar dúvidas e propor melhorias para a empresa. Por isso é sempre importante ouvir as pessoas e usar a comunicação empresarial para dar respostas mais humanas e satisfatórias a elas.
Dizem que a comunicação é a alma do negócio, mas podemos dizer que ela é seu corpo também. Na medida em que uma empresa comunica de forma eficaz tanto com o público interno, quanto com o externo, ela mostra sua cara e dá seu recado com muita propriedade a todos. Como consequência, se ganha respeito e credibilidade.
Cuidados a serem tomados
A comunicação lida com pessoas e embora comunicar seja algo tão natural para o ser humano não raro falhamos na missão. Isso porque cada um de nós leva consigo vivências, crenças e personalidades diversas. A comunicação empresarial precisa ser eficiente nesta grande torre de babel das experiências humanas.
Para isso, é preciso ter alguns cuidados. O primeiro deles é no que se refere à linguagem. Tenha claro quem é seu público para usar a melhor maneira de se comunicar com ele. Se entre pessoas de determinada área termos técnicos e jargões são conhecidos, busque outros termos quando falar com o público externo, por exemplo.
Atente-se para que cada área tenha pelo menos um conhecimento superficial sobre o trabalho do outro e que todos tenham acesso aos resultados de cada setor. Dessa maneira, as equipes conseguem ter uma visão geral da importância de cada departamento na engrenagem da organização.