HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Conheça 5 erros para se evitar ao administrar um site

Home  >   Blog  >   5 erros para se evitar ao administrar um site
Publicado em 09/08/2019

Um site, seja ele de uma empresa ou independente, é considerado uma das melhores ferramentas para a propagação de informações dentro do mundo digital. Todavia, já que a internet é um espaço que contém uma imensidão de dados e de conteúdos diversos e relevantes, incluindo de concorrentes, é preciso que um website consiga ganhar a preferência e conquistar os usuários.

No caso de empresas, isso resulta na conquista de clientes, como é o caso de uma firma que presta serviços aduaneiros, por exemplo.

É pensando nessa questão que o texto a seguir irá abordar sobre os cincos principais erros cometidos por pessoas ao administrarem um site, erros estes capazes de afundar totalmente o potencial de uma página da internet.

5 erros para se evitar ao administrar um site: mulher com a mão na cabeça e olhando para o notebook.

1. Abusar nos pop-up’s

Uma das ações que mais incomodam a experiência de um usuário dentro de um website é a quantidade exagerada de publicidade que ele tem. Isso porque muitos sites utilizam propagandas de um modo que bloqueia ou dificulta a passagem a certos espaços, prejudicando o acesso dos usuários à partes mais importantes, como os conteúdos.

Portanto, apesar da publicidade ser uma ferramenta boa e essencial para a manutenção de um site (já que é por meio da renda proveniente das propagandas que muitos sites se mantêm), seu uso em demasia pode ser extremamente negativo.

Assim, anúncios publicitários e pop-up’s (as propagandas que “surgem” no meio da navegação de uma página) causam irritação aos usuários, diminuindo o desejo deles em continuar navegando. Além disso, muitos anúncios prejudicam a colocação de um site no ranking das ferramentas de busca, diminuindo as chances de um site ser visto pelas pessoas.

A melhor forma de solucionar esse problema é reduzir a quantidade de anúncios dentro do site. Tendo em vista que é inevitável extingui-las de vez, as propagandas podem ser distribuídas de uma maneira homogênea por entre as páginas, com o intuito de se evitar que o lucro vire prejuízo para o site. Isso se torna ainda mais importante no caso de sites comerciais como de empresa de içamento, por exemplo, já que os sites precisam dar ênfase à própria empresa, e não para outras.

2. Lentidão nos sites

Ter um site lento também pode ser um tiro no pé para donos de websites que estão tentando conquistar uma visibilidade dentro do mundo virtual. Isso ocorre pois os problemas de carregamento dentro de uma página fazem com que os visitantes percam o interesse, abandonem o site e procurem outro que satisfaça as suas necessidades e que funcione corretamente.

5 erros para se evitar ao administrar um site: visitante aguardando o carregamento do site.

Para resolver esse problema, os administradores de websites podem apostar em ferramentas, tais como as oferecidas pelo Google, para testar a velocidade das páginas. Caso a velocidade seja indicada como não satisfatória, os donos do site podem tomar providências relacionadas à hospedagem da plataforma. Ou seja, um site, para funcionar corretamente, precisa estar operando dentro de um servidor de boa qualidade, o qual não crie lentidão e nem quedas de serviço.

3. Sites contendo conteúdo duplicado ou plagiado

O plágio pode ser um grande empecilho para os administradores de website. O plágio de conteúdos consiste na cópia idêntica de textos ou trechos de conteúdos existentes em outros sites. Já a duplicação refere-se à cópia de títulos ou de descrições de outros conteúdos.

Assim, essas práticas não só podem gerar penalidades para os sites plagiadores, como também cria uma imagem ruim de um site perante os seus usuários, demonstrando um certo amadorismo em seu trabalho. Este fato pode ser muito negativo para empresas especializadas em higiene ocupacional segurança do trabalho, por exemplo, já que demonstra uma falta de conhecimento da firma.

Para se evitar situações assim, recomenda-se a utilização de ferramentas verificadoras de plágio e o desenvolvimento de conteúdos próprios, os quais, apesar de trabalhosos, geram retornos bem melhores do que o plágio.

4. Ter um design não adaptável

O problema de muitos sites é ser adaptado para uma determinada resolução. Ou seja, ter um site que só pode demonstrar suas informações de maneira adequada com um certo tamanho pode prejudicar usuários que, por exemplo, tentam visualizar um conteúdo por celulares ou tablets.

5. O layout não ser prático

O layout de um website precisa ser desenvolvido de modo a tornar a experiência do usuário a mais prática possível. Isso quer dizer que informações e páginas de acesso precisam estar dispostas de modo que seja facilmente identificável pelos usuários. Estes não estão à procura de sites complexos e difíceis de serem utilizados.

Tendo em vista todas as informações passadas no texto acima, verifica-se que tais erros podem ser drásticos para o funcionamento de um site. Com isso, mesmo que uma página contenha uma série de conteúdos altamente relevantes, ela não receberá a visibilidade merecida caso não funcione corretamente ou contenha problemas que prejudicam a experiência do usuário.