Diversidade de redes sociais
A maioria das pessoas entende o funcionamento básico de pelo menos uma das diversas redes sociais. Elas costumam estar baseadas no compartilhamento de informações e na interação social.
Antes de definir qualquer estratégia para empresas ou negócios, é muito importante que o gestor entenda sobre cada uma das redes sociais, com o objetivo de encontrar a opção mais adequada para o empreendimento.
Para as marcas, é fundamental ter perfis em cada uma das redes sociais, mas a manutenção das páginas é uma tarefa que exige tempo, dedicação e conhecimentos específicos, já que cada plataforma tem princípios distintos.
No caso de uma academia, por exemplo, para destacar a empresa e render bons resultados, a produção de conteúdos sobre aula de step
deve ser de qualidade, com postagens atrativas para os leitores e capacidade para agregar valor às páginas e valorizar a marca.
Por isso, recomenda-se uma pesquisa completa sobre as principais redes sociais que estão sendo utilizadas no momento. É preciso dar uma atenção especial às características específicas de cada opção. O ideal é pensar na persona (que sintetiza os desejos, comportamentos e objeções dos compradores ideais) para entender qual é o melhor canal para estabelecer uma comunicação eficiente com a audiência.
Também é preciso pensar nos objetivos da empresa, nos produtos ou serviços vendidos. Outra dica é conferir como a concorrência tem se relacionado com os seus consumidores.
A escolha consciente do canal, somada às estratégias mais adequadas para alcançar a audiência, resulta em uma série de vantagens para as empresas, com a possibilidade de aumentar as vendas de produtos ou serviços.
Vantagens do uso das redes sociais para as empresas
As redes sociais são uma grande tendência nos relacionamentos e interações e, por isso, acabou se mostrando uma importante ferramenta de trabalho também para as empresas e profissionais.
De uma maneira geral, elas podem ser úteis para empresas de qualquer segmento, como uma creche de cachorro,
por exemplo. A empresa pode utilizar as plataformas online para a seleção de equipes, a divulgação de serviços ou produtos, para aumentar o engajamento do público e, sobretudo, para popularizar o serviço.
Uma presença ativa nas redes sociais, com campanhas estratégicas, podem alcançar os seguintes benefícios:
- Reforço da marca em um mercado competitivo, de rápidas mudanças;
- Divulgação de conteúdos alinhados à cultura e valores da organização;
- Mais visibilidade para a empresa, atraindo tráfego orgânico para o site;
- Promoção e repercussão de conteúdos próprios, em sites ou blogs;
- Aumento das possibilidades de comunicação com consumidores ou parceiros;
- Possibilidade de aproveitamento de um possível efeito viral;
- Capacidade de monitoramento e análise de comentários sobre a marca;
- Facilidade de recebimento de alertas ou feedbacks negativos de produtos;
- Facilidade para identificar novas oportunidades de negócios;
- Obtenção de informações para estudo das equipes de marketing;
- Possibilidade de aprendizagem e experimentação diária.
Vale a pena ressaltar que os gestores precisam compreender que as estratégias devem ser bem planejadas, mas também podem ser adaptadas, aprendendo com a aceitação do público. Os ambientes das redes sociais são muito dinâmicos e, por isso, os profissionais devem estar dispostos a uma atualização sobre as tendências dos usuários com certa regularidade.
Como aumentar as vendas com as redes sociais
O primeiro passo para dar início ao uso de redes sociais empresariais é compreender as diferenças entre as principais redes sociais e escolher uma ou mais para uma estratégia de
Marketing Digital. Depois, a equipe responsável deve atentar-se algumas recomendações fundamentais, independente do canal escolhido.
Criação de conteúdo relevante
Há muita informação disponível online, portanto, para se diferenciar uma fornecedora de
bolo de pote prestigio, por exemplo, precisa investir em conteúdo, com fotos, vídeos ou textos, que despertem a curiosidade e estreitem os laços com o seu público-alvo.
As postagens precisam ser relevantes para a audiência no momento em que ela precisar. Um afiliado, por exemplo, pode fazer reviews sobre produtos que promove. Já um produtor pode investir em marketing de conteúdo destacando qualidades do material.
De qualquer forma, é fundamental o oferecimento de informações exclusivas, de maneira consistente, com identidade visual própria e relacionadas ao universo dos produtos. Fotos e infográficos são bastante eficientes para atrair a atenção, mas saber escrever uma boa postagem é imprescindível.
Uso de ferramentas de gestão de mídias sociais
Uma estratégia de Marketing Digital bem sucedida costuma envolver a criação de perfis em mais de uma rede social para o compartilhamento de informações e links de venda de produtos e serviços, como a
depilação completa, para exemplificar.
Além de investir em conhecimentos específicos e tempo na produção dos conteúdos, que muitas vezes são especiais para cada plataforma, o uso de ferramentas de gestão de mídias é bastante importante.
As ferramentas auxiliam o acompanhamento e gestão das postagens nas plataformas, com a possibilidade de agendamento. Além disso, apresentam algumas ferramentas para a interação com o público, monitoramento das menções relacionadas à marca de dream plastic,
por exemplo, resposta de comentários dos usuários e outras ações.
Automatizar alguns dos processos pode auxiliar a equipe ou profissional gestor das redes sociais da empresa a não deixar para trás o fundamental, que é a produção de conteúdo.
Grupos e comunidades
Por sua vez, os grupos e comunidades nas redes sociais tem a principal vantagem de reunir pessoas com interesses em comum, o que os tornam excelentes canais para contato com uma audiência segmentada.
A dica aos gestores das mídias sociais empresariais é procurar grupos relacionados ao produto da empresa, como whey protein para engordar,
por exemplo.
A participação em fóruns, realização de postagens respondendo perguntas, entre outras ações, pode atrair a atenção de consumidores em potencial.
A postagem de links de vendas em conteúdos que não estão relacionados, sem contextualização, de forma repetida, pode chamar a atenção negativamente e até causar a expulsão do grupo.
Nas redes sociais também se encaixa um consenso do Marketing Digital: o mais recomendável é estabelecer um relacionamento com o lead, avaliando os principais problemas que ele enfrenta, para apenas depois apresentar uma solução, que é a oferta da empresa.
Incorpore o social commerce
O conceito social commerce surgiu quando as redes sociais passaram a ser empregadas para o comércio eletrônico de produtos e serviços. É, portanto, a integração do e-commerce às mídias sociais, como uma loja funcionando dentro das plataformas.
O social commerce permite a venda de limpeza de pele com peeling,
por exemplo, diretamente para o consumidor, sem intermediários. Mais do que isso, é a transformação do canal de comunicação escolhido em uma plataforma para os consumidores acessarem informações como conselhos de uso, buscarem preferências de consumo semelhantes ou até compartilharem feedbacks.
Uma das vantagens é que o consumidor se sente à vontade para compartilhar informações e recomendar os produtos ou serviços. Ao ajudar os consumidores em seu processo de tomada de decisão de compra, a marca se fortalece e aumenta a autoridade online.
Por fim, contando com profissionais qualificados e experientes na gestão de mídias sociais, com estratégias pensadas especialmente para o caso da empresa e levando em conta características de cada plataforma, é possível alcançar todas as vantagens e fortalecer ainda mais o empreendimento.