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Como vender mais pela internet através das redes sociais

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Publicado em 27/08/2019

Atualmente, as redes sociais são fundamentais nas relações pessoais e de trabalho, e estão sempre presentes no dia a dia. A maioria das pessoas está grande parte do tempo conectada à internet, em contato com familiares, amigos e conteúdos de todos os tipos. Elas acessam as plataformas por uma variedade de dispositivos, como os celulares, tablets ou computadores de diversos tipos.

“Uma em cada três pessoas no mundo utilizaram alguma rede social em 2017, o que representa aproximadamente 2.48 bilhões de pessoas nas plataformas”. Os dados são de uma pesquisa da eMarketer, que apresenta estatísticas e tendências relacionadas ao universo do marketing digital.

“O Brasil também é um dos países em que as pessoas passam mais tempo conectadas, lendo e gerando conteúdo nas redes sociais”, de acordo com resultados de outro estudo, do Instituto de pesquisa ComScore.

Portanto, as redes sociais são instrumentos imprescindíveis para a comunicação hoje em dia, que também podem ser utilizadas para a divulgação e venda de produtos. A utilização estratégica das plataformas agrega uma série de vantagens para as marcas, principalmente com relação à divulgação.

Dependendo da visibilidade e autoridade online, é possível que os consumidores optem por determinada empresa, ao invés de ir à uma oficina mecânica mais próxima, por exemplo.

Entretanto, com tanta competitividade, devido à quantidade de usuários e marcas nas diversas redes sociais existentes hoje em dia, é fundamental buscar a diversificação e a qualidade nos conteúdos.

Como vender mais pela internet através das redes sociais: ícones das redes sociais.

Diversidade de redes sociais

A maioria das pessoas entende o funcionamento básico de pelo menos uma das diversas redes sociais. Elas costumam estar baseadas no compartilhamento de informações e na interação social.

Antes de definir qualquer estratégia para empresas ou negócios, é muito importante que o gestor entenda sobre cada uma das redes sociais, com o objetivo de encontrar a opção mais adequada para o empreendimento.

Para as marcas, é fundamental ter perfis em cada uma das redes sociais, mas a manutenção das páginas é uma tarefa que exige tempo, dedicação e conhecimentos específicos, já que cada plataforma tem princípios distintos.

No caso de uma academia, por exemplo, para destacar a empresa e render bons resultados, a produção de conteúdos sobre aula de step deve ser de qualidade, com postagens atrativas para os leitores e capacidade para agregar valor às páginas e valorizar a marca.

Por isso, recomenda-se uma pesquisa completa sobre as principais redes sociais que estão sendo utilizadas no momento. É preciso dar uma atenção especial às características específicas de cada opção. O ideal é pensar na persona (que sintetiza os desejos, comportamentos e objeções dos compradores ideais) para entender qual é o melhor canal para estabelecer uma comunicação eficiente com a audiência.

Também é preciso pensar nos objetivos da empresa, nos produtos ou serviços vendidos. Outra dica é conferir como a concorrência tem se relacionado com os seus consumidores.

A escolha consciente do canal, somada às estratégias mais adequadas para alcançar a audiência, resulta em uma série de vantagens para as empresas, com a possibilidade de aumentar as vendas de produtos ou serviços.

Vantagens do uso das redes sociais para as empresas

As redes sociais são uma grande tendência nos relacionamentos e interações e, por isso, acabou se mostrando uma importante ferramenta de trabalho também para as empresas e profissionais.

Como vender mais pela internet através das redes sociais: moça criando stories.

De uma maneira geral, elas podem ser úteis para empresas de qualquer segmento, como uma creche de cachorro, por exemplo. A empresa pode utilizar as plataformas online para a seleção de equipes, a divulgação de serviços ou produtos, para aumentar o engajamento do público e, sobretudo, para popularizar o serviço.

Uma presença ativa nas redes sociais, com campanhas estratégicas, podem alcançar os seguintes benefícios:

  • Reforço da marca em um mercado competitivo, de rápidas mudanças;
  • Divulgação de conteúdos alinhados à cultura e valores da organização;
  • Mais visibilidade para a empresa, atraindo tráfego orgânico para o site;
  • Promoção e repercussão de conteúdos próprios, em sites ou blogs;
  • Aumento das possibilidades de comunicação com consumidores ou parceiros;
  • Possibilidade de aproveitamento de um possível efeito viral;
  • Capacidade de monitoramento e análise de comentários sobre a marca;
  • Facilidade de recebimento de alertas ou feedbacks negativos de produtos;
  • Facilidade para identificar novas oportunidades de negócios;
  • Obtenção de informações para estudo das equipes de marketing;
  • Possibilidade de aprendizagem e experimentação diária.

Vale a pena ressaltar que os gestores precisam compreender que as estratégias devem ser bem planejadas, mas também podem ser adaptadas, aprendendo com a aceitação do público. Os ambientes das redes sociais são muito dinâmicos e, por isso, os profissionais devem estar dispostos a uma atualização sobre as tendências dos usuários com certa regularidade.

Como aumentar as vendas com as redes sociais

O primeiro passo para dar início ao uso de redes sociais empresariais é compreender as diferenças entre as principais redes sociais e escolher uma ou mais para uma estratégia de Marketing Digital. Depois, a equipe responsável deve atentar-se algumas recomendações fundamentais, independente do canal escolhido.

Criação de conteúdo relevante

Há muita informação disponível online, portanto, para se diferenciar uma fornecedora de bolo de pote prestigio, por exemplo, precisa investir em conteúdo, com fotos, vídeos ou textos, que despertem a curiosidade e estreitem os laços com o seu público-alvo.

As postagens precisam ser relevantes para a audiência no momento em que ela precisar. Um afiliado, por exemplo, pode fazer reviews sobre produtos que promove. Já um produtor pode investir em marketing de conteúdo destacando qualidades do material.

De qualquer forma, é fundamental o oferecimento de informações exclusivas, de maneira consistente, com identidade visual própria e relacionadas ao universo dos produtos. Fotos e infográficos são bastante eficientes para atrair a atenção, mas saber escrever uma boa postagem é imprescindível.

Uso de ferramentas de gestão de mídias sociais

Uma estratégia de Marketing Digital bem sucedida costuma envolver a criação de perfis em mais de uma rede social para o compartilhamento de informações e links de venda de produtos e serviços, como a depilação completa, para exemplificar.

Além de investir em conhecimentos específicos e tempo na produção dos conteúdos, que muitas vezes são especiais para cada plataforma, o uso de ferramentas de gestão de mídias é bastante importante.

Como vender mais pela internet através das redes sociais: monitoramento de performance.

As ferramentas auxiliam o acompanhamento e gestão das postagens nas plataformas, com a possibilidade de agendamento. Além disso, apresentam algumas ferramentas para a interação com o público, monitoramento das menções relacionadas à marca de dream plastic, por exemplo, resposta de comentários dos usuários e outras ações.

Automatizar alguns dos processos pode auxiliar a equipe ou profissional gestor das redes sociais da empresa a não deixar para trás o fundamental, que é a produção de conteúdo.

Grupos e comunidades

Por sua vez, os grupos e comunidades nas redes sociais tem a principal vantagem de reunir pessoas com interesses em comum, o que os tornam excelentes canais para contato com uma audiência segmentada.

A dica aos gestores das mídias sociais empresariais é procurar grupos relacionados ao produto da empresa, como whey protein para engordar, por exemplo.

A participação em fóruns, realização de postagens respondendo perguntas, entre outras ações, pode atrair a atenção de consumidores em potencial.

A postagem de links de vendas em conteúdos que não estão relacionados, sem contextualização, de forma repetida, pode chamar a atenção negativamente e até causar a expulsão do grupo.

Nas redes sociais também se encaixa um consenso do Marketing Digital: o mais recomendável é estabelecer um relacionamento com o lead, avaliando os principais problemas que ele enfrenta, para apenas depois apresentar uma solução, que é a oferta da empresa.

Incorpore o social commerce

O conceito social commerce surgiu quando as redes sociais passaram a ser empregadas para o comércio eletrônico de produtos e serviços. É, portanto, a integração do e-commerce às mídias sociais, como uma loja funcionando dentro das plataformas.

O social commerce permite a venda de limpeza de pele com peeling, por exemplo, diretamente para o consumidor, sem intermediários. Mais do que isso, é a transformação do canal de comunicação escolhido em uma plataforma para os consumidores acessarem informações como conselhos de uso, buscarem preferências de consumo semelhantes ou até compartilharem feedbacks.

Uma das vantagens é que o consumidor se sente à vontade para compartilhar informações e recomendar os produtos ou serviços. Ao ajudar os consumidores em seu processo de tomada de decisão de compra, a marca se fortalece e aumenta a autoridade online.

Por fim, contando com profissionais qualificados e experientes na gestão de mídias sociais, com estratégias pensadas especialmente para o caso da empresa e levando em conta características de cada plataforma, é possível alcançar todas as vantagens e fortalecer ainda mais o empreendimento.




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