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Conheça as melhores estratégias digitais para impulsionar o seu site

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Publicado em 29/07/2019

O comércio de produtos ou serviços por meio de sites ou plataformas de e-commerce encontra-se em um crescimento constante. Isso se deve ao fato de que a internet vem proporcionando uma facilidade de acesso a inúmeros negócios de uma maneira nunca vista antes. Todavia, o mundo digital está repleto de informações, o que leva os sites a precisarem se destacar dentro da internet. É por essa razão que existem as estratégias digitais para alavancar as vendas de blogs e de sites oficiais.

Nesse sentido, serão abordadas as principais estratégias próprias da área de marketing digital, tais como:

  • O inbound marketing;
  • As técnicas de SEO;
  • O marketing de conteúdo;
  • Os links patrocinados;
  • O mix de produtos.
Quais as melhores estratégias digitais para impulsionar o seu site: equipe discutindo estratégias de marketing digital.

Antes de tudo: o que é o marketing digital?

O termo marketing digital abrange toda e qualquer atividade feita por uma marca através das mídias digitais para promover a sua marca ou os seus produtos e serviços. Dessa forma, é possível falar que o marketing digital é o nome dado a todas as ações tomadas por algo ou por alguém dentro do mundo virtual.

É válido dizer que o marketing digital e as suas estratégias são cabíveis de serem aplicadas em uma série de setores, tais como ONG’s, universidades, igrejas, associações ou empresas em geral desde fabricantes de churrasqueira pré moldada com fogão até lojas de chapas de aço. Para essa tarefa, podem ser usados canais digitais entre os quais se destacam blogs, sites, e-mail, motores de busca, redes sociais, entre outros.

A utilização de tais canais promove uma série de benefícios para as marcas, dentre os quais se destaca o fato de que, usando as estratégias de marketing digital, é possível observar a eficiência das ações de uma empresa. Esta, por sua vez, consegue calcular o retorno dos seus investimentos.

Com isso, uma empresa que presta serviços de colocação de revestimento em ACM, por exemplo, consegue investir uma determinada quantia para desenvolver um site oficial para o oferecimento de seus produtos. Após isso, uma série de recursos digitais permitem o registro do quanto essa firma faturou após a criação de uma plataforma on-line.

Dentro da esfera do marketing digital, o mais essencial é que as empresas e os sites façam uso das inúmeras ferramentas pertencentes a essa área, as quais abordaremos a seguir.

Inbound marketing: conceito e as suas vantagens

O inbound marketing, também nomeado em português como marketing de atração, possui o intuito principal de atrair uma pessoa para que ela conheça os itens que uma empresa é capaz de oferecer. Esse tipo de ação rompe com as estratégias tradicionais de exposição de conteúdos que se baseava em, simplesmente, interromper o que uma pessoa estava fazendo para tentar apresentar a ela um produto.

Isso costumava e ainda costuma ocorrer no caso dos comerciais de televisão ou em anúncios que aparecem no meio de vídeos do YouTube ou do Facebook. Contudo, é importante dizer que, com o avanço da tecnologia, os internautas estão adquirindo a habilidade de escolher os conteúdos que querem receber. É por essa razão que o inbound marketing é uma estratégia digital eficaz, pois ela consegue construir um relacionamento saudável entre marca e consumidor baseado na confiança e no interesse.

Um exemplo marcante disso é a ação de empresas que utilizam o e-mail para veicular promoções para as pessoas. Assim, utilizando uma situação hipotética de uma firma que vende portão de garagem, esta pode obter um grande impulsionamento em suas vendas após enviar anúncios particulares para consumidores potenciais específicos.

As técnicas de SEO e o impulsionamento de vendas

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization, a qual pode ser traduzida, em português, como: otimização de mecanismos de busca. Portanto, as técnicas de SEO referem-se a todos os mecanismos utilizados por sites de busca como, por exemplo, o Bing e o Google com o interesse de organizar e ranquear conteúdos virtuais. Isso ocorre no momento em que usuários fazem pesquisas sobre um assunto determinado.

Quais as melhores estratégias digitais para impulsionar o seu site: mão colocando as letras SEO.

Por essa razão, esses mecanismos são de suma importância para as pessoas ou empresas que possuem uma página na web, já que eles podem dar ou não mais evidências aos sites dentro de plataformas de busca dependendo apenas da pesquisa realizada pelo usuário.

Para exemplificar essa ação, pode-se imaginar uma loja que vende porta de correr em alumínio. Esta é capaz de publicar dicas sobre onde utilizar portas de correr. Essas publicações provavelmente colocarão o site de vendas mais em evidência quando usuários pesquisarem a respeito desses produtos.

Pensando no marketing de conteúdo dentro da internet

Tendo em vista o conceito de SEO explicado acima, é possível abordar a estratégia do marketing de conteúdo. Este, como o seu nome indica, resume-se no ato de produzir conteúdos considerados interessantes e relevantes por parte do site de empresas para que seja criada uma imagem positiva da firma, bem como atrair usuários para acessarem um e-commerce específico. Dessa forma, a firma que faz uso do marketing de conteúdo pode incrementar a sua rede de clientes.

Entre os exemplos de conteúdos que costumam ser desenvolvidos para uma série de negócios, pode-se citar sites que publicam dicas de decoração e design de interiores, onde podem ser encontrados conteúdos um pouco mais técnicos. Isso acontece com artigos que buscam informar como combinar o revestimento cerâmico para piscina com a decoração de uma casa, por exemplo.

Dessa forma, há grandes chances de alguém que se interessa em saber mais sobre aspectos técnicos de um serviço ou de um produto e onde o aplicar para criar uma proximidade e uma visão positiva a respeito do site gerador de conteúdo. O mesmo ocorre com marcas que publicam sobre assuntos referentes a uma área do conhecimento específico, como é o caso de textos a respeito de aquecedor de água a gás. Esses podem interessar pessoas que desejam saber mais sobre o funcionamento dos aquecedores.

O benefício dos links patrocinados para os sites

Um link patrocinado é o nome que se dá para as postagens feitas por empresas dentro de redes sociais ou de plataformas de buscas capazes de serem impulsionadas. Dessa forma, um usuário pode entrar em determinados sites de marcas apenas clicando em um link patrocinado.

Portanto, esses links funcionam como anúncios que levam a pessoa interessada direto ao local de compra on-line. Eles recebem o título de patrocinados pois o anunciante precisa investir uma determinada quantia para que os links sejam espalhados dentro da internet. Assim, é possível encontrar links sendo enviados para potenciais consumidores de um produto que estão acessando redes sociais.

Uma característica interessante dos links patrocinados é que eles se aproveitam de ferramentas disponíveis dentro da internet para veicular anúncios diretamente para pessoas com um potencial para a compra. Isso ocorre, pois, a maioria dos sites da atualidade utilizam algoritmos capazes de determinar assuntos que possam interessar usuários a partir do comportamento destes dentro do mundo digital.

Para exemplificar essa situação, pode-se analisar casos em que uma empresa produtora de manta geotêxtil começa a veicular anúncios a respeito dos seus produtos para uma pessoa que se interessa bastante por jardinagem. Com isso, os algoritmos entendem que existe uma relação entre as pesquisas feitas pelo usuário sobre mantas para jardinagem e o seu potencial consumo de uma manta do tipo geotêxtil.

A importância de se ter um amplo mix de produtos

Ainda dentro da questão da notoriedade que um site recebe dentro da internet, é importante falar sobre o mix de produtos. Este é o nome dado para o conjunto de todos os itens que são vendidos por uma empresa. Nesse sentido, um mix de produtos considerado eficiente é aquele que consegue abranger uma ampla variedade de produtos.

Isso permite que a empresa alcance muitos clientes e domine uma parcela cada vez maior do mercado. Portanto, os links patrocinados do site dessa empresa irão atingir um número muito grande de pessoas, fato que resulta em mais vendas para a loja.

Com isso, uma fábrica que produz chapa recalcada, por exemplo, pode passar a oferecer outros tipos de produtos relacionados com personalização de chapas de aço, tais como chapas cortadas, galvanizadas, chapas de aço inox, de alumínio e assim por diante.

Dessa forma, é possível concluir que, na atualidade, é praticamente inviável que uma empresa fique por fora das estratégias digitais. Estas são de suma importância para a ampliação dos lucros de uma firma e para o consequente destaque dela dentre os seus concorrentes. Pode-se dizer que, quanto mais inovadora e tecnológica uma organização se apresenta dentro do ambiente virtual, mais atenção ela pode receber.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.