Young Millennials versus Old Millennials
O que separa os dois grupos? Dois momentos fundamentais: o primeiro é o ano de 2007 e a popularização dos smartphones, criando uma sociedade hiper conectada e pautada pela velocidade e o imediatismo. E o segundo foi no ano seguinte, em 2008, com a crise mundial, que trouxe inflação, desemprego e pessimismo para a sociedade.
Os Old Millennials tem hoje entre 25 e 34 anos. Crianças e adolescentes na década de 90, eles não cresceram com acesso à internet, smartphones e apps e foram surpreendidos pela recessão econômica. Ainda assim tendem a ser mais otimistas, colaborativos e flexíveis.
Suas maiores aspirações hoje são um novo emprego, viagens ao exterior, a compra de uma casa ou apartamento e a vontade de começar ou voltar a estudar. Também se interessam mais em momentos de “pausa” e “detox” das tarefas para relaxar.
Do outro lado, os Young Millennials tem hoje entre 18 e 24 anos e já cresceram com smartphones e redes sociais. Como já conheceram o mundo com a economia mais frágil, eles tendem a ser mais realistas, questionadores e conscientes quando o assunto são as finanças. Além disso, adoram a filosofia YOLO (You Only Live Once/Só Se Vive Uma Vez).
O que querem os Millennials?
Uma vez Millennials, sempre Millennials. Apesar das vivências diferentes, todos eles tem na conectividade 24 horas seu ponto de encontro e buscam no acesso à cultura a sua principal fonte de educação, inspiração e entretenimento.
Tudo isso impacta as relações entre as pessoas, no trabalho e, inevitavelmente, sua maneira de consumir. Enquanto consumidor, os Millennials querem outras coisas das empresas. E está mais do que na hora de você entender esse público.
Eles não são influenciados por propagandas, mas buscam opiniões de outros consumidores em resenhas, blogs e feedbacks em redes sociais, pois acreditam na sua autenticidade. É também nas redes sociais que procuram estabelecer uma relação com as marcas.
Amam tecnologia e por isso estão conectados por meio de diversos aparelhos eletrônicos. Além disso, são multitarefas e conseguem fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Podem ser menos leais às marcas, mas quando se identificam com uma (não só apenas pelo produto, mas pelas suas ideias, seus valores, posicionamentos e processos de produção) tendem a continuar usando seus produtos.
Como conquistar os Millennials?
Conquistar essa geração não é tarefa fácil, afinal, estamos diante de consumidores altamente exigentes, principalmente no curto prazo. Para atender a esse público, o foco deve estar na experiência do cliente.
Além disso, não tem jeito: para encantar e cativar os Millenials você deve investir em boas relações nas mídias sociais e produção de conteúdo, pois é basicamente isso que essa geração está fazendo: consumindo e (produzindo) conteúdo nos meios digitais.
Sim, a geração Y veio para mudar a sua forma de vender e de se relacionar com o público. Entenda quem são os Millenials e invista em maneiras eficientes de conquistá-los. Para isso, conheça outras características desse consumidor da era digital.