HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Por que adotar um sistema de gestão empresarial para o seu negócio?

Home  >   Blog  >   Por que adotar um sistema de gestão empresarial
Publicado em 11/07/2019

Para que uma organização possa alcançar um crescimento eficaz, é preciso que exista um investimento contínuo em estratégias, principalmente ao considerar a inconstância e competitividade apresentadas pelo mercado. Nesse contexto, a gestão empresarial tem um papel fundamental, uma vez que condiz com etapas que têm o objetivo de conduzir a empresa ao sucesso, através de ações como a análise de resultados, correção de defeitos, prevenção de falhas e detecção de características dos principais problemas.

Com o auxílio de profissionais especializados, é possível alcançar resultados mais eficazes no processo de gestão, principalmente ao considerar que abrange recursos humanos, financeiros e estruturais. Sendo assim, pode ser favorável recorrer a serviços como o de consultoria em gestão de pessoas e de assessoria em segurança do trabalho.

Nesse contexto, sistemas também podem ser incorporados para auxiliar os processos, e uma opção muito visada para o aprimoramento da melhora do empreendimento é o sistema ERP (Enterprise Resource Planning), que consiste em um sistema de gestão integrada, permitindo otimizar o planejamento dos recursos do empreendimento com uma praticidade notória, assim como:

  • Faturamento;
  • Atividades diárias;
  • Fluxo de caixa;
  • Administração de colaboradores;
  • Controle de estoque;
  • Ponto de funcionários;
  • Controle de equipamentos.
Por que adotar um sistema de gestão empresarial: ilustração com pessoas discutindo em sala de reunião.

Dessa maneira, pode-se dizer que o ERP atende como principal funcionalidade auxiliar os empreendedores no processo de gestão através de um controle preciso de dados, especialmente por meio das possibilidades de integração. É algo que, consequentemente, contribui com a otimização do tempo e detecção de estratégias mais eficazes, devido às informações mais precisas.

Conheça os tipos de sistemas de gestão empresarial

De uma forma geral, por mais que existam diferentes tipos, pode-se dizer que o sistema ERP é constituído por módulos que representam os setores da empresa, além de apresentar partes como introdução, processamento lógico e de armazenamento.

Em primeiro momento, há a necessidade de preencher todos os dados necessários para que o processamento viabilize a transmissão para o sistema. A partir desse ponto, as informações são captadas e direcionadas para as áreas necessárias e, posteriormente, ocorre o armazenamento.

Entre os principais tipos de sistemas, é possível dividir em dois principais grupos, os generalistas e os especialistas. O primeiro grupo de sistemas oferece recursos para atender as necessidades das organizações no sentido macro, ou seja, de uma forma panorâmica dos setores. Já os modelos que se encaixam no segundo caso apresentam maior precisão.

Por exemplo, caso uma empresa de montagem industrial tenha exigências extremamente específicas em relação a determinados setores, como o controle de estoque, recorrer a um sistema do segundo grupo pode ser mais favorável para a gestão como um todo.

Opções de sistemas engessados podem apresentar um custo inferior devido ao número de recursos em comparação com outros, enquanto os sistemas verticalizados são ideais para lojas físicas, pois apresentam funcionalidades direcionadas para controle de jornada, comissões, promoções, entre outras possibilidades. Há também alternativas mais completas, que permitem impressão de notas fiscais, boletos, controle do estoque, fluxo de caixa, produtos e a integração com outras atividades. A escolha adequada evita que investimentos altos sejam exigidos posteriormente em outras plataformas.

Como escolher um sistema?

Primeiramente, é imprescindível determinar quais são as principais necessidades da empresa e os objetivos a serem alcançados por meio do ERP, que normalmente estão relacionados em muitos casos com um controle minucioso de determinados setores.

Solicitar uma demonstração pode contribuir com a confiabilidade a respeito do que está sendo contratado, há algumas empresas que disponibilizam um determinado período gratuito com a possibilidade de treinamento, para que a organização compreenda o sistema.

Por que adotar um sistema de gestão empresarial: executivo pensando em novas estratégias.

Com a demonstração, também é possível detectar o grau de complexidade, afinal, qualquer tipo de sistema de gestão comercial ou empresarial deve ser empregado em prol de melhorias, principalmente em relação ao fluxo de trabalho. Outro fator de grande impacto para selecionar a ferramenta, é identificar o tipo de suporte que o fornecedor apresenta, além de sua reputação.

Conforme observado com as informações abordadas ao longo do texto, com o tipo de gestão empresarial correto, principalmente no que diz respeito ao ERP, o planejamento estratégico pode reunir um maior potencial para alcançar o sucesso. No entanto, a seleção e manuseio do sistema empregado deve contar sempre com cautela, principalmente com as informações da empresa e para que prejuízos sejam evitados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.