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Técnicas de Inbound Sales

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Publicado em 11/03/2018

Moderno, lucrativo, cativante: 5 vantagens do Inbound Sales

Com o avanço tecnológico, expansão de possibilidades e informações ofertadas pelos diversos canais encontrados na internet, o perfil dos consumidores se transformou completamente nos últimos anos. Eles estão mais atentos, exigentes e tornaram-se verdadeiros especialistas na arte de pesquisar as vantagens de produtos e serviços antes de efetuarem uma compra. Até aí, nenhuma novidade. Certo?

Acontece que essa mudança trouxe à luz alguns pontos antes desconsiderados pelos consumidores e que hoje são fatores decisivos na hora da compra como, por exemplo, o incômodo fato de ser abordado por vendedores de produtos aleatórios que nada tem a ver com o seu perfil ou estado de espírito em determinado momento ou situação. Com certeza, você já passou por isso também e acabou usando o conhecido Estou apenas dando uma olhadinha.

É exatamente essa a essência do Inbound Sales: conectar o consumidor com aquilo que ele quer e, principalmente, com aquilo que ele precisa de acordo com seus interesses, necessidades e persona.

Mas, o que é Inbound Sales, afinal?

O Inbound Sales é uma estratégia onde a empresa alinha as etapas de venda e marketing através de um compilado de ações como posts em blogs, e-mail marketing, e-books, vídeos, redes sociais e outras ferramentas para que os consumidores encontrem seus produtos e serviços de uma forma mais orgânica e a abordagem de vendas seja certeira.

Em suma, ele conecta o interessado ao seu objeto de desejo ou necessidade e alavanca suas vendas conversando diretamente com leads qualificados e preparados para adquirir produtos e serviços de forma natural e estratégica ao mesmo tempo.

Flechas acertando bem no alvo e um imã atraindo

Por que adotar o Inbound Sales na minha empresa?

Além de atender às preferências dos consumidores e lidar diretamente com clientes em potencial por vocês já falarem a mesma língua, listamos aqui 5 vantagens práticas e objetivas dessa nova tendência na estrutura comercial das empresas. São elas:

1. Proximidade com o cliente

O contato prévio do consumidor com a sua empresa através das ações de marketing digital acaba criando uma relação mais próxima, onde ele já está nutrido de informações importantes sobre o seu produto ou serviço de forma menos invasiva e mais natural. Assim, os vendedores assumem um papel mais consultivo e focado nas necessidades do cliente, e criam uma parceria e não uma relação meramente comercial.

2. Redução no ciclo de vendas

Essa estrutura comercial possibilita que o time de vendas encontre os leads em uma fase de pré-qualificação para compra, fazendo com que o tempo de trabalho seja mais rápido e produtivo, porém, mais decisivo. Os consumidores já sabem exatamente o que procuram e o que a sua empresa oferece, então, os profissionais atuam adequando sua oferta à respectiva demanda do cliente.

3. Time de vendas mais produtivo

Como as negociações acontecem, em boa parte, internamente e via ferramentas tecnológicas como videoconferências, chats e ligações, a empresa evita o gasto com deslocamento de profissionais e também economiza tempo, visto que os contatos foram previamente trabalhados pelas ações de marketing, o que aumenta as chances de conversão.

4. Eficiência na mensuração de resultados

Com a dinâmica de vendas orientada no inbound sales é possível definir uma meta de receitas, vendas e leads por dia, identificando corretamente os estágios da jornada de compra e o crescimento, que se torna facilmente escalável graças a identificação das necessidades de aprimoramento oriundas das avaliações de todas as métricas levantadas.

5. Objetividade no treinamento da equipe

Com a integração dos times de marketing e vendas, somadas à identificação das práticas mais assertivas para cada jornada de compra do consumidor, o compartilhamento de informações ao treinamento de novos membros da equipe é mais eficaz e objetivo, diminuindo gradativamente a margem de erros dos profissionais de cada setor.

Como adotar o Inbound Sales?

Embora essa prática promova diversos benefícios, migrar para essa estrutura com sucesso requer atenção em alguns tópicos importantes. É preciso estruturar processos para que a sua empresa tenha o sucesso almejado ao adotar essa nova estratégia comercial.

Um dos pontos mais importantes é capacitar adequadamente seus funcionários, já que o profissional atuante de Inbound Sales tem como missão-chave priorizar os leads corretos e saber conduzi-los ao longo da jornada de compras ao mesmo tempo em que é necessário saber lidar com o volume. Ou seja, esse vendedor precisa saber exatamente como funciona o funil de vendas, quantas movimentações são necessárias, como realizar esses diagnósticos precoces sobre o caminho a ser trilhado e soluções para efetuar o fechamento das negociações. E após a venda é muito importante conhecer e praticar boas técnicas de como fidelizar clientes para não perdê-los para a concorrência.

A gestão de tempo e a organização do time de vendas também é fundamental nesse tipo de estrutura comercial. Volume de leads gerados pelas ações de marketing, CRM eficaz e uma agenda organizada são requisitos básicos para não correr o risco de perder negociações e levar todas ao objetivo final – o consumo.

Abaixo, listamos alguns pontos fundamentais para implementar essa prática:

  • Estudar e avaliar seu atual modelo de gestão;
  • Contratar, treinar e capacitar adequadamente seus funcionários;
  • Analisar frequentemente a produtividade individual e coletiva;
  • Estruturar processos e práticas de acordo com o seu mercado.

O Inbound Sales é a extensão e conclusão do Inbound Marketing, onde a equipe de promoção online converte contatos qualificados em clientes de forma eficaz, rápida e bem mais produtiva, indo direto ao ponto e com relevância que sustenta seus produtos e serviços no mercado.

A Linking Sites traz no seu portfólio de serviços, a consultoria em SEO e o desenvolvimento de sites com foco estratégico em Inbound Marketing facilitando o caminho entre o consumidor e os produtos/serviços dos nossos clientes.

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Aqui, trabalhamos com a expertise de quem entende a dinâmica do mundo consumidor e traduz resultados e equilíbrio no trabalho de extrema parceria entre o seu empreendimento e um time de profissionais apaixonados pelo o que fazem e, por isso, fazem com excelência, foco e engajamento TOTAL.

Até a próxima!