Por que adotar o Inbound Sales na minha empresa?
Além de atender às preferências dos consumidores e lidar diretamente com clientes em potencial por vocês já falarem a mesma língua, listamos aqui 5 vantagens práticas e objetivas dessa nova tendência na estrutura comercial das empresas. São elas:
1. Proximidade com o cliente
O contato prévio do consumidor com a sua empresa através das ações de marketing digital
acaba criando uma relação mais próxima, onde ele já está nutrido de informações importantes sobre o seu produto ou serviço de forma menos invasiva e mais natural. Assim, os vendedores assumem um papel mais consultivo e focado nas necessidades do cliente, e criam uma parceria e não uma relação meramente comercial.
2. Redução no ciclo de vendas
Essa estrutura comercial possibilita que o time de vendas encontre os leads em uma fase de pré-qualificação para compra, fazendo com que o tempo de trabalho seja mais rápido e produtivo, porém, mais decisivo. Os consumidores já sabem exatamente o que procuram e o que a sua empresa oferece, então, os profissionais atuam adequando sua oferta à respectiva demanda do cliente.
3. Time de vendas mais produtivo
Como as negociações acontecem, em boa parte, internamente e via ferramentas tecnológicas como videoconferências, chats e ligações, a empresa evita o gasto com deslocamento de profissionais e também economiza tempo, visto que os contatos foram previamente trabalhados pelas ações de marketing, o que aumenta as chances de conversão.
4. Eficiência na mensuração de resultados
Com a dinâmica de vendas orientada no inbound sales é possível definir uma meta de receitas, vendas e leads por dia, identificando corretamente os estágios da jornada de compra e o crescimento, que se torna facilmente escalável graças a identificação das necessidades de aprimoramento oriundas das avaliações de todas as métricas levantadas.
5. Objetividade no treinamento da equipe
Com a integração dos times de marketing e vendas, somadas à identificação das práticas mais assertivas para cada jornada de compra do consumidor, o compartilhamento de informações ao treinamento de novos membros da equipe é mais eficaz e objetivo, diminuindo gradativamente a margem de erros dos profissionais de cada setor.
Como adotar o Inbound Sales?
Embora essa prática promova diversos benefícios, migrar para essa estrutura com sucesso requer atenção em alguns tópicos importantes. É preciso estruturar processos para que a sua empresa tenha o sucesso almejado ao adotar essa nova estratégia comercial.
Um dos pontos mais importantes é capacitar adequadamente seus funcionários, já que o profissional atuante de Inbound Sales tem como missão-chave priorizar os leads corretos e saber conduzi-los ao longo da jornada de compras ao mesmo tempo em que é necessário saber lidar com o volume. Ou seja, esse vendedor precisa saber exatamente como funciona o
funil de vendas, quantas movimentações são necessárias, como realizar esses diagnósticos precoces sobre o caminho a ser trilhado e soluções para efetuar o fechamento das negociações. E após a venda é muito importante conhecer e praticar boas técnicas de
como fidelizar clientes para não perdê-los para a concorrência.
A gestão de tempo e a organização do time de vendas também é fundamental nesse tipo de estrutura comercial. Volume de leads gerados pelas ações de marketing, CRM
eficaz e uma agenda organizada são requisitos básicos para não correr o risco de perder negociações e levar todas ao objetivo final – o consumo.
Abaixo, listamos alguns pontos fundamentais para implementar essa prática:
- Estudar e avaliar seu atual modelo de gestão;
- Contratar, treinar e capacitar adequadamente seus funcionários;
- Analisar frequentemente a produtividade individual e coletiva;
- Estruturar processos e práticas de acordo com o seu mercado.
O Inbound Sales é a extensão e conclusão do Inbound Marketing, onde a equipe de promoção online converte contatos qualificados em clientes de forma eficaz, rápida e bem mais produtiva, indo direto ao ponto e com relevância que sustenta seus produtos e serviços no mercado.
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Até a próxima!