Quanto mais qualidade, mais autoridade.
Nesse modelo, o objetivo da captação de clientes é sempre alcançar quem realmente se interessa pela sua marca: qualidade está acima de quantidade, e quanto melhor o conteúdo e a autoridade da sua marca, mais identificação e seguidores ela vai ter.
Através desse processo, a marca consegue aumentar sua visibilidade e audiência, diminuir o custo de aquisições de clientes, geralmente gasto em estratégias tradicionais de marketing como mídia paga, atrair clientes com objetividade, mais possibilidade de conversão e também otimizar o processo de vendas.
Como aplicar o Inbound Marketing?
Para atualizar a
estratégia de marketing digital ao formato inbound, a empresa precisa seguir alguns passos importantes e nós listamos 6 deles para você.
1. Público-alvo
Entender e definir o perfil das pessoas que correspondam ao seu cliente ideal com uma representação detalhada de personalidades que se conectam com a sua empresa é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso. Com essa definição, o desenvolvimento de estratégias fica mais assertivo, assim como a abordagem e uma forma de comunicação personalizada, e com métodos de linguagem específicos alinhados com a personalidade do seu potencial cliente.
2. Produção de conteúdo
A criação de conteúdo relevante para o cliente ideal é uma das ações mais eficazes dessa estratégia de marketing. Quando a marca oferece conhecimento em primeiro plano, torna-se naturalmente uma referência sobre o assunto e o cliente passa a buscar e confiar nela sempre que precisar de informações contundentes sobre os produtos ou serviços relacionados.
3. Conteúdo contínuo.
Esse tópico é uma sequência do que falamos acima, porque o conteúdo produzido precisa acompanhar todas as etapas da jornada de compra para que não reste dúvidas ao consumidor e a conversão seja realizada com sucesso.
É aí que surge um braço importante do Inbound Marketing, chamado Funil de Vendas,
que é dividido em quatro etapas:
- A primeira etapa é o estágio de descoberta, onde a marca procura despertar o interesse do cliente em potencial sobre o assunto no qual é especialista.
- Na segunda etapa, a marca se apresenta como facilitadora do assunto com seus produtos ou serviços.
- Na terceira etapa, o cliente começa a considerar a solução, e fica a cargo da empresa mostrar a necessidade de resolução e o nível de urgência.
- Já na última e quarta etapa, considera-se a decisão de compra, onde o cliente começa a avaliar seus produtos em comparação às outras opções de mercado. É nesse ponto que está o seu diferencial e a necessidade de enfatizá-lo para que a concretização do negócio seja realizada- e com sucesso.
4. Canais de divulgação do conteúdo
Para cada etapa é preciso desenvolver uma estratégia específica de conteúdo e também qual será o seu canal de veiculação mais adequado: redes sociais, posts em blogs, e-mail marketing,
e-books, entre outras.
5. Landing pages
Esse é um dos ápices de todo o processo e para onde todos os usuários conectados com o seu conteúdo devem ser direcionados, pois é aqui que os leads são gerados. Graças a informações como nome, e-mail, telefone, idade etc. visitantes se tornam potenciais seguidores e o caminho para um relacionamento mais próximo é iniciado.
Nessa etapa, é importante criar um formulário de cadastro assertivo com informações relevantes para a equipe de produção de conteúdo e estratégia de marketing, porém, que não seja extenso ao ponto de fazer com que o lead desista no meio do caminho. A partir desse momento, cada lead poderá receber conteúdo adequado e personalizado.
6. Continuem conectados
A criação de um conteúdo informativo e de qualidade permite que ele seja compartilhado de forma orgânica. Por isso, manter as redes sociais da marca atualizadas com tais informações relevantes é fundamental para estimular o engajamento do seu público e criar um relacionamento duradouro e consolidado com ele.
Vantagens do Inbound Marketing
Como os consumidores já estão conectados e buscando soluções online, as possibilidades do Inbound Marketing que favorecem o acesso de clientes em potencial são inúmeras, já que só tende a aumentar a facilidade com a qual os usuários abrem e-mails e aplicativos de mensagens em qualquer lugar, além de procurar resultados em tempo real para seus problemas e interesses.
Outro ponto positivo é que com as técnicas de Inbound Marketing os times de venda e de marketing trabalham em conjunto, atraindo consumidores, identificando suas necessidades e ofertando soluções. Essa estratégia também possibilita uma identificação e mensuração de resultados como verba de investimento e o retorno efetivo para a marca.
Apesar de ser relativamente nova, essa técnica se mostra cada vez mais firme no mercado e é, comprovadamente, uma metodologia mais eficiente se comparada ao marketing tradicional, com entrega de resultados mais relevantes e mensuráveis. A sua marca ganha mais visibilidade porque essas técnicas atraem um volume maior de pessoas interessadas nos seus produtos e serviços.
Viu só? O termo é estrangeiro sim, mas, de forasteiro tem apenas isso mesmo. E aqui na Linking Sites o Inbound Marketing é um trabalho contínuo e feito por especialistas para que todas as etapas sejam realizadas com sucesso e garantam uma experiência de compra única para o seu cliente – que é o nosso também. Nossa equipe abraça a sua causa com muita determinação, entusiasmo, personalidade e foco integral em resultados porque só assim chegamos no lugar em que você quer e merece estar.
Envie-nos um e-mail caprichado contando sua história empreendedora e como podemos melhorar a sua trajetória.
Nos vemos no TOPO!