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Técnicas de Inbound Marketing

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Atualizado em 04/02/2018

Inbound Marketing e a atração orgânica de clientes

A forma como as pessoas consomem conteúdo mudou e as plataformas online são os principais canais de obtenção de informações e entretenimento no Brasil e no mundo. Sites de busca, redes sociais e indicações de blogs sobre produtos ou serviços tornaram-se as fontes mais confiáveis para os usuários encontrarem tudo que eles precisam saber antes de adquirirem alguma coisa, qualquer coisa.

As tendências do Marketing Digital apontam cada vez mais interatividade entre empresas, parceiros de negócios e clientes, consumidores conectados procuram por relacionamentos mais profundos com as marcas, e uma forma que as empresas têm encontrado para se adaptar a esse novo cenário é a aplicação das técnicas de Inbound Marketing – processo de interação onde o cliente escolhe a sua empresa pelo conteúdo que você oferece e pelo relacionamento que você mantém com ele.

Primeiro: O que é Inbound Marketing?

Conhecido como marketing de atração, o Inbound Marketing reúne diferentes estratégias capazes de atrair clientes voluntariamente, gerar mais vendas e reforçar a autoridade de uma marca.

Com foco na criação de conteúdo de qualidade e direcionado aos interesses do seu público-alvo, o Inbound Marketing é baseado em quatro pilares importantes: atrair, converter, relacionar e analisar. Através deles, a marca que escolhe utilizar determinada estratégia de marketing digital que atrai os olhares do consumidor para seu produto ou serviço, aumentando o tráfego no site e gerando leads qualificados.

Consultor analisando Técnicas de Inbound Marketing

Quanto mais qualidade, mais autoridade.

Nesse modelo, o objetivo da captação de clientes é sempre alcançar quem realmente se interessa pela sua marca: qualidade está acima de quantidade, e quanto melhor o conteúdo e a autoridade da sua marca, mais identificação e seguidores ela vai ter.

Através desse processo, a marca consegue aumentar sua visibilidade e audiência, diminuir o custo de aquisições de clientes, geralmente gasto em estratégias tradicionais de marketing como mídia paga, atrair clientes com objetividade, mais possibilidade de conversão e também otimizar o processo de vendas.

Como aplicar o Inbound Marketing?

Para atualizar a estratégia de marketing digital ao formato inbound, a empresa precisa seguir alguns passos importantes e nós listamos 6 deles para você.

1. Público-alvo

Entender e definir o perfil das pessoas que correspondam ao seu cliente ideal com uma representação detalhada de personalidades que se conectam com a sua empresa é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso. Com essa definição, o desenvolvimento de estratégias fica mais assertivo, assim como a abordagem e uma forma de comunicação personalizada, e com métodos de linguagem específicos alinhados com a personalidade do seu potencial cliente.

2. Produção de conteúdo

A criação de conteúdo relevante para o cliente ideal é uma das ações mais eficazes dessa estratégia de marketing. Quando a marca oferece conhecimento em primeiro plano, torna-se naturalmente uma referência sobre o assunto e o cliente passa a buscar e confiar nela sempre que precisar de informações contundentes sobre os produtos ou serviços relacionados.

3. Conteúdo contínuo.

Esse tópico é uma sequência do que falamos acima, porque o conteúdo produzido precisa acompanhar todas as etapas da jornada de compra para que não reste dúvidas ao consumidor e a conversão seja realizada com sucesso.

É aí que surge um braço importante do Inbound Marketing, chamado Funil de Vendas, que é dividido em quatro etapas:

  • A primeira etapa é o estágio de descoberta, onde a marca procura despertar o interesse do cliente em potencial sobre o assunto no qual é especialista.

  • Na segunda etapa, a marca se apresenta como facilitadora do assunto com seus produtos ou serviços.

  • Na terceira etapa, o cliente começa a considerar a solução, e fica a cargo da empresa mostrar a necessidade de resolução e o nível de urgência.

  • Já na última e quarta etapa, considera-se a decisão de compra, onde o cliente começa a avaliar seus produtos em comparação às outras opções de mercado. É nesse ponto que está o seu diferencial e a necessidade de enfatizá-lo para que a concretização do negócio seja realizada- e com sucesso.

4. Canais de divulgação do conteúdo

Para cada etapa é preciso desenvolver uma estratégia específica de conteúdo e também qual será o seu canal de veiculação mais adequado: redes sociais, posts em blogs, e-mail marketing, e-books, entre outras.

5. Landing pages

Esse é um dos ápices de todo o processo e para onde todos os usuários conectados com o seu conteúdo devem ser direcionados, pois é aqui que os leads são gerados. Graças a informações como nome, e-mail, telefone, idade etc. visitantes se tornam potenciais seguidores e o caminho para um relacionamento mais próximo é iniciado.

Nessa etapa, é importante criar um formulário de cadastro assertivo com informações relevantes para a equipe de produção de conteúdo e estratégia de marketing, porém, que não seja extenso ao ponto de fazer com que o lead desista no meio do caminho. A partir desse momento, cada lead poderá receber conteúdo adequado e personalizado.

6. Continuem conectados

A criação de um conteúdo informativo e de qualidade permite que ele seja compartilhado de forma orgânica. Por isso, manter as redes sociais da marca atualizadas com tais informações relevantes é fundamental para estimular o engajamento do seu público e criar um relacionamento duradouro e consolidado com ele.

Vantagens do Inbound Marketing

Como os consumidores já estão conectados e buscando soluções online, as possibilidades do Inbound Marketing que favorecem o acesso de clientes em potencial são inúmeras, já que só tende a aumentar a facilidade com a qual os usuários abrem e-mails e aplicativos de mensagens em qualquer lugar, além de procurar resultados em tempo real para seus problemas e interesses.

Outro ponto positivo é que com as técnicas de Inbound Marketing os times de venda e de marketing trabalham em conjunto, atraindo consumidores, identificando suas necessidades e ofertando soluções. Essa estratégia também possibilita uma identificação e mensuração de resultados como verba de investimento e o retorno efetivo para a marca.

Apesar de ser relativamente nova, essa técnica se mostra cada vez mais firme no mercado e é, comprovadamente, uma metodologia mais eficiente se comparada ao marketing tradicional, com entrega de resultados mais relevantes e mensuráveis. A sua marca ganha mais visibilidade porque essas técnicas atraem um volume maior de pessoas interessadas nos seus produtos e serviços.

Viu só? O termo é estrangeiro sim, mas, de forasteiro tem apenas isso mesmo. E aqui na Linking Sites o Inbound Marketing é um trabalho contínuo e feito por especialistas para que todas as etapas sejam realizadas com sucesso e garantam uma experiência de compra única para o seu cliente – que é o nosso também. Nossa equipe abraça a sua causa com muita determinação, entusiasmo, personalidade e foco integral em resultados porque só assim chegamos no lugar em que você quer e merece estar.

Envie-nos um e-mail caprichado contando sua história empreendedora e como podemos melhorar a sua trajetória.

Nos vemos no TOPO!