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Técnicas de Inbound Marketing

Inbound Marketing e a atração orgânica de clientes

A forma como as pessoas consomem conteúdo mudou e as plataformas online são os principais canais de obtenção de informações e entretenimento no Brasil e no mundo. Sites de busca, redes sociais e indicações de blogs sobre produtos ou serviços tornaram-se as fontes mais confiáveis para os usuários encontrarem tudo que eles precisam saber antes de adquirirem alguma coisa, qualquer coisa.

Consumidores conectados procuram por relacionamentos mais profundos com as marcas, e uma forma que as empresas têm encontrado para se adaptar a esse novo cenário é a aplicação das técnicas de Inbound Marketing – processo de interação onde o cliente escolhe a sua empresa pelo conteúdo que você oferece e pelo relacionamento que você mantém com ele.

Primeiro: O que é Inbound Marketing?

Conhecido como marketing de atração, o Inbound Marketing reúne diferentes estratégias capazes de atrair clientes voluntariamente, gerar mais vendas e reforçar a autoridade de uma marca.

Com foco na criação de conteúdo de qualidade e direcionado aos interesses do seu público-alvo, o Inbound Marketing é baseado em quatro pilares importantes: atrair, converter, relacionar e analisar. Através deles, a marca que escolhe utilizar determinada estratégia de marketing digital que atrai os olhares do consumidor para seu produto ou serviço, aumentando o tráfego no site e gerando leads qualificados.

Quanto mais qualidade, mais autoridade.

Nesse modelo, o objetivo da captação de clientes é sempre alcançar quem realmente se interessa pela sua marca: qualidade está acima de quantidade, e quanto melhor o conteúdo e a autoridade da sua marca, mais identificação e seguidores ela vai ter.

Através desse processo, a marca consegue aumentar sua visibilidade e audiência, diminuir o custo de aquisições de clientes, geralmente gasto em estratégias tradicionais de marketing como mídia paga (pouco eficaz atualmente), atrair clientes com objetividade, mais possibilidade de conversão e também otimizar o processo de vendas.

Como aplicar o Inbound Marketing?

Para atualizar a estratégia de marketing ao formato inbound, a empresa precisa seguir alguns passos importantes e nós listamos 6 deles para você.

1. Público-alvo

Entender e definir o perfil das pessoas que correspondam ao seu cliente ideal com uma representação detalhada de personalidades que se conectam com a sua empresa é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso. Com essa definição, o desenvolvimento de estratégias fica mais assertivo, assim como a abordagem e uma forma de comunicação personalizada, e com métodos de linguagem específicos alinhados com a personalidade do seu potencial cliente.

2. Produção de conteúdo

A criação de conteúdo relevante para o cliente ideal é uma das ações mais eficazes dessa estratégia de marketing. Quando a marca oferece conhecimento em primeiro plano, torna-se naturalmente uma referência sobre o assunto e o cliente passa a buscar e confiar nela sempre que precisar de informações contundentes sobre os produtos ou serviços relacionados.

3. Conteúdo contínuo.

Esse tópico é uma sequência do que falamos acima, porque o conteúdo produzido precisa acompanhar todas as etapas da jornada de compra para que não reste dúvidas ao consumidor e a conversão seja realizada com sucesso.

É aí que surge um braço importante do Inbound Marketing chamado Funil de Vendas, que é dividido em quatro etapas:

  • A primeira etapa é o estágio de descoberta, onde a marca procura despertar o interesse do cliente em potencial sobre o assunto no qual é especialista.

  • Na segunda etapa, a marca se apresenta como facilitadora do assunto com seus produtos ou serviços.

  • Na terceira etapa, o cliente começa a considerar a solução, e fica a cargo da empresa mostrar a necessidade de resolução e o nível de urgência.

  • Já na última e quarta etapa, considera-se a decisão de compra, onde o cliente começa a avaliar seus produtos em comparação às outras opções de mercado. É nesse ponto que está o seu diferencial e a necessidade de enfatizá-lo para que a concretização do negócio seja realizada- e com sucesso.

4. Canais de divulgação do conteúdo

Para cada etapa é preciso desenvolver uma estratégia específica de conteúdo e também qual será o seu canal de veiculação mais adequado: redes sociais, posts em blogs, e-mail marketing, e-books, entre outras.

5. Landing pages

Esse é um dos ápices de todo o processo e para onde todos os usuários conectados com o seu conteúdo devem ser direcionados, pois é aqui que os leads são gerados. Graças a informações como nome, e-mail, telefone, idade etc. visitantes se tornam potenciais seguidores e o caminho para um relacionamento mais próximo é iniciado.

Nessa etapa, é importante criar um formulário de cadastro assertivo com informações relevantes para a equipe de produção de conteúdo e estratégia de marketing, porém, que não seja extenso ao ponto de fazer com que o lead desista no meio do caminho. A partir desse momento, cada lead poderá receber conteúdo adequado e personalizado.

6. Continuem conectados

A criação de um conteúdo informativo e de qualidade permite que ele seja compartilhado de forma orgânica. Por isso, manter as redes sociais da marca atualizadas com tais informações relevantes é fundamental para estimular o engajamento do seu público e criar um relacionamento duradouro e consolidado com ele.

Vantagens do Inbound Marketing

Como os consumidores já estão conectados e buscando soluções online, as possibilidades do Inbound Marketing que favorecem o acesso de clientes em potencial são inúmeras, já que só tende a aumentar a facilidade com a qual os usuários abrem e-mails e aplicativos de mensagens em qualquer lugar, além de procurar resultados em tempo real para seus problemas e interesses.

Outro ponto positivo é que com as técnicas de Inbound Marketing os times de venda e de marketing trabalham em conjunto, atraindo consumidores, identificando suas necessidades e ofertando soluções. Essa estratégia também possibilita uma identificação e mensuração de resultados como verba de investimento e o retorno efetivo para a marca.

Apesar de ser relativamente nova, essa técnica se mostra cada vez mais firme no mercado e é, comprovadamente, uma metodologia mais eficiente se comparada ao marketing tradicional, com entrega de resultados mais relevantes e mensuráveis.

Viu só? O termo é estrangeiro sim, mas, de forasteiro tem apenas isso mesmo. E aqui na Linking Sites o Inbound Marketing é um trabalho contínuo e feito por especialistas para que todas as etapas sejam realizadas com sucesso e garantam uma experiência de compra única para o seu cliente – que é o nosso também. Nossa equipe abraça a sua causa com muita determinação, entusiasmo, personalidade e foco integral em resultados porque só assim chegamos no lugar em que você quer e merece estar.

Converse com a Liz aqui mesmo no nosso site ou nos envie um e-mail caprichado contando sua história empreendedora e como podemos melhorar a sua trajetória.

Nos vemos no TOPO!

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