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Tendências de Marketing Digital para 2019

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Publicado em 17/01/2019

Marketing Digital e otimização de resultados

Você pode até relutar em reconhecer que o marketing digital é uma ferramenta essencial para expansão e fortalecimento do seu negócio, mas saiba que o seu pensamento difere bastante da média do mercado, pois todos os esforços nas plataformas digitais tendem a somar positivamente para qualquer segmento, em qualquer circunstância.

Investir em redes sociais ainda é uma das ações que seguem liderando o potencial estratégico de marketing digital, mas cresce exponencialmente a expectativa e demanda da inteligência artificial à serviço do consumo e de estreitar as relações entre marcas e clientes.

É uma movimentação natural em meio as mudanças de comportamento de uma sociedade que cada vez mais adequa seus hábitos de consumo às evoluções tecnológicas e digitais, mas o principal é perceber como a presença digital ajuda a construir a reputação da sua empresa junto aos consumidores de forma tão leve, prática, ágil e agradável. Se, no passado, o empreendedor tinha que lidar com o apelo exclusivamente publicitário de materiais impressos, outdoors e comerciais na televisão, hoje ele já conta com incentivos digitais muito mais acessíveis, fazendo total diferença no atendimento, prestação de serviços, ouvidoria e entrega. É mais tempo disponível para a engrenagem do seu negócio funcionar 100%.

Vamos acompanhar quatro das principais tendências que o marketing digital deixará fluir em 2019, o ano que promete sacudir o Brasil e, provavelmente, o seu empreendimento.

Chatbots

Assim como em 2018, os assistentes virtuais seguem ganhando espaço entre as ações de marketing estratégico e otimização de atendimento, prezando sempre a agilidade e a melhoria do fator tempo como aliado da relação cliente/empresa. A autonomia dos bots, nome dado aos robôs que estão por trás da ferramenta, permite a economia de tempo mas também engloba a praticidade para a realização de tarefas, tais como envio de orçamentos, tira-dúvidas do consumidor, envio de descrições de serviços ou produtos, propostas comerciais, venda de produtos e compensação da carga de trabalho interno nas empresas, uma vez que conseguem sanar muitas tarefas que, antes, dependiam exclusivamente da força de trabalho humana.

Mulher empreendedora com binóculo olhando as Tendências de Marketing Digital para 2019

Os chatbots são muito bem-vindos nas empresas em que a ordem é otimização de tempo e obtenção da satisfação do cliente, principalmente no quesito atendimento. Sem minutos, talvez horas se desprendendo em ligações ou trocando vários e-mails com o objetivo de resolver um simples impasse, tudo fica mais prático, simples e confortável – prato cheio para o cliente priorizar a sua empresa quando você puder suprir suas necessidades de consumo ou em serviços.

Lives – ou Transmissões ao Vivo

Recentemente tivemos plataformas de social media como Instagram e Facebook ampliando suas dependências em transmissões ao vivo, as famosas lives. Com o contato entre audiência e interlocutor acontecendo em tempo real a interação também é favorecida e novas linhas de relacionamento são criadas, ao mesmo tempo em que as condições para disseminação da informação também se fortalecem.

Não que o uso de vídeos já não seja bem visto junto ao consumidor, mas nada substitui a oportunidade real e imediata de obter notícias, dicas, informações, relatos, acompanhar lançamentos e eventos através do contato ao vivo entre cliente e marca, esta última representada por uma pessoa física. É um método de aproximação eficaz, interativo e completamente estratégico, já que o posicionamento de influência no eixo cliente e marca só tende a ganhar com o uso da ferramenta.

Além disso, o custo da ação é mínimo enquanto seu retorno de investimento (ROI) é alto, tornando a prática digital em questão ainda mais atrativa para empreendedores de pequeno, médio e grande porte e dando ainda mais margem para a atuação de formadores de opinião dentro de suas áreas de atuação, fato que dá mais autoridade de marca ainda ao seu negócio.

O poderoso Marketing de Influência

Apesar de soar como algo relativamente novo, o marketing de influência é uma ferramenta de vendas e fortalecimento de branding bastante antiga. Quem nunca comprou um determinado produto após que alguém o indicasse, apontando qualidades, ótimas referências, vantagens perante outras marcas e performance favorável e dentro do que você espera? Pois então, a cultura de indicação apenas evoluiu para um patamar mais segmentado em celebridades, referenciais, ícones e profissionais influentes na área ou segmento abordado por uma marca ou por determinado produto/serviço.

Assim, o marketing de influência é uma das ferramentas estratégicas que mais podem otimizar suas vendas e imagem junto ao mercado consumidor, contudo, vale lembrar que tal prática exige curadoria profissional por quem entende os processos de comunicação, gestão de conteúdo e assessoria de marketing, afinal, ninguém quer lidar com a desagradável experiência de escolher equivocadamente um porta-voz para representar o seu negócio que mais prejudicará o fortalecimento da sua reputação de mercado do que ajudará. É bom ficar atento e contar com a expertise dos profissionais de comunicação e marketing para que escolhas acertadas permeiem a condução desta ferramenta.

Autenticidade de Conteúdo – Produção de Conteúdo

Esta também é uma ferramenta já conhecida e que irá se consolidar ainda mais com o passar dos anos, ao que tudo indica: marcas e empresas como referenciais de conteúdo. A informação pode e deve ir além dos produtos e/ou serviços que determinada empresa vende ou faz circular no mercado, pois é notório o interesse do consumidor ultrapassando o limite informativo e chegando à esfera de conteúdo, conhecimento, engajamento, participação e interação.

O content marketing, termo igualmente usado para definir a estratégia em questão, se apropria das margens de pauta que determinada empresa consegue desenvolver para impactar seu público-alvo com a disseminação de informação de qualidade e relevante para o seu cotidiano prático. É um método de obtenção de carisma e pertencimento feito para promover entre as audiências todas as nuances positivas na relação branding e target.

Em suma: a produção de conteúdo que não se limita ao universo da empresa, produto ou serviço no qual está inserido cria junto ao mercado consumidor um amplo e poderoso potencial de mercado e de prospecção, ainda que de forma natural e não intencional, como uma cortesia que a sua empresa oferece nas plataformas digitais para quem quiser se alimentar delas.

Ao chegar até aqui nós presumimos que o seu pensamento seja de que 2019 terá bem mais do que quatro tendências favoráveis à expansão e exploração das ferramentas e estratégias de marketing digital, afinal, um ano tão dinâmico e repleto de transições na cultura e sociedade não pode ter tão poucas promessas no quesito marketing digital, não é verdade?

E sim, o seu pensamento está corretíssimo, mas você pode conferir muitas outras orientações, dicas e consultoria personalizada, totalmente alinhada com o seu business core entrando em contato com a Linking Sites, empresa que é referência em produção digital de conteúdo, performance, desenvolvimento de sites, otimização de resultados, marketing digital, e gerenciamento de social media. Aqui você encontra o que busca para potencializar o seu perfil empreendedor e replicar tudo que oferecemos à você em seu negócio.

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