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5 razões para ter um ChatBot na sua empresa

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Atualizado em 13/02/2019

Já não é nenhum segredo que a tecnologia avançou de tal forma que uma das suas principais premissas hoje é melhorar a qualidade de vida de todos nós, e nisso, claro, incluímos as inúmeras relações de consumo, processos de comunicação e atividades que vão desde compras em supermercados a itens difíceis de serem encontrados em lojas físicas e que o consumidor consegue com muito mais facilidade no ambiente online.

Mas, convenhamos: é desagradável entrar num site de e-commerce em busca do produto que você cobiça há tempos, não encontrá-lo, recorrer ao e-mail de contato da empresa e demorar dias, semanas ou até meses para receber uma resposta, seja ela qual for. Ou então, você abre determinado site a fim de obter mais informações sobre serviços e a dificuldade de acessar o conteúdo ou localizar o que gostaria é grande o bastante para fazer com que desista daquela verdadeira caça ao tesouro sem fim. O prazer no processo de compra vai embora e dá lugar ao interesse em produtos e serviços similares ao que você buscou e o concorrente tem para dar e vender – literalmente.

O ChatBot em ação

Na atual dinâmica do mercado, onde a rapidez e qualidade do atendimento fazem total diferença no processo de decisão da compra, tornou-se fundamental usar de ferramentas estratégicas, práticas e que estejam disponíveis durante todo o tempo de navegação do consumidor e que contribuam de forma efetiva na conversão de vendas.

É aí que entram os ChatBots. O termo veio das palavras em inglês chat (conversa, bate-papo) e bots (robôs). Na linguagem digital e mercadológica é a perfeita tradução da parceria entre comunicação e inteligência artificial, que surge como a alternativa mais eficaz e imediata para que as situações citadas anteriormente e tantas outras não se repitam no processo de consumo, dando lugar para clientes mais satisfeitos e conectados às marcas e serviços dos quais dispõem.

Robôs? Atendimento automático? Não, os chatbots vão além e trazemos agora cinco razões incríveis para você não ter dúvidas disso. Confira!

Mulher apertando a mão de um robô

1. Os chatbots otimizam o atendimento ao consumidor

Se no atendimento convencional e presencial é praticamente inviável que um vendedor dê suporte para duas pessoas ao mesmo tempo e mantenha assim altos níveis de qualidade, no chatbot a história é bem diferente, pois ele permite que vários clientes sejam atendidos simultaneamente, em tempo real e sem o desconforto que causa a falta de atenção ou retorno por parte de vendedores, consultores ou empresas, algo recorrente não só em lojas físicas como também no ambiente virtual.

Agilizar o atendimento é uma das formas de fidelizar o cliente, pois o consumidor atual está sempre ocupado com suas atividades pessoais e profissionais,

2. Os chatbots ampliam o potencial e o branding da sua empresa

A rede Magazine Luiza, uma das principais do varejo nacional, viu o potencial e a popularidade da sua marca expandir-se ainda mais com a criação do seu próprio bot: Lu, mascote e atendente virtual da empresa.

Assistente virtual - chatbot Magazine Luiza Fonte: Blog da Lu - Magazine Luiza

Ao incluir a Lu no aplicativo de relacionamento Tinder no último dia dos namorados e a posicionando como bissexual ao longo de toda ação, a Magazine Luiza promoveu a importante mensagem de que, para a empresa, a questão de gênero não tem influência alguma no relacionamento da marca com o consumidor. Lu deu match em homens e mulheres, e para cada match recebido, ela cedia desconto ao pretendente. O resultado? 150 mil matches e expressivo crescimento orgânico de acessos ao aplicativo.

3. Os chatbots reduzem custos no seu negócio

Você sabia que o uso de chatbots reduz, em média, 80% do percentual de custos com SAC de uma empresa? Segundo pesquisa da Gartner, cerca de 30% de todas as posições do mercado de trabalho serão substituídas por robôs até 2025. Ou seja: ao empreendedor, caberá adotar a dinâmica dos chatbots e ter a certeza de que seguir as tendências que o futuro reserva é sinônimo de mais economia e, posteriormente, mais receita para investimentos e até mesmo para desenvolvimento de novos projetos.

4. Os chatbots ampliam a oferta de emprego

Num primeiro momento é normal pensar que a inteligência artificial dos chatbots substitui pessoas reais, mas isso cai por terra quando o empreendedor amplia sua visão de negócio e a estende para a seguinte lógica: mais clientes, mais receita. Mais receita, mais oportunidades de negócio. E quem desenvolve os braços de qualquer negócio? Sim, as pessoas.

Os chatbots são alternativas viáveis e que favorecem qualquer negócio. Se, por exemplo, a empresa dispõe de duas pessoas para executar a função de SAC do seu site, com o chatbot isso não é necessário, dando a chance de que essas pessoas trabalhem de forma mais estratégica na resolução de questões complexas nas quais se faz necessária a expertise de profissionais qualificados e com potencial de gestão.

Lembre-se: o verdadeiro empreendedor compartilha atribuições, e não as retém.

5. Os chatbots facilitam a coleta de dados

A Uber, empresa internacional que revolucionou o sistema de transportes particulares no Brasil e no mundo adotou o uso consolidado de assistentes virtuais no recrutamento de novos motoristas, mapeando ao longo do processo de cadastro os melhores trajetos e potencial de prospecção de acordo com as informações dadas pelo candidato. A base de dados, nesse caso, torna ainda mais dinâmica o processo de recrutamento sem que demais as atribuições da Uber enquanto corporação sejam comprometidas ou preteridas.

Assistente virtual - chatbot Uber Fonte: Google Search - Uber Technologies

Identificar o perfil dos consumidores fica muito mais fácil e prático através dos chatbots. Isso porque todos os atendimentos online ficam gravados, o que permite que eles sejam utilizados em análises feitas em tempo real, ativações futuras ou setorização da base de dados. Os robôs sabem quem é o consumidor, seus problemas e dúvidas, seu perfil de consumo nas redes sociais, status de pedidos e prestam suporte 24 horas, todos os dias e para um número ilimitado de clientes.

Viu? Agora é com você!

Faça dos chatbots parceiros do seu negócio e conte com a Linking Sites para que essa parceria seja executada com profissionalismo, competência, excelência e total comodidade. Nossos pacotes de serviços compreendem o Desenvolvimento do Site da sua empresa, com foco em Marketing Digital e aplicação das melhores práticas de SEO para potencializar os resultados e você recuperar rapidamente o seu investimento.

Afinal, o primeiro passo é seu, mas nós caminharemos lado a lado, rumo aos resultados que farão de você, assim como CEOs de renomadas empresas que apostaram nos chatbots como Uber, Apple e Google, um empreendedor de estrondoso SUCESSO.





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