HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Facebook: Marketing para empresas

Home  >   Blog  >   Facebook: Marketing para empresas
Atualizado em 08/02/2019

Conectividade com Marketing Digital

Conectividade. Se no passado essa palavra era mais comum nos filmes de ficção científica, hoje ela é a tradução das nossas relações pessoais, profissionais e de consumo. E quando falamos em consumo as coisas também mudaram bastante. Os outdoors e panfletos ficam cada vez mais obsoletos nas estratégias de marketing porque a tecnologia, praticidade e agilidade em caráter de redes sociais figura o que chamamos de marketing digital.

E como atrelar todas as vantagens do marketing digital no meu negócio? Como usar de redes sociais para favorecer minha empresa, meu sonho empreendedor? Para muitas pessoas é um grande desafio entender como as redes sociais são ferramentas indispensáveis às estratégias e também para estreitar os laços entre marcas e clientes.

Neste contexto, trouxemos para nossa pauta de hoje aqui no Blog da Linking Sites o Facebook e como ele dispõe de recursos incríveis que vão impulsionar a sua pequena empresa a patamares mercadológicos que serão diferenciadores de peso frente à sua audiência e concorrência.

Confira 9 razões para incluir o Facebook na sua Estratégia de Negócios!

1. Dados que falam por si só

O Facebook é a maior rede social do mundo e os seus números reiteram totalmente seu poderio. Dê só uma olhada!

Facebook no Mundo

  • 1,94 bilhão de usuários ativos por mês;
  • 1,28 bilhão ativos por dia;
  • 1,15 bilhão de usuários ativos via dispositivos móveis;
  • Tempo de 20 minutos, em média, a cada acesso;
  • 5 novos perfis criados por segundo;
  • 300 milhões de uploads de fotos diariamente;
  • 510 mil comentários por minuto;
  • 4,75 bilhões de conteúdos compartilhados diariamente.
Pessoas interagindo com Facebook através de notebooks e celulares

Facebook no Brasil

  • 3º país do mundo em quantidade de contas ativas;
  • 103 milhões de usuários individuais;
  • 67% dos usuários acessam o Facebook diariamente;
  • 97,6% das empresas nacionais estão no Facebook;
  • 67% dos brasileiros avaliam a presença nas redes sociais como muito importante.

2. O poder das Fan Pages

Além do recurso de criação de perfis pessoais, o Facebook também possui o recurso de criação de fan pages (páginas) para marcas, empresas, negócios, serviços, instituições e mais. Com elas o empreendedor pode veicular seu negócio de forma mais expansiva, segmentada e focada em despertar no público o sentimento de pertencimento, facilmente traduzido pelo termo fãs.

Perfis pessoais ou Fan Pages

É comum encontrarmos perfis pessoais que são usados para divulgar empresas, serviços ou trabalhos independentes? Sim. É correto? Não, pois muitas funções e recursos da fan page que favorecem e ajudam a promover seu negócio não existem para perfis pessoais, o que pode prejudicar e comprometer a sua estratégia digital, a ponto de que os resultados que você deseja não cheguem como o planejado, então fica a dica, é preciso que você crie uma página do facebook específica para o seu negócio.

Mas vale lembrar que criar uma fanpage não é tão simples e todos os passos no assunto devem ser bem analisados, planejados e geridos para que a experiência ao acessar a página seja a melhor possível e 100% alinhada com as demandas do seu cliente, empresa, produtos e serviços.

Empatia nos negócios

Uma vez que sua Fan Page foi desenvolvida e publicada considerando as melhores práticas, a interação com o seu público alvo é fundamental, o tempo de resposta para comentários ou perguntas solicitando informações sobre seus produtos e serviços deve ser visto como uma oportunidade e respondido prontamente.

Além disso, muito mais que entender o que se passa com o seu cliente nas mais diversas situações, ser empático com ele é promover a privacidade, a confiança e a certeza de que optar pelo seu negócio foi uma escolha acertadíssima, pois você é a marca, a empresa que o acolheu, e está 100% disponível para atender suas demandas, compreender seus questionamentos e colocar-se no lugar dele mediante qualquer impasse.

A empatia nos negócios requer muita sensibilidade e proatividade. Quem gosta de esperar dias, semanas até receber determinado retorno de alguém? Ou então, ter um problema específico tratado com desdém? E assim como é na vida é no mercado consumidor. Ignorar todos os sinais que seu cliente transmite em mensagens diretas é dar um tiro no pé. Pensar que ele pode esperar e não se colocar no lugar dele é dar dois.

O bom atendimento sempre será uma das melhores técnicas sobre como fidelizar clientes, fique atento aos detalhes.

3. Relevância na Rede é tudo

Para sua empresa ser relevante dentro do Facebook é importante entender quem é o seu público, com quem você está falando e como o seu negócio pode se conectar à personalidade de tal público. A partir disso, construir uma mensagem que seja interessante e agradável torna-se um movimento natural na sua estratégia de marketing.

Produzir conteúdo relevante para seus clientes ou falar sobre qualquer assunto, requer pesquisa, análises e observações acerca de seus gostos, preferências, hábitos e afinidades dentro da rede e leva a sua empresa para a concorrência direta com os adversários no mercado em que você atua, tirando você do anonimato e elevando sua projeção como empreendedor de sucesso.

4. O Facebook é para todos

E é mesmo! Nas mídias sociais você consegue o mesmo índice de atenção do facebook para empresas grandes como Coca-Cola, Nike, Lojas Americanas e tantas outras. Há uma viabilidade bem mais prática e potencial de alcance de clientes mais amplo e que representa mais crescimento, popularidade e otimização de resultados. O segredo é estudar como a concorrência se posiciona e observar em quais pontos você pode se destacar se comparado a ela, lembrando sempre que ter presença ativa dentro do Facebook fortalece o seu relacionamento com clientes.

5. Facebook Ads

Esse é o nome do conjunto de anúncios publicitários veiculados dentro do Facebook, que cria campanhas segmentadas dentro da rede e as direciona para determinado nicho compatível à sua empresa.

Com amplos formatos de anúncios e inúmeras possibilidades de combinação de conteúdo, abordagens e interesses, o Facebook Ads facilita o seu caminho rumo a resultados rápidos, positivos e impactantes que não podem ser pautados apenas no alcance orgânico – ou seja, no alcance que você pode adquirir sem a divulgação de anúncios e que não dispõe da rapidez e segmentação oferecidos pelo recurso de anúncios pagos específico da rede.

6. Impacto de Mídia

É fato que passamos a maioria do nosso tempo conectados, e nisso também incluímos nosso cliente. Então, ter sempre em mente que o seu público acessa a todo o tempo informações relevantes, anúncios, campanhas e conteúdos decisivos no processo de compra é requisito máximo quando pensamos no Facebook para negócios.

Reconhecendo que o consumo é multifacetado e mensurar as etapas no processo de marketing digital não podem se guiar apenas nos cliques, o Facebook traz alternativas e recursos que oferecem o estudo de métricas ao longo de toda a jornada de compra.

7. Facebook Insights

O Facebook Insights tem como função apresentar como está o desempenho da sua fan page de acordo com a interação dos seus usuários, analisando as métricas atreladas à rede social.

Com o Insights você descobre quais são os posts mais populares, qual o nível geral de engajamento e informações consideráveis e determinantes sobre o perfil da sua audiência, podendo descobrir qual será a melhor linguagem para interagir com o público e, consequentemente, converter clientes.

8. Facebook Messenger

Anote esses dados:

  • 2 bilhões de mensagens trocadas entre pessoas e empresas, mensalmente;
  • 53% das pessoas têm mais chance de adquirir produtos ou serviços da sua empresa se puder enviar uma mensagem direta na sua fan page;
  • 56% das pessoas preferem entrar em contato via Facebook Messenger do que ligar para centrais de atendimento e enviar e-mails.

Impressionante, não? E quem traz esses números e percentuais é o próprio Facebook, que convida você a repensar sobre os canais que utiliza para relacionamento e contato com seus clientes: Será que fazer isso pelo telefone é efetivo como já foi – ou tentou ser – no passado? O mundo mudou e a forma de nos comunicarmos também. Eu também preciso mudar, certo? Como conectar o meu produto ou serviço às dinâmicas inovadoras do marketing e da comunicação? Estou entendendo de fato o que o meu público deseja?

Perguntas que você talvez já tenha feito para si mesmo. Ou talvez não. De todo modo, a conclusão é comum para ambas as situações: o Facebook Messenger está aí para somar à sua empresa, o seu negócio, e você não pode ignorar isso. Ou pode, mas vai perder oportunidades incríveis que só o uso adequado da ferramenta pode oferecer com total rapidez, personalidade e qualidade.

Numa única conversa, o Facebook Messenger comporta, num mesmo canal, três fatores essenciais e valiosos para você e seus clientes: consultoria, incentivo de compra e empatia.

Construir um perfil confiável e preferencial em vendas não é uma tarefa fácil, porém, com o Facebook Messenger você chega lá. Ser referência em vendas é, antes de mais nada, ser a empresa com a qual o seu público mais se identifica, mesmo em meio a tantas outras. Esse trabalho de consolidar o que você tem a oferecer junto ao mercado em que atua pode ser desenvolvido com o envio de promoções, mensagens sazonais, convites para eventos e campanhas, interação personalizada e muitas outras técnicas.

Incentivar o cliente via Facebook Messenger é dar ao seu negócio mais chances de crescimento. Se quando chega mensagem nova para você no seu inbox pessoal da ferramenta a curiosidade é enorme, com o seu cliente não é nada diferente. Ele abre, lê e tem acesso ao que você comercializa. E tudo de forma sutil e bastante eficaz.

9. Melhor Custo x Benefícios

Investir no Facebook para pequenas empresas, como ferramenta de marketing digital é mais rentável e econômico do que você imagina, pois, além de trazer soluções que culminam em retorno e resultados para o seu negócio, você também concentra seus esforços de promoção e divulgação numa plataforma de alcance mundial, como mencionamos, e dispensa a produção de mídias impressas e de alto custo que já não surtem tanto efeito imediato como redes sociais.

Parceria com resultados

Achou pouco e quer saber mais sobre tudo que o Facebook permite e pode oferecer para você e o seu negócio? Infinitas possibilidades de expansão e crescimento em curto espaço de tempo? Ou então não tem habilidade com redes sociais, porém, está disposto a inserir a sua empresa no marketing digital e estratégico, representado aqui nesta matéria pelo Facebook e todas as suas funcionalidades favoráveis, mas que também possui outros canais como Instagram, LinkedIn, Sites, landing page e aplicativos?

Então é só entrar em contato com a gente e descobrir como a Linking Sites e seus serviços de: marketing digital, consultoria em SEO, gerenciamento de redes sociais, produção de conteúdo web, curadoria de Facebook e desenvolvimento de sites podem auxiliar você na construção da presença digital de sua pequena empresa nesse imenso mundo de oportunidades, relacionamento e interações por segundo que o Marketing Digital e o Facebook oferecem como NINGUÉM. Aproveite, leia esse artigo e saiba como gerar leads através do Facebook Leads Ads para a sua empresa.

Te encontro aqui na próxima matéria!