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Entenda a importância do Inbound Marketing no mercado atual

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Publicado em 30/08/2019

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias utilizadas com o objetivo de atrair, converter e encantar os clientes, também chamado de Marketing de Atração. Trata-se de uma proposta diferente, que busca atrair os clientes com base no Marketing de Conteúdo, SEO e estratégias nas redes sociais.

Hoje em dia, a maioria das pessoas prefere pesquisar sobre um produto em sites de busca antes de fazer uma compra, do que ouvir a opinião dos vendedores.

Com maior acesso à informação e o advento das redes sociais, os consumidores também estão mais exigentes. As empresas necessitam se dedicar à criação de novas maneiras de atrair, conquistar e manter os seus clientes, e o Inbound Marketing é uma ferramenta que nasceu para isso.

Essa estratégia de Marketing Digital possibilita a aproximação dos clientes certos, com maior poder de persuasão, o que encurta o ciclo de vendas e contribui para diminuir os custos das empresas.

Aos empreendedores, cabe a compreensão do conceito, processos envolvidos, vantagens e ferramentas para a aplicação de estratégias de Inbound Marketing para o benefício de empresas de qualquer tipo de segmento.

Profissional analisando dados de Inbound Marketing.

O que é Inbound Marketing?

Com base na criação e compartilhamento de conteúdo segmentado, de acordo com um público-alvo específico, o Inbound Marketing visa conquistar a permissão para comunicação com um potencial cliente, gerando uma relação que tende a durar.

A ideia é investir na produção de conteúdos interessantes e relevantes. As pessoas que são impactadas pelas peças tendem a sentir confiança nas marcas e se aproximar, facilitando um relacionamento que pode resultar em vendas.

Por esse motivo o Inbound Marketing também pode ser chamado de Marketing de Atração, nessa estratégia os clientes vêm até a empresa, interessados pela mensagem que ela passa. Isso facilita a apresentação de soluções aos clientes, contribuindo também para popularizar a marca.

O Inbound Marketing surgiu em um momento em que as marcas perceberam que interromper a audiência com propagandas não era a melhor ideia para promover produtos. Elas passaram a criar conteúdos relevantes, ajudando o público-alvo a conhecer o universo em que o produto se insere.

Desta forma, quando estiver com a decisão de compra de som automotivo retrátil ou outros produtos mais madura, as chances de a marca ser escolhida aumentam, porque os consumidores passam a confiar mais nas empresas.

Entretanto, antigamente os consumidores tinham menos controle sobre o seu consumo, o que mudou com a internet, possibilitando a escolha de canais, conteúdos, formas de consumir, entre outros aspectos. Por isso, é fundamental uma estratégia de Inbound Marketing bem planejada, para garantir os resultados esperados.

Processos do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias eficientes para aumentar o alcance das empresas. As ações se dividem, basicamente, em quatro etapas:

1. Atrair

As conversões online dependem diretamente de um tráfego qualificado. Por isso, o Inbound Marketing tem início com uma etapa em que os conteúdos têm o objetivo de fazer com que as pessoas passem a visitar um site, blog ou rede social constantemente.

Um exemplo seria um site sobre acessórios automotivos que, devido à qualidade e relevância dos conteúdos sobre tacógrafo digital e outros materiais promovidos, poderia ganhar a preferência de um cliente.

2. Converter

O objetivo de conseguir um grande número de visitantes é converter o máximo possível em leads. Isso significa que as pessoas interessadas no universo em que o produto se insere se transformam em oportunidades reais de vendas.

3. Vender

Depois de investir na nutrição dos leads, por meio dos conteúdos relevantes e aumentando a autoridade da marca, é necessário avaliar quem está no estágio certo para realizar as compras.

4. Encantar

O encantamento do cliente deve seguir depois das transações, com o início de uma nova jornada. Nesse momento, a marca deve investir na sua promoção, com o objetivo de fidelizar os consumidores e continuar atraindo mais clientes.

Vantagens das estratégias de Inbound Marketing

A atração de consumidores em potencial com a produção de conteúdos relevantes pode ser bastante vantajosa para negócios de diversos setores e tamanhos, como clínicas de estética especializadas em tratamento estrias vermelhas, para exemplificar.

O método do Inbound Marketing é capaz de construir uma marca forte para a empresa, o que é crucial para aumentar as vendas e alcançar um bom lucro.

Dentre as principais vantagens, é possível listar:

  1. Alcançar o público certo;
  2. Estabelecer um contato mais próximo com clientes;
  3. Aumentar o poder de persuasão;
  4. Encurtar o ciclo de vendas;
  5. Diminuir os custos do negócio;
  6. Aumentar o valor do tickets médio;
  7. Possibilidade de mensuração de resultados em tempo real.

1. Alcance do público certo

As estratégias de Inbound Marketing contribuem para aumentar o alcance da marca, ajudando a alavancar a quantidade de visitas nos sites das empresas, em comparação com as que não investem no método. O alcance pode ser crescente, de acordo com a quantidade e promoção de conteúdos sobre lipoescultura masculina, ou outros serviços.

A importância do Inbound Marketing no mercado atual: conhecendo o público alvo.

Entretanto, a qualidade é mais importante do que a quantidade, já que o conjunto de estratégias permite o contato com um público segmentado, interessado no universo em que o produto se encaixa.

2. Estabelecimento de um contato mais próximo com clientes

O Inbound Marketing ajuda os consumidores, na prática, com conteúdos informativos e relevantes. Ao invés de simplesmente vender, a estratégia ajuda a criar uma relação de confiança.

Isso permite que o público esteja mais aberto para recomendações que venham da marca, como dicas de uso de máquina para contar dinheiro, por exemplo.

O Inbound Marketing se baseia completamente na comunicação aberta com interação constante. Por isso, acompanhar a reação das personas é o melhor feedback que uma equipe de marketing pode ter.

3. Aumento do poder de persuasão

A persuasão é fundamental para as vendas, porque é bem mais difícil convencer quem está em dúvida e, nesses casos, a relação no pós-venda também pode ser comprometida.

O Inbound Marketing possibilita que as personas recebam exatamente o tipo de conteúdo informativo que precisam, dando tempo e material suficiente para que elas se convençam sozinhas sobre a importância de um aluguel de tenda para festa, por exemplo.

Quando chega no momento de a marca oferecer o seu produto ou serviço, geralmente a solução para um problema que a persona está enfrentando, todo o histórico entra em jogo, já que o lead provavelmente já tem uma imagem da marca, de acordo com a qualidade do material oferecido.

Por isso o Inbound Marketing é capaz de impulsionar vendas, ampliando o número de clientes de um negócio de aluguel de tenda para casamento ou aniversário, por exemplo.

4. Encurtar o ciclo de vendas

Ciclo de vendas é o tempo que a empresa gasta desde o contato inicial até a conclusão de uma venda com um cliente, incluindo todas as etapas da jornada.

É prudente dizer que quanto mais tempo uma empresa gasta para a conversão de leads em clientes, maior o ciclo. O problema é que isso representa um custo maior para a venda de um buffet para 150 pessoas, no caso das empresas especializadas em eventos, por exemplo.

A diminuição no ciclo de vendas acontece principalmente por conta do conteúdo personalizado e de importância para a audiência, que contribui para acelerar a decisão de compra. Com ciclos de vendas menores, é possível aumentar a rentabilidade e diminuir custos.

5. Diminuir os custos do negócio

O Inbound Marketing contribui para diminuir o custo de aquisição de clientes, porque costuma ser mais barato do que outras soluções, como anúncios e outras estratégias pagas de divulgação.

Em qualquer negócio, diminuir custos significa um orçamento maior para ampliar a empresa e crescer, segundo o objetivo e as condições de mercado.

6. Aumentar o valor do tickets médio

Clientes bem informados, que correspondem à leads qualificados, sentem mais segurança para comprar, devido à confiança construída durante o processo de decisão de compra. Desta forma, a tendência é que o ticket médio de compra desses consumidores seja maior, em comparação com os que não passam por um processo de educação.

O Inbound Marketing possibilita a nutrição de leads, facilitando o acompanhamento de perto, antes do oferecimento de um produto ou serviço. As estratégias evitam que a marca ofereça o produto antes de a audiência estar pronta e aberta para a sugestão.

7. Possibilidade de mensuração de resultados em tempo real

Qualquer estratégia de Marketing Digital sempre será orientada pelos resultados, por meio de testes e adequações, até a equipe alcançar as táticas para a ação mais adequada para o público-alvo e as personas relacionadas.

A importância do Inbound Marketing no mercado atual: análise de performance.

As mudanças e otimizações são feitas com base nas informações, com o objetivo de melhorar o desempenho das estratégias. Portanto, é fundamental manter a atenção às métricas que estão relacionadas aos resultados, envolvendo redes sociais, Marketing de Conteúdo e SEO, assim como o contexto geral do negócio.

As estratégias de Inbound Marketing são versáteis e eficientes para negócios de todos os segmentos e tamanhos. O ideal é que elas sejam pensadas para se encaixar nos objetivos de cada empresa.

Além da contratação de profissionais especializados e experientes para a condução das campanhas, é fundamental o investimento nas ferramentas mais adequadas para a empresa. Ao final, o Inbound Marketing mostra a sua importância para o mercado atual por meio das vantagens que resultam da sua implantação.




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