HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Como atrair clientes para loja virtual

Home  >   Blog  >   Como atrair clientes para loja virtual
Publicado em 15/08/2019

Você criou a sua loja virtual, disponibilizou os produtos, divulgou seu site, fez um marketing boca a boca, mas agora falta responder a pergunta de um milhão de reais: como atrair clientes para loja virtual? Antes de começar a pensar nisso, vamos entender a importância de se estar no ambiente online.

Em primeiro lugar, porque é o local em que o consumidor de hoje está e não faria sentido você se ausentar do lugar onde transitam seus possíveis clientes.

Em segundo lugar, uma loja virtual apresenta algumas vantagens em relação à loja física, como o investimento menor, já que você não precisará se preocupar com certos gastos, como aluguel e luz, além de permitir um alcance maior da sua marca, uma vez que é possível chegar em consumidores do país todo e (por que não?) até mesmo do exterior.

É claro que se você já tem uma loja física isso não exclui a possibilidade de um e-commerce, afinal são dois canais diferentes que atendem objetivos distintos.

Como atrair clientes para loja virtual: carrinho de supermercado em cima do notebook.

Cinco dicas para turbinar o seu e-commerce

Na correria do dia a dia, um cliente pode acabar conhecendo sua empresa pela internet e depois ir ao local físico para fechar a compra. Dito tudo isso, voltamos agora com as dicas para que você possa atrair leads para sua loja online:

1. Tempo para seu negócio

O começo de todo negócio é sempre difícil e vai exigir do proprietário o que ele tem de mais valioso: seu tempo. Dedique-se ao seu empreendimento, participe de todo o processo e esteja por dentro de tudo, do layout da página à maneira como os produtos estão sendo divulgados.

E não olhe apenas para dentro: observe também o que vem de fora e escute tudo aquilo que clientes fiéis, família e amigos tem a dizer sobre sua loja.

2. Mais acessos para o e-commerce

Se tem mais gente acessando, maiores as chances de ter gente comprando. E como fazer isso? Bom, o potencial cliente deve achar sua loja suficientemente interessante para querer entrar nela. Você pode criar conteúdo relevante e tentar inseri-lo em outros portais e sites. Busque trabalhar com temas que tenham a ver com seu universo e aquilo que você vende.

Você pode também tentar fazer parcerias com influenciadores digitais, que tem sido o tipo de marketing no qual o público hoje aposta.

A ideia aqui é uma só: tornar o seu produto tão essencial e interessante a ponto de a venda ser mera consequência e não o objetivo final.

Na Linking Sites temos algumas referências que podem servir de inspiração para o seu negócio, como a Donna Modelli e Essências do Bem. A Donna Modelli é uma loja virtual de moda feminina que vende blusas, shorts saia e diversos outros produtos para mulheres, onde desenvolvemos o blog, hospedado na Locaweb e o e-commerce na Loja Integrada. Já a loja virtual Essências do Bem comercializa óleos essenciais que trazem diversos benefícios para a saúde e foi implementada seguindo o mesmo modelo.

3. SEO para atrair clientes

Todo esse esforço em ter uma loja virtual e produzir conteúdo sobre esse universo só será realmente efetivo para atrair potenciais consumidores se seu e-commerce aparecer nas duas primeiras páginas de busca.

Como atrair clientes para loja virtual: visitante aguardando o carregamento do site.

Quem faz com que isso aconteça é um conjunto de técnicas que compõem uma estratégia de SEO.

Pense em contratar uma consultoria em SEO para isso, pois a estratégia tem resultados. Ainda assim, nada o impede de conhecer alguma coisa sobre o assunto para conseguir melhorar constantemente seu e-commerce.

4. Presença nas redes sociais

Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn. As redes sociais são muitas, mas nem todo mundo está em todas, o que significa que sua empresa também não precisa estar, mas a necessidade da presença é indiscutível.

A primeira coisa a ser feita é conhecer seu público para identificá-lo em cada rede. Feito o reconhecimento, crie um perfil de sua loja, mantenha a página atualizada com conteúdo interessante (visual e textualmente, certo?) e engaje seu público já fidelizado (incentive a clientela a postar fotos com seus produtos, por exemplo).

Tudo isso aumentará a credibilidade de sua loja virtual e em vez da mesma meia dúzia de amigos próximos visitando sua página, você vai começar a atrair um público que não conhecia sua marca.

5. Links patrocinados

Até agora falamos aqui de conquistar organicamente a clientela, mas nada o impede de pagar para ver o fluxo do seu e-commerce aumentar.

Você pode patrocinar alguns links da sua loja, por meio do Google AdWords, uma plataforma de anúncios do Google.

Como o resultado é a curto prazo, a ideia é investir mais no começo e, na medida em que sua página for se tornando mais visível, reduzir esse custo.

Para saber como atrair clientes para sua loja virtual é preciso estar em sintonia com o consumidor de hoje, seus hábitos e tendências. Se você comercializa produtos, mas ainda não se aventurou pela loja online deveria começar a pensar nisso agora mesmo. Confira os cinco passos essenciais para abrir um e-commerce.