HOME
EMPRESA
SERVICOS
CLIENTES
PLANOS
BLOG
CONTATO

As melhores plataformas de reuniões online

Home  >   Blog  >   As melhores plataformas de reuniões online
Publicado em 26/09/2020

As plataformas de reuniões online tem se tornado cada vez mais relevantes, principalmente quando a internet se tornou fundamental para o meio corporativo.

No entanto, não basta ter um simples site de videoconferência, pois apenas isso não garante fluidez e eficiência na comunicação.

A fim de auxiliar empresas e pessoas que pretendem garantir qualidade em seus encontros virtuais, preparamos esse artigo com todas as informações sobre esse tipo de plataforma.

Por isso, se deseja saber tudo sobre o assunto e ter a certeza de fazer a melhor escolha, basta continuar sua leitura!

As melhores plataformas de reuniões online: profissionais participando de uma vídeo conferência.

Por que investir em uma boa plataforma de reuniões online?

Durante muito tempo o setor empresarial teve grande preferência pelas reuniões e eventos presenciais, a fim de garantir eficiência na comunicação.

No entanto, com o avanço da internet se tornou cada vez mais necessário e prático optar por recursos digitais, que trazem maiores possibilidades, principalmente no que diz respeito à localização.

Com isso, muitas empresas passaram a aderir a este método, fazendo uso de todo e qualquer tipo de recurso que permitisse a comunicação online, mas será que essa é uma boa estratégia?

Antes de responder essa pergunta, devemos nos lembrar que, por mais que a comunicação via internet seja prática, isto não significa que a mesma também seja eficaz.

Reuniões feitas pelo computador se tornam vulneráveis a problemas que não existiriam em eventos presenciais, como:

  • Quedas de internet;
  • Dificuldades de escuta;
  • Imagem ruim;
  • Dificuldades com a manipulação dos aplicativos;
  • Entre tantos outros.

Há de se concordar que todas essas questões podem se tornar bastante incômodas, atrapalhando e gerando dificuldades.

Mas, a boa notícia é que tudo isso pode ser evitado com um simples passo, que consiste em escolher uma boa plataforma de reuniões online.

Conheça as melhores plataformas de reunião

No tópico anterior vimos que a seleção correta da plataforma de reuniões online é um passo crucial para garantir eficiência nos encontros virtuais.

Para isso, o melhor meio certamente é conhecer as diferentes propostas do mercado, avaliando qual opção se adequa melhor às necessidades.

Por isso, a seguir conheceremos as melhores e mais famosas plataformas de reuniões online que temos atualmente.

Confira com bastante atenção, e foque em avaliar todos os pontos, a fim de decidir qual é a melhor plataforma para o seu negócio!

1. Microsoft Teams

O Microsoft Teams é uma plataforma da Microsoft especializada na realização de reuniões virtuais por meio de videoconferências.

Além das reuniões, quem opta pelo Microsoft Teams também tem acesso ao chat ao vivo, que permite comunicação rápida e eficaz, ao mesmo tempo em que ocorre a reunião por vídeo.

Além disso, essa plataforma também conta com uma aba exclusiva para armazenamento, ideal para guardar documentos e demais recursos provenientes das reuniões.

Outro ponto que torna o Microsoft Teams interessante é que este permite a integração de aplicativos, o que garante ao usuário conseguir usar e apresentar trabalhos de outras ferramentas da Microsoft, como Word e Excel.

Para quem busca praticidade, o Microsoft Teams se mostra como uma alternativa bem competitiva, já que reúne todos os pontos fundamentais para uma boa reunião.

Vale ressaltar que dificilmente são relatados problemas com o uso da plataforma, já que essa se mantém estável e permite maior fluidez na comunicação.

A plataforma está disponível para download pelo celular ou por computador, o que permite que todos tenham acesso.

2. Zoom

Nos últimos anos o Zoom Meeting tem se tornado a plataforma mais famosa no que diz respeito às reuniões online, já que é focado exatamente nisso.

A grande vantagem do Zoom é que este é bem simples de conseguir e está disponível para praticamente todos os aparelhos com acesso a internet.

Sua interface é bem simples de usar, sendo bastante intuitiva e fácil de encontrar os comandos necessários.

Para quem busca uma opção simples e prática, certamente o Zoom é uma alternativa interessante, já que é fácil de usar.

No entanto, é importante ressaltar que essa plataforma é mais interessante para quem pretende fazer reuniões curtas, já que suas videoconferências gratuitas duram até 40 minutos.

Porém, o aplicativo conta com a possibilidade de pagar um plano que permite um tempo maior de conectividade, o que acaba sanando esse problema.

Nos últimos meses o Zoom ganhou alguns recursos novos, que resolveram parte dos problemas de segurança que antes eram acusados pelos usuários.

Dessa forma, atualmente se tornou ainda mais prático e seguro fazer uso dessa plataforma, então vale a pena conhecer!

3. Skype

Durante bons anos o Skype foi a plataforma de reuniões virtuais mais famosa da internet, em virtude da facilidade em utilizar.

No entanto, essa era mais voltada para conversas particulares e informais, servindo principalmente para divertimento e interação.

Mas, com o passar do tempo seus desenvolvedores se atentaram para a necessidade de tornar o app mais interessante, acrescentando alguns recursos, dentre esses a possibilidade de fazer reuniões com mais pessoas.

Por mais que atualmente essa plataforma tenha sido parcialmente substituída pelo Teams, ainda assim se mostra bastante interessante para empresas de pequeno porte.

Com o Skype você consegue fazer reuniões com até 20 pessoas simultaneamente, além de contar com um chat exclusivo e tantos outros recursos.

Outra grande vantagem é que o Skype é 100% gratuito, não sendo necessário pagar nada para acessar.

Para empresas e grupos pequenos, certamente essa se mostra como uma alternativa bastante interessante!

Como melhorar a experiência online?

Nos tópicos anteriores foi possível conhecer 3 das principais plataformas de reuniões online que existem atualmente.

Mas, de nada adianta ter a melhor plataforma, sem garantir que os participantes das reuniões tenham o conhecimento necessário para fazer uso da ferramenta.

Por isso, se você deseja melhorar a experiência online, vale investir em cursos online que ofereçam todo o conhecimento necessário para mexer com a internet.

Esse é um meio prático e simples de conseguir garantir aprendizado em informática e outros recursos, que certamente facilitará o uso no dia a dia.

Lembre-se que existem diversas opções de cursos online e gratuitos, bastando procurar por aquele que mais te agrada!

Agora que sabe tudo sobre as melhores plataformas de reuniões online, o que acha de selecionar uma para a sua empresa?