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Como conversar com seu público através da rede social

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Publicado em 25/06/2020

Ter um perfil em pelo menos uma rede social é algo que faz parte da realidade de todas as empresas e praticamente todos os usuários da internet.

Essas plataformas são excelentes canais de comunicação, permitindo que as pessoas mantenham contato com outros usuários e empresas com as quais se identificam.

Por conta das redes sociais, a internet se tornou muito mais influente e o tempo que as pessoas passam conectadas aumentou muito. Devido a isso, o marketing digital surgiu e se tornou o principal meio de divulgação de produtos, serviços e marcas.

É impossível pensar em campanhas sem incluir a internet e seus canais, e entre eles estão as redes sociais. Elas conseguem reunir diferentes perfis de público-alvo em um só lugar, o que permite às empresas direcionarem melhor suas estratégias.

Além disso, algo muito corriqueiro no dia a dia dos usuários é buscar pelo perfil de uma empresa numa dessas plataformas, antes de fechar negócio. Isso porque, por meio delas, é possível obter informações e ainda ver como outros clientes falam dela.

Pensando em toda essa importância, neste artigo, vamos falar da relevância das redes sociais para as empresas e dar algumas dicas para se aproximar do público e aumentar seu engajamento.

Como conversar com seu público através da rede social: empresário respondendo mensagens.

Importância das redes sociais para as empresas

Quando se fala em Marketing Digital, essas plataformas estão entre as principais ferramentas para um trabalho de divulgação de marcas, produtos e serviços pela internet.

Não poderia ser diferente, uma vez que mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados nas principais redes sociais, que são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Twitter.

Esse número comprova que, se uma pessoa procurar por tradução juramentada preço, poderá encontrar nessas redes diferentes perfis de empresas e profissionais que oferecem esse serviço.

Também prova a importância para uma empresa estar presente nelas, principalmente por meio de conteúdos relevantes que estimulem interações e compartilhamentos.

Quando uma empresa se engaja nesses canais, consegue captar novos clientes e conquistar novos espaços no mercado. Como resultado, o número de vendas aumenta e também a autoridade da marca perante seu público e a concorrência.

Além disso, as empresas têm acesso a muitas vantagens, que traduzem a importância dessas plataformas, tais como:

1. Mais visibilidade

Uma fabricante de bobina de papelão ondulado consegue mais visibilidade nas redes sociais, principalmente se trabalhar com conteúdos impulsionados que atingem pessoas que podem se interessar pelo que ela vende.

Tudo isso é feito de forma rápida, simples e segmentada, uma vez que por meio desses canais é possível personalizar o público, conforme dados como localização, idade e preferências.

2. Aumento das vendas

Quando uma empresa sabe utilizar o seu perfil nas redes sociais, torna-se mais visível e, consequentemente, desperta o interesse de mais pessoas. O resultado é um considerável aumento das vendas.

Isso é natural, já que o público on-line está acostumado a solicitar orçamentos e realizar compras pela internet, inclusive pelas redes sociais.

Essas vendas também não se limitam apenas a produtos físicos, como mancais de deslizamento, mas inclui cursos, consultorias, assessorias e muitos outros serviços.

Independentemente de qual seja o segmento da marca, é possível aumentar as vendas por meio de estratégias inteligentes veiculadas nas redes sociais.

3. Mais aproximação com o público

Estar nesses canais é uma maneira de estreitar o relacionamento com o público, participando de seu cotidiano. Também permite conhecer suas particularidades, assim como identificar suas necessidades, desejos, hábitos e comportamentos.

Com isso, a marca consegue descobrir quais são as melhores características do seu produto ou serviço e aquilo que precisa melhorar para atender suas expectativas.

Essas informações também ajudam a adequar as estratégias de conteúdos, criando um ambiente favorável e um diálogo mais direto.

4. Viralização

É comum vermos nas redes sociais conteúdos de humor e entretenimento veiculados pelas marcas. Isso acontece porque esses conteúdos são virais, além de trabalharem com temas curiosos, emocionais ou engraçados.

Como exemplo podemos citar os memes que são compartilhados milhares de vezes e geram comentários entre os usuários.

Uma empresa de instalação de câmeras de segurança pode aproveitar esse tipo de conteúdo para expandir o seu alcance, atingindo outras pessoas e ganhando novas oportunidades de negócio, desde que caiba dentro do seu plano de comunicação.

5. Aumento do tráfego

Mais do que gerar engajamento entre empresa e consumidor, as redes sociais também podem servir como um caminho para blogs e sites das marcas.

Quando uma empresa compartilha conteúdos com links e botões que direcionam para o seu site ou blog, aumenta o tráfego de visitas e as taxas de conversão.

Também nessas plataformas, as organizações podem colocar o endereço do site, facilitando o acesso para os seguidores.

6. Divulgar produtos e serviços

Todo e qualquer tipo de produto ou serviço, como instalação de cerca elétrica pode ser divulgado nas redes sociais.

Pelo fato de reunirem diferentes perfis de pessoas interessadas nos mais variados negócios, essas plataformas se transformaram em verdadeiros canais de divulgação, que contribuem para que as marcas possam levar as novidades aos consumidores.

Dessa forma, fica mais fácil chegar até quem possa interessar, de maneira segmentada e sem perda de tempo.

7. Mais interação

Hoje em dia, o consumidor moderno quer e precisa interagir com as marcas para sentir confiança nelas e fazer negócio. Tudo isso acontece por meio de um diálogo amistoso nessas plataformas.

Ao compartilhar seus conteúdos, as empresas recebem comentários e mensagens, que permitem uma interação rápida com as pessoas e, com isso, despertam o interesse e a confiança delas.

Dicas para engajar o público nas redes sociais

As empresas só conseguirão ter em mãos todos esses benefícios se souberem fazer a aproximação com o seu público e aumentar o engajamento com ele. E isso pode ser feito por meio de ações como:

1. Conhecer o perfil do seu público

O primeiro passo para ter sucesso na comunicação pelas redes sociais é conhecer o público-alvo. Além de informações como sexo, idade, profissão, grau de instrução e outras, é preciso entender detalhes de seu comportamento e personalidade.

Estando por dentro do universo dos potenciais clientes, uma fabricante de relógio de ponto biométrico, por exemplo, consegue direcionar melhor seus conteúdos e usar uma linguagem de acordo com seus interesses.

Dessa forma, as publicações serão mais úteis e relevantes para as pessoas, aumentando o engajamento e a aproximação.

2. Estar onde o público está

Outro benefício de conhecer bem o público-alvo é estar nas plataformas que ele utiliza. Não basta fazer um perfil em cada uma, ou escolher aleatoriamente, pois as redes sociais concentram pessoas de diferentes em perfis em cada uma.

Ao identificar aquela mais usada pelo seu perfil de cliente, uma marca consegue entender o seu comportamento e a maneira como deve se comunicar para atrair a atenção dessas pessoas.

Por exemplo, uma marca de roupas para adolescentes e jovens adultos pode optar pelo Instagram, utilizando-se de postagens leves, divertidas e antenadas às tendências do público dessa faixa etária.

3. Ter uma boa estratégia

Como conversar com seu público através da rede social: conversa com cliente no Instagram.

A internet é um meio de comunicação dinâmico, que favorece o improviso e o fluxo de comunicação contínuo. Mas para ter êxito nas redes sociais, uma fabricante de vidrarias para laboratório ou qualquer outra empresa precisa planejar seus conteúdos.

Por meio de uma rotina e dos processos ideais, o material tem uma qualidade muito melhor. Para isso, é necessário definir temas, estilo de linguagem, abordagem, formato de postagem, etc.

Para chegar até a fórmula ideal, a marca precisa realizar alguns testes, mesmo assim, é necessário que haja um planejamento.

4. Personalizar o conteúdo

O número de seguidores e as curtidas que as publicações recebem merecem atenção, mas o engajamento nos comentários é uma métrica ainda mais relevante para avaliar como o anda do desempenho do que é publicado.

Por isso, é necessário ser original e levar o público a realizar uma ação, por meio de uma comunicação pessoal e personalizada, que faça o seguidor se sentir único.

5. Responder com agilidade e cordialidade

Não importa se a empresa é uma fabricante de bombas hidráulicas ou uma joalheria, ao marcar presença na internet é mais do que natural e esperado que um seguidor utilize esses canais para falar com a marca e sobre ela.

Eles também querem esclarecer dúvidas, elogiar ou reclamar, por isso, é importante estar preparado para atender às diferentes demandas do seguidor.

Todas as interações devem ser respondidas, inclusive as negativas. Isso porque, por meio de um atendimento rápido e gentil, é possível desfazer percepções ruins, aumentando o engajamento e a aproximação.

Conclusão

As redes sociais estão entre os principais canais de comunicação, divulgação e vendas. Por isso, é indispensável estar presente nelas para manter contato com o público e ser uma marca bem lembrada por eles no dia a dia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.