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Como encontrar candidatos através de estratégias digitais

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Publicado em 09/04/2020

As estratégias digitais podem ser ótimas aliadas na hora de encontrar candidatos para vagas de emprego, sendo usadas para auxiliar a área de recrutamento e seleção nas empresas.

Com o avanço cada vez mais progressivo da internet e dos recursos online, os empreendimentos se aproveitaram da tecnologia para tornar todo o processo de escolha muito mais criterioso e rápido - o que é vantajoso para as empresas e para os candidatos.

Afinal de contas, o acesso à internet se torna cada vez mais comum. Só o Brasil conta com mais de 116 milhões de pessoas on-line, o que equivale a 64,5% da população com idade acima de 10 anos, segundo dados.

Diante desse cenário, as empresas precisam incorporar novas estratégias digitais, para se destacarem em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, ao mesmo tempo em que encontram bons candidatos para a vaga de emprego.

O presente artigo tem a intenção de tratar justamente sobre isso e, assim, ajudar empresas de todos os tipos, tanto grandes multinacionais quanto uma fábrica de sorvete, entre outros empreendimento, a adotar estratégias digitais para seleção e recrutamento.

Como encontrar candidatos através de estratégias digitais: fotógrafo tirando fotos de um colar no pescoço de uma de uma modelo.

Ferramentas e técnicas digitais para captação de candidatos

A melhor forma de encontrar um candidato é verificando se ele se enquadra na “dor da empresa”. Quer dizer, que ele atende uma necessidade específica, bem como possui experiência, qualificação e competência para lidar com isso.

Essa questão vale tanto para vagas operacionais, por exemplo a montagem de cenografia para shows, quanto para cargos mais estratégicos, como diretores, coordenadores e gestores.

Portanto, a dificuldade está não no tipo de vaga, mas sim no encontro de subsídios necessários que ajudem na avaliação de cada candidato, de modo prático, assertivo e eficiente.

Hoje em dia, para superar esse obstáculo, o recrutador pode contar com estratégias digitais que facilitam todo esse processo. Entre elas, destacam-se:

  • O uso de softwares de seleção;
  • A atração de candidatos por meio de marketing digital;
  • A análise de redes sociais;
  • A aplicação de videoconferência;
  • Entre outros.

Vale dizer que, as mesmas ferramentas usadas na divulgação de um produto e para o fortalecimento da marca dentro do mercado virtual, como a produção de conteúdo para uma empresa de instalação de interfone SP, podem ser usadas para auxiliar no recrutamento de novos funcionários.

Várias companhias já estão realizando melhores contratações por meio dessas estratégias e, além disso, fica muito mais fácil promover a missão e os valores do empreendimento, para atrair candidatos que compartilhem das mesmas visões.

Ademais, os diversos canais digitais permitem que as pessoas interessadas em uma vaga possam se engajar mais.

Ou seja, uma oportunidade dentro de uma clínica de exame demissional pode ser compartilhada em várias mídias, desde blogs e redes sociais até sites próprios para vagas de emprego.

O conteúdo também é algo que permite a atração de bons candidatos. A ideia é simples: se é possível conquistar potenciais clientes com o marketing de conteúdo, o mesmo vale para profissionais interessados em uma vaga na empresa.

Em geral, profissionais bem qualificados e interessados na sua organização, utilizam os próprios campos institucionais para fazerem algum tipo de contato e, assim, enviarem propostas, como parcerias, envio de currículos, etc.

As empresas que já aplicam o marketing de conteúdo podem ir além. Ao receber o contato, uma empresa de pintura de estacionamento, por exemplo, pode enviar novas informações, como um vídeo, um e-book e outros materiais para que o candidato fique mais ciente do trabalho realizado na organização.

4 estratégias digitais para encontrar candidatos para a sua empresa

Percebe-se que as ferramentas e técnicas digitais são extremamente importantes para o recrutamento e seleção de bons candidatos para vagas de emprego - e isso vale para qualquer tipo de empresa, independentemente do porte (pequena, média ou grande).

Abaixo, encontram-se algumas estratégias digitais que podem te ajudar a filtrar pessoas interessadas, bem como facilitar o processo de seleção. Veja mais!

Como encontrar candidatos através de estratégias digitais: candidato se apresentando em entrevista.

1 - Seleção a distância

Atualmente, a realização de processos seletivos a distância pode ser feita facilmente, com o auxílio de ferramentas de videoconferência.

Isso traz mais flexibilidade às empresas e aos candidatos, que não precisam se deslocar para uma entrevista de emprego.

Assim, uma consultoria em segurança privada, por exemplo, pode entrevistar seus candidatos para uma vaga de recepção com o auxílio do Skype e outros softwares.

Com isso, as pessoas que residem em locais distantes podem participar do recrutamento, o que amplia o número de opções disponíveis.

No entanto, é necessário verificar a viabilidade de um processo seletivo a distância, pois para determinadas vagas, é preciso avaliar as habilidades de um profissional e isso deve ser feito presencialmente,

É o caso de um barista profissional, por exemplo. As cafeterias gostam de experimentar os cafés e ver se ele realmente possui o conhecimento necessário para atendimento e produção.

2 - Uso de redes sociais

As redes sociais, como Facebook, Instagram e, principalmente, o LinkedIn, estão ajudando no processo de contratação de diversas empresas.

Essas plataformas já contam com meios específicos para o anúncio de vagas, permitindo a divulgação para muitas pessoas, devido ao alcance da postagem.

Assim, tendo uma oportunidade para uma empresa de recarga de extintor, os selecionadores podem fazer um anúncio diretamente pelas redes, que irão conseguir um grande número de pessoas interessadas.

Aliás, muitos profissionais procuram vagas somente nas redes, visto que em muitos sites de emprego é necessário pagar para visualizar as oportunidades.

Outra vantagem das redes sociais, especialmente para o processo de seleção, diz respeito ao conhecimento maior a respeito dos candidatos. Ou seja, os recrutadores podem acessar o perfil dos profissionais, checar informações importantes e tirar dúvidas.

Alguns canais específicos, como é o caso do LinkedIn, são capazes de direcionar melhor as vagas de emprego. Desse modo, somente profissionais devidamente habilitados e qualificados são informados sobre a oportunidade.

Isso faz com que o processo de seleção seja mais assertivo e facilita o trabalho dos recrutadores, pois eles recebem currículos de pessoas que se encaixam no perfil da vaga.

3 - Mapeamento de candidatos

Entre outras estratégias digitais existe a possibilidade do mapeamento comportamental dos candidatos, isto é, reconhecimento das competências das pessoas.

Desse modo, as empresas podem descobrir quais são as habilidades do candidato e se são úteis para a vaga.

Com o mapeamento, os recrutadores e o setor de Recursos Humanos podem comparar as tendências comportamentais nos diferentes candidatos, o que torna a seleção muito mais fácil, sendo possível, até mesmo, eliminar algumas etapas do processo.

4 - Uso de software de gestão

Os softwares de gestão também são tecnologias que podem ajudar muito na seleção e recrutamento de candidatos.

Por meio dessa ferramenta, é possível otimizar todo o processo e organizar melhor as etapas, o que facilita a contratação de funcionários.

Uma das grandes vantagens é a criação de um banco de dados, onde se colocam os talentos potenciais, que podem ser úteis para possíveis vagas no futuro.

Isso faz com que o processo de seleção se torne mais ágil, pois etapas como anúncio e recolhimento de currículos podem ser dispensadas.

O banco de dados consiste em um agrupamento de diversos perfis profissionais, com as informações e características de cada um, incluindo experiências, formação acadêmica, competências técnicas, idiomas, entre outras.

Com o banco de dados atualizado, as empresas podem aplicar filtros para escolher os profissionais desejados, optando entre candidatos com melhor formação acadêmica ou com experiência na área, por exemplo.

Além do mais, o software de gestão pode contar com uma ferramenta conhecida como employer branding, em tradução “marca empregadora”. Ele é usado para identificar a reputação de uma empresa, diante dos seus colaboradores.

Dessa maneira, quando uma organização está a procura de um profissional específico, este mecanismo fornece informações para os candidatos, mostrando as condições de trabalho dos colaboradores.

Essa ferramenta pode ajudar os interessados a decidirem se querem ou não passar pelo processo seletivo.

Quando uma empresa não tem um caráter muito receptivo em relação aos trabalhadores, isso pode afastar potenciais candidatos. Em muitos casos, algumas pessoas, até mesmo, abandonam a oportunidade.

Por isso, para ter um bom time de funcionários, é fundamental que a organização ofereça boas condições de trabalho, como forma de manter a sua reputação.

Conclusão

A presença da tecnologia é constante no mercado de trabalho. Hoje em dia, as mídias e estratégias digitais têm colaborado muito para a contratação e recrutamento de candidatos.

Além de facilitar todo o processo seletivo, esses canais abrem possibilidades para a escolha de pessoas mais qualificadas e que se encaixam melhor no perfil necessário para empresa.

Com isso, o trabalho se torna mais eficiente e assertivo, colaborando para o desenvolvimento da organização e o crescimento profissional dos colaboradores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.