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Como encurtar ciclo de vendas

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Publicado em 28/08/2020

Para alguns tipos de negócios pode ser interessante encurtar ciclo de vendas, de modo que um estabelecimento que demorava um semestre para concluir as etapas do funil pode otimizar esse período.

Isso é importante porque um processo de vendas pode conter uma série de etapas, com diferentes variantes que podem atrasar ou potencializar o caminho de um lead até o momento do pagamento.

Além disso, um fator que pode influenciar de maneira especial na necessidade de encurtar esse ciclo é o aumento do ROI (Return over Investment), ou retorno sobre o investimento em marketing e publicidade para o crescimento das vendas.

Mas para se tomar essa decisão é indispensável ter método e estratégia, uma vez que atropelar etapas pode fazer com que o cliente não se conecte o suficiente para adquirir confiança na empresa e efetuar o seu pedido.

Por isso, se um estabelecimento especializado em soluções para condomínios verificar que o seu processo está muito estendido, de modo que adaptações podem ser feitas para encurtá-lo, essa é uma recomendação para potencializar os resultados do negócio.

Como encurtar ciclo de vendas: equipe de vendas discutindo estratégias.

Para tanto, há várias necessidades que devem ser mensuradas e estudadas antes de partir para esse processo.

Se você tem uma empresa e acha que essa pode ser uma ação importante a ser tomada no seu estabelecimento, siga na leitura deste conteúdo e entenda melhor como encurtar o ciclo de vendas.

Os benefícios de encurtar o ciclo de vendas

Um profissional que preste o serviço de tradução certamente já sabe detalhadamente como funciona o seu processo de vendas.

Em um primeiro momento, ele precisa estabelecer o contato com os potenciais clientes do seu trabalho. Então, segue para as etapas de qualificar e apresentar o que faz, de modo que o interessado possa avaliar e então fechar um contrato.

Para alguns tipos de negócios, mesmo que existam diferentes fases, o processo pode durar poucos dias. Já para outros modelos de venda, é possível que o período seja muito mais longo, podendo ser finalizado depois de meses.

Isso é comum principalmente em negócios que envolvem compras milionárias, mas mesmo em estabelecimentos de menor porte esse processo pode estar mais longo do que o desejado, de maneira que encurtá-lo pode ser fundamental para melhorias internas.

De fato, há uma série de benefícios em se tomar essa decisão, possibilitando que uma empresa de gerenciamento de resíduos, ou de qualquer outro segmento, desfrutem de elementos como:

  • Atender às expectativas dos clientes;
  • Redução de custo;
  • Maior retorno sobre o investimento;
  • Maior fidelização de clientes.

01. Atendendo às expectativas do cliente

Levando em conta o perfil de compradores hoje em dia, é indiscutível que grande parte das pessoas esteja migrando para formatos de compra online, que além de mais dinâmicos podem ser também mais baratos.

Para comprovar essa ideia, a plataforma NZN Intelligence mensurou em uma pesquisa que 74% das pessoas possuem preferência em fazer compras pela internet, em vez de se deslocar até uma loja física.

Em números totais, é possível dizer que dos 210 milhões de brasileiros, cerca de 155,4 milhões preferem fazer os seus pedidos online.

Assim, quando se agiliza um processo de compra, a empresa já está atendendo às expectativas do seu público.

02. Reduzindo os custos

Não é preciso dizer que um encurtamento do ciclo de vendas pode ser responsável pela redução de custos com campanhas de publicidade e divulgação da empresa.

Levando em consideração a velocidade em que uma companhia pode oferecer uma cotação de serviços de limpeza para os seus clientes hoje, é possível perceber que processos de venda muito longos já não fazem mais sentido.

03. Melhorando o ROI

Se é indispensável investir em marketing para potencializar as vendas de uma empresa, ter a garantia de que o retorno desse valor não demore meses para estar no caixa do negócio pode ser mais estimulante e rentável.

Em vez de esperar que esse valor seja diluído e não volte rapidamente para o negócio, encurtar o ciclo de vendas pode fazer com que os resultados com marketing sejam mais expressivos e eficazes.

04. Fidelizando clientes

Uma empresa que oferece serviços de engenharia mecânica e possui um atendimento rápido, tanto para tirar dúvidas quanto para finalizar o trabalho contratado, certamente possui uma avaliação positiva por parte do seu público, não é mesmo?

Como encurtar ciclo de vendas: jovem feliz com sacolas de compras.

Um ciclo de venda curto pode contribuir positivamente para esse cenário, fazendo com que o estabelecimento se torne uma referência para os seus clientes e conquiste a preferência deles rapidamente.

Dicas para encurtar o ciclo de vendas do seu negócio

Depois de entender um pouco mais sobre quais vantagens podem ser colhidas ao se encurtar o ciclo de vendas do seu estabelecimento, saber como fazer isso é essencial.

Por isso, conheça algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a agilizar as negociações com os clientes.

Alinhar estratégias entre as equipe de vendas e de marketing

Elaborar campanhas de publicidade para aumentar o número de projeto de instalação de cftv é fundamental para potencializar a quantidade de novos clientes.

Porém, se as equipes de marketing e de vendas não estiverem alinhadas no mesmo objetivo, essa efetividade pode ser reduzida.

Isso porque, estando ajustados, os dois times podem qualificar os leads de modo mais assertivo, conseguindo atuar de maneira direcionada para aumentar os resultados de captação e de fechamento de vendas.

Trabalhar a confiança do lead desde o topo do funil

A captação de um lead oferece alguns desafios, como chamar a atenção do público e conquistar a confiança dele para que avance no processo de compra.

Para encurtar o ciclo de vendas é fundamental que o cliente se identifique com a sua marca e perceba a seriedade do seu trabalho, de modo que queira adquirir o serviço de aplicação de bona ou outros serviços prestados por seu estabelecimento.

Nesse caso, fazer um trabalho de marketing de conteúdo bem elaborado, com materiais de qualidade, pode ser o caminho mais assertivo para transmitir a confiança necessária para o consumidor.

Ranquear leads para identificar os que estão no momento de compra

Nem todos os leads que chegam até o seu negócio estão no momento de compra. Algumas pessoas podem estar curiosas, outras querem conhecer a empresa e outras ainda podem estar se preparando financeiramente para adquirir o que você está oferecendo.

Por isso, um meio simples e eficaz de encurtar o ciclo de vendas é ranquear os leads coletados, entendendo quais deles devem ser trabalhados mais rapidamente para que se atinja os resultados esperados.

Enquanto isso, os outros contatos vão sendo conduzidos paralelamente, até que estejam prontos para contratar a sua empresa de rolamentos.

Mapear as objeções do seu segmento

Muitos clientes possuem as suas objeções em relação a comprar, sendo um pouco resistentes nos processos de negociação.

Os vendedores que já possuem anos de experiência no trabalho com o público sabem a importância de estar preparado para oferecer respostas a esses questionamentos, conseguindo reverter a opinião do cliente.

Nesse sentido, outro modo eficaz de encurtar o ciclo de vendas é justamente estar preparado para combater essas objeções, de modo que o comprador perceba rapidamente as vantagens de adquirir o produto que está sendo oferecido.

Ao seguir as dicas abordadas neste tópico, certamente as etapas percorridas pelo cliente até o momento de fechar um pedido se tornam menores, aumentando os resultados atingidos em um período menor de tempo.

Como trabalhar as etapas de funil

Em paralelo às sugestões descritas acima, é possível aplicar algumas ações específicas de acordo com a etapa do funil de vendas em que o seu potencial cliente está, de maneira a garantir uma passagem mais fluida pelo processo todo.

No topo de funil, por exemplo, é indispensável que a prospecção de leads seja mais rápida do que o comum. Se você já tem um blog para falar sobre o seu trabalho, pode ser interessante oferecer um material extra para download.

Com isso, certamente mais pessoas que chegaram na sua página vão realizar um pequeno cadastro para receber o conteúdo, o que fará com que você tenha uma lista de leads mais completa em menos tempo.

No meio do funil pode ser fundamental que você tenha um conhecimento mais aprofundado nos padrões de compra dos seus clientes, de modo que as campanhas de marketing e o tratamento oferecido sejam muito mais assertivos.

Enquanto isso, no fundo do funil é importante destacar casos de sucesso e mostrar depoimentos de outras pessoas que já fecharam negócio com a sua empresa e tiveram um retorno positivo, fazendo uma avaliação interessante das soluções do seu negócio.

Além de reforçar a impressão que já havia sido conquistada, esse pode ser o estímulo que falta para a tomada de decisão do seu cliente, garantindo o fechamento da compra.

Por isso, não deixe de investir nas ações sugeridas neste conteúdo e consiga otimizar os seus processos da sua empresa, concluindo o ciclo de vendas de modo mais curto e eficaz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.