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Como engajar sua equipe de vendas?

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Publicado em 29/01/2021

Saber engajar sua equipe de vendas é muito importante para obter resultados melhores, além de garantir um ambiente de trabalho muito mais agradável.

Se seus vendedores estão mais motivados e engajados, eles se tornam mais produtivos e hábeis, e isso melhora muito o desempenho da organização.

Portanto, podemos dizer que o engajamento é o melhor caminho para investir na produtividade de um negócio. Para se ter uma ideia, funcionários engajados trabalham 50% mais do que os desmotivados.

Para os gestores que estão trabalhando com uma equipe de baixa performance, é essencial entender o que está acontecendo e reverter essa situação. Apesar de isso ser comum nas organizações, é extremamente prejudicial.

Como engajar sua equipe de vendas: co-workers sorrindo e posando para uma foto.

Inclusive, é importante dizer que em muitos casos o problema não é a equipe, mas sim, alguma razão relacionada às maneiras como a própria empresa lida com o time, o clima organizacional, dentre outros fatores.

Mesmo quando o salário é bom e as comissões são generosas, o colaborador pode se sentir desmotivado. Então, o que fazer?

Neste artigo, vamos falar sobre a importância do engajamento da equipe de vendas e dar dicas para engajar seus vendedores. Então, se você busca uma solução, leia o artigo até o final.

Importância do engajamento da equipe de vendas

A produtividade do seu negócio depende muito do nível de engajamento dos seus vendedores, ou seja, se você quer bons resultados, precisa ter uma equipe de vendas comprometida com os objetivos da empresa.

Muito além da produtividade, outros fatores também estão relacionados ao engajamento, como o aumento das vendas.

Se uma equipe de vendas de, por exemplo, uma empresa que emite AVCB está engajada, as vendas acontecem naturalmente e os colaboradores se empenham em concretizá-las.

Elas também passam a ter uma percepção positiva da companhia, o que é muito valioso para gerar colaboradores que promovam a marca.

Se o seu vendedor fala bem dos produtos e serviços que vende para pessoas de seu próprio círculo social, como amigos e familiares, sua imagem no mercado melhora consideravelmente.

O engajamento também colabora para que se crie uma cultura de inovação, que incentiva os funcionários e os pensamentos disruptivos.

O comprometimento dos colaboradores também é maior, visto que eles passam a realizar melhor as suas tarefas e buscam cumprir as metas de vendas.

O engajamento também é fundamental para reter os talentos do seu negócio. Dessa forma, uma empresa de pintura, ou qualquer outra, diminui seus índices de turnover.

Tudo isso vai impactar diretamente na satisfação de seus clientes, que terão uma experiência muito mais positiva com a sua marca.

Dicas para engajar a equipe de vendas

Agora que você já entendeu a importância de ter vendedores engajados, vamos dar algumas dicas para que você melhore este aspecto dentro da sua empresa. São elas:

Liderança disciplinada e exemplar

Para saber se a performance da equipe de vendas melhorou em determinado período de tempo, é necessário consultar uma base de dados.

Assim, o líder terá uma base forte para se direcionar, portanto, é necessário estar atento a essas informações. Não podemos nos basear apenas na intuição, é necessário se pautar em dados concretos quando se trata de vendas.

Contudo, é preciso dosar o uso dessas informações, pois apesar de serem válidas, um bom líder muitas vezes precisa investigar o problema mais a fundo.

Existe um lado humano no processo de vendas, então não são raras as vezes em que o desfalque está nas relações humanas do negócio.

Tanto em uma empresa de cameras de segurança quanto em qualquer outra, os colaboradores buscam exemplos em seus líderes.

Como engajar sua equipe de vendas: gerente de vendas fazendo apresentação para os vendedores.

Dessa forma, o gestor precisa ser um bom exemplo como profissional de vendas e servir como um espelho para a carreira de seus colaboradores.

Investir em motivação e felicidade

A motivação e a felicidade andam lado a lado com o engajamento, então, é de suma importância investir na qualidade de vida dos membros da equipe de vendas. E algumas maneiras de garantir isso são:

  • Boa estrutura física;
  • Modelos alternativos de trabalho;
  • Proporcionar momentos de descanso;
  • Conforto no ambiente de trabalho;
  • Entre outros.

Também é importante garantir momentos que tirem os colaboradores de sua rotina, como no caso de eventos com palestras, treinamentos e qualquer situação que traga mais conhecimento e informações.

Treinamento baseado em indicadores

Um pensamento que roda as companhias de sucesso, como uma empresa de sistema de segurança, é que todo processo, por mais que pareça bom, pode ser melhorado.

A mesma situação se aplica aos colaboradores, uma vez que eles podem sempre melhorar e se aprimorar no que fazem.

Para investir nessas melhorias, é interessante investir em coachings contínuos para que sua equipe de vendas possa se desenvolver cada vez mais.

Isso faz com que o profissional se sinta mais valorizado, algo que o motiva e afeta a sua performance. Existem muitas técnicas de coaching, mas elas devem sempre ser implantadas individualmente e voltadas para os pontos fracos do vendedor.

Para identificá-los, o líder pode se basear em algumas métricas que são aplicadas na avaliação do processo de vendas.

Troca de informações e criação coletiva

É importante estimular a troca de informações e a criação coletiva para que os objetivos da empresa façam parte da rotina dos vendedores.

Então, se um cliente deseja comprar papai noel inflável, por exemplo, encontrará uma equipe de vendas mais engajada. E com certeza a empresa que vende esse produto crescerá muito mais do que as outras.

Inclusive, o trabalho colaborativo e a criação de soluções são aspectos esperados pelos próprios consumidores, principalmente no que diz respeito ao atendimento.

Para chegar a esse resultado, é essencial que a companhia invista em ferramentas colaborativas e suportes integrados para que os vendedores possam trocar informações facilmente.

Dessa forma, você terá uma equipe de vendas que tome decisões mais assertivas, o que deixa os colaboradores mais engajados e os clientes mais satisfeitos.

Comunicação horizontal

Uma comunicação horizontal é mais aberta e mantém a equipe mais próxima, com isso, o líder consegue compreender melhor os seus liderados e fazer com que se sintam membros da empresa.

Uma maneira de fazer isso é incentivando os feedbacks bilaterais, ou seja, ouvir o que seus vendedores acreditam que possa ser mudado em seu processo e no processo deles.

Em outras palavras, o líder de vendas de uma indústria de embalagens de papelão ondulado, por exemplo, traz os seus vendedores para o seu patamar, para que eles colaborem nessa gestão.

Práticas que podem desmotivar a equipe

Existem algumas práticas que não vão de encontro ao engajamento da equipe e que devem ser evitadas, como cobrar uma meta fora da realidade.

Seus vendedores lidam todos os dias com clientes, produtos e serviços, ou seja, aqueles com mais tempo de casa sabem o que são metas atingíveis dentro do seu processo de vendas.

Elevar demais essas metas pode causar a sensação de incompetência e desanimar a sua equipe. Então, ao invés de conquistar um aumento de lucros, a organização corre o risco de diminuí-los, porque os vendedores estarão menos engajados.

Dentro de uma fabrica de mochilas, por exemplo, o líder estabelece metas que ele mesmo consegue alcançar, portanto, são palpáveis para os colaboradores.

Agora, se o líder de outra empresa começa a cobrar de seus vendedores algo que nem mesmo ele consegue fazer, começa a desmotivar sua equipe rapidamente.

Não se esqueça de que o gestor é um exemplo a ser seguido, então, ele deve ter capacidade suficiente para realizar tudo o que pede.

É exatamente por ser visto como exemplo que o líder deve sempre se desenvolver em sua posição. É dessa forma que os vendedores de fornecedores de tubos de aço, por exemplo, também terão um desenvolvimento constante.

Imagine como um colaborador se sente ao perceber que tem mais conhecimentos e está mais desenvolvido do que seu próprio gestor.

É como estar em uma posição inferior àquela que ele realmente merece. Com isso, começa a se sentir injustiçado e desmotivado. Portanto, cabe ao líder estar sempre se aprimorando no que faz.

Por fim, é essencial valorizar o trabalho dos colaboradores, pois quando isso não acontece, o vendedor não se sente reconhecido.

Pontuar algo que não está bom é importante, mas elogiar um trabalho bem feito ou o cumprimento de uma meta é um comportamento que deve fazer parte do dia a dia.

Conclusão

Se você quer bater as metas de vendas, precisa conquistar o engajamento dos seus vendedores, afinal, sem eles, o seu negócio não chega a lugar nenhum.

São eles que geram a receita da sua empresa, portanto, devem ser valorizados e motivados diariamente, pois dessa forma, a marca só tem a ganhar. E com as dicas que demos aqui, você terá um time de vendas de primeira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.