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Como fazer marketing digital no YouTube

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Publicado em 23/07/2020

Se você é empresário e reconhece a importância da publicidade para a sua marca, saiba que investir em marketing digital no YouTube pode ser uma solução interessante para o seu negócio.

Com o surgimento das principais redes sociais, as empresas encontraram nelas uma possibilidade interessante de atuar no mundo virtual, de modo que pudessem alcançar o seu público mais facilmente.

De fato, as principais plataformas trazem números bastante surpreendentes de usuários, como no caso do Facebook que já tem mais de 2 bilhões, do Instagram que possui mais de 1 bilhão, e o próprio YouTube, que também atingiu os seus 2 bilhões de contas.

Isso quer dizer que uma empresa de paisagismo que quer alcançar o seu público-alvo com as campanhas de publicidade da sua marca certamente terá bastante sucesso ao investir em marketing digital nas redes sociais.

Não à toa, essas mídias sociais oferecem cada vez mais recursos que tornam a funcionalidade de uma página interessante, de modo que é possível conquistar bons resultados para a empresa ao criar um perfil e trabalhá-lo adequadamente.

Como fazer marketing digital no YouTube: usuário celular acessando o YouTube com um notebook ao fundo.

Para quem sempre gostou do YouTube e quer aproveitar a plataforma para atrair clientes, é importante saber que ela proporciona uma série de facilidades para os usuários, tornando-se uma opção interessante de marketing digital.

Por isso, se você quer saber como utilizar o YouTube a favor do seu negócio, conseguindo assim ganhar maior visibilidade na internet, siga na leitura deste conteúdo e saiba como fazer publicidade na plataforma.

Razões para se investir no YouTube

Os empresários que buscam estar atualizados sobre as melhores maneiras de conquistar clientes, certamente já sabem que o marketing digital é essencial, seja para um escritório de contabilidade ou uma confecção de uniformes.

O YouTube, uma das maiores redes sociais do momento, tem se mostrado uma das melhores alternativas do mercado para que uma empresa possa se destacar no mundo virtual e trazer clientes para o seu estabelecimento.

Isso porque o YouTube é uma plataforma dinâmica, que permite a postagem de vídeos de conteúdos diversos, atraindo pessoas em qualquer parte do mundo.

Mas quais são as razões pelas quais uma companhia deve investir no YouTube? Os motivos são vários:

  • Crescimento anual de usuários da rede social;
  • Ser o segundo site mais acessado do mundo;
  • Gratuidade na postagem dos vídeos;
  • Possibilidade de monetização do canal;
  • Entre outros pontos.

O YouTube é uma das redes que mais cresce no momento. Não à toa, ele já possui versões em mais de 100 países, e pode ser acessado em 80 idiomas diferentes.

Esses dados mostram o potencial da plataforma, sendo uma das razões para a conquista de novas contas constantemente.

Como fazer marketing digital no YouTube: celular acessando YouTube, fone de ouvido e uma xícara de café.

De acordo com a Alexa, uma companhia especializada em internet e tráfego, o YouTube é o segundo site mais acessado do mundo, ficando atrás apenas do Google.

O que quer dizer que um cliente que pesquisa por montagem de painéis elétricos no buscador é, provavelmente, um usuário do YouTube, e que será impactado pelo canal das empresas que estão na rede social.

Vale lembrar que outra grande vantagem da rede social é oferecer os seus serviços de postagem de vídeos gratuitamente, possibilitando que o estabelecimento que invista em marketing de conteúdo por vídeos conquiste um bom número de visualizações de graça.

Ao mesmo tempo em que se economiza nesse aspecto, pode-se também monetizar o canal, ou seja, receber um valor extra com as postagens de novos vídeos.

Dessa forma, uma empresa de dedetização pode inserir pequenos anúncios nos seus conteúdos, e ter vantagens financeiras nesse negócio.

Essas são algumas das razões pelas quais é preciso começar a utilizar o YouTube o quanto antes, de modo a potencializar o marketing digital do seu estabelecimento, ao mesmo tempo em que os resultados do seu empreendimento serão cada vez melhores.

Como desenvolver um canal no YouTube

Desenvolver um canal no YouTube pode parecer fácil em um primeiro momento, mas é preciso ter estratégias para se ter sucesso na plataforma.

Afinal, o número de inscritos que utilizam a rede social para postar vídeos e conseguir uma boa audiência cresce a cada dia, de modo que é necessário conseguir destaque no YouTube.

O marketing digital na plataforma pode ser feito de várias maneiras, conforme veremos a seguir.

01. Desenvolver conteúdo relevante

Um dos elementos mais importantes para se ter sucesso no YouTube é postar vídeos que falem sobre assuntos relevantes, que atraiam a atenção das pessoas.

Uma produtora de vídeos que tenha um canal na plataforma, por exemplo, pode investir na gravação de conteúdos que ajudem as pessoas com a edição desse tipo de material, ou dando dicas sobre uma boa câmera, etc.

Dessa forma, o público certamente vai querer acompanhar os vídeos postados e conhecer melhor a empresa e o segmento em que ela atua.

02. Engajar a audiência

Quem nunca viu um vídeo onde o participante dizia: “Se inscreva no canal”, “Deixe um like”, “Compartilhe com seus amigos”, não é mesmo?

Como fazer marketing digital no YouTube: influenciadores segurando o logotipo do YouTube.

Essas são frases simples que podem ser utilizadas para engajar os espectadores, fazendo com que eles tenham acesso a qualquer novidade postada no seu canal e ajudando na divulgação dos seus conteúdos.

03. Otimizar as buscas dos vídeos através de estratégias de SEO

Para que um vídeo sobre consultoria ambiental seja visto por um usuário, ele não precisa necessariamente buscar pelo tema dentro do YouTube.

Ao fazer uma pesquisa no Google, alguns vídeos podem ser exibidos entre os resultados mais relevantes, tornando o investimento em técnicas de SEO (Search Engine Optimization) necessário para ser encontrado pelo seu público.

Sendo assim, é essencial apostar no uso de palavras-chave, considerando utilizar também títulos atrativos, que vão chamar a atenção dos usuários da plataforma.

04. Fazer parcerias com digital influencers

Digital influencers são pessoas que possuem um grande número de seguidores nas redes sociais, e que possuem o poder de influenciar positivamente o seu público nas postagens realizadas nessas plataformas.

Um modo interessante de potencializar os resultados do seu canal é fazer parcerias com esses usuários, de modo a conseguir um aumento considerável de visualização nos seus vídeos.

Ao investir nessas ações de marketing digital, certamente o seu canal no YouTube alcançará um destaque na plataforma, promovendo os seus sistemas de vendas mobile facilmente e com retornos cada vez mais interessantes.

Dicas para produção de conteúdo no YouTube

Depois de entender como fazer o marketing digital da sua empresa no YouTube, certamente você terá dúvidas sobre como produzir bons conteúdos.

Algumas dicas são importantes para esse processo, garantindo uma boa quantidade de seguidores e de visualizações.

Entenda o seu público-alvo

A melhor maneira de garantir a produção de conteúdos relevantes para o seu público é entender o que eles gostariam de ver. Isso pode ser feito por uma enquete simples nas redes sociais, ou mesmo ao lançar a pergunta no final de um vídeo.

Dessa maneira, os usuários podem inserir comentários na página de cada conteúdo, de modo que a interação ali também será maior.

Uma clínica de psicologia, por exemplo, pode explorar temas do seu segmento, como as principais escolas de psicologia, explicar as metodologias do consultório, indicar livros que ajudem a aprofundar os conhecimentos na área, etc.

Defina uma estratégia

Para elaborar bons vídeos, você deve ter definido qual será a sua estratégia, adequando os conteúdos para que eles tragam os efeitos desejados.

Alguns exemplos de estratégias de marketing digital podem ser: ampliar o número de seguidores, fortalecer a sua marca, potencializar as vendas de um produto, etc.

Faça um roteiro para os seus vídeos

No momento de gravar o vídeo, é possível que o apresentador trave. Por isso, para evitar esse tipo de situação, pode ser interessante fazer um roteiro, que poderá ser consultado para que nenhuma informação seja esquecida.

Fale sobre assuntos atuais e chamativos

Uma dica importante para ajudar na produção de conteúdos é falar sobre temas atuais, que estejam entre as principais tendências do momento.

Isso ajuda a atrair mais visualizações, já que as pessoas podem querer acompanhar as novidades mais recentes de um segmento.

Ter um profissional de SEO para otimizar as buscas pelo canal

Como mencionado, o SEO é importante para que mais pessoas encontrem os seus vídeos na internet.

Dessa forma, é interessante contar com um profissional que possa trabalhar as técnicas de otimização dos seus vídeos, ajudando na busca pelo seu canal.

Com isso, mais pessoas podem encontrar os seus conteúdos, de forma que os seus vídeos atinjam o público que busca pelos seus serviços de modo cada vez mais dinâmico.

Considerações finais

O YouTube é uma das redes sociais mais importantes do momento, e pode ser responsável pelo sucesso do marketing digital de qualquer empresa.

Sendo assim, é indispensável ter um canal ativo na plataforma, garantindo que novos vídeos sejam postados periodicamente, de maneira a engajar os seus seguidores.

Por isso, comece o quanto antes a postar novos conteúdos no YouTube e colha bons resultados para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.