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Como funciona o Instagram Shopping?

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Publicado em 22/01/2021

O Instagram Shopping é uma funcionalidade da rede social de imagens, que promete ser um grande facilitador para empresas que trabalham com vendas, independentemente de seu porte. Isso porque facilita o engajamento e, claro, a venda.

Você pode aproveitar a aplicação para anunciar uma série de mochilas personalizadas, roupas diferentes, móveis únicos, entre outras peças, alcançando um público muito maior para a empresa.

A utilização do Instagram para vendas não é uma novidade. Já faz um tempo que empresas têm investido na rede social, que é uma das que mais cresce no mundo. Porém, o trabalho de uma loja apresentar seu produto, muitas vezes, rendia um retorno demorado.

Como funciona o Instagram Shopping: pessoa acessando o Instagram pelo celular.

Isso porque, poucas vezes, as pessoas saiam da plataforma para efetivar a compra, fazendo com que uma negociação demorasse dias, ou nem mesmo acontecesse, deixando a divulgação perdida entre as fotos da plataforma.

Porém, com o advento do Instagram Shopping, isso mudou. Agora, as ferramentas do próprio aplicativo facilitaram muito o processo de compra para seus usuários, conquistando resultados muito melhores para empresas de todos os setores e tamanhos.

Com o Instagram Shopping, tudo o que um cliente precisa fazer é clicar no ícone “Toque para ver” no canto inferior das fotos, e já conseguirá acessar todas as informações importantes para definir sua compra.

Assim, você poderá colocar os diversos modelos de etiquetas adesivas personalizadas ou mesmo outros itens que você trabalhe, para que as vendas sejam executadas e os resultados sejam ainda melhores.

É possível, ainda, clicar de dentro do aplicativo na aba comprar, sendo direcionado ao site da loja, onde poderá efetuar a transação. Com esta facilidade, muitas pessoas acabam consumindo mais produtos, uma vez que é muito simples lidar com a aplicação.

Conheça os principais recursos do Instagram Shopping

Para utilizar essa ferramenta da rede social, é obrigatório ter uma conta comercial, mas calma, o processo é simples, proporcionando que seu negócio explore uma série de facilidades criadas especificamente para empresas que querem apostar no Instagram.

Além disso, a funcionalidade garante um acesso muito maior de usuários, uma vez que muitos anúncios e produtos aparecem na aba “Explorar”, onde as pessoas podem buscar novos conceitos e novas guias de fotos para seguir.

Por exemplo, se alguém estiver se questionando onde encontrar compressor de ar, pode encontrar na área de exploração do aplicativo uma série de opções que resolvam essa necessidade.

Assim, você acaba conquistando um público que nem imaginava que poderia alcançar, graças à versatilidade de uma rede social, com o poder de engajamento do Instagram.

Vendendo através dos stories

Uma das principais atividades que o Instagram tem é o Stories. Trata-se de uma opção de publicação curta, em imagem ou vídeo, com duração de 24 horas. Inclusive, essa é uma das funcionalidades mais buscadas na plataforma.

Como funciona o Instagram Shopping: pessoa tirando uma foto do seu produto para os stories.

Algumas pessoas utilizam a rede social exclusivamente por conta dos stories, onde é possível gerar um engajamento mais direto e pessoal. As publicações dinâmicas e divertidas dessa funcionalidade adicionam qualidade aos conteúdos apresentados.

Se você tiver uma conta comercial e estiver utilizando a funcionalidade do Instagram Shopping, pode aproveitar os Stories para criar propostas de vendas. Basta adicionar a tag de venda para conseguir conquistar um engajamento direto e funcional.

Você pode demonstrar suas peças técnicas em borracha, por exemplo, em diversos stories, aproveitando o tempo curto para diversificar as opções apresentadas.

Com essa tag, seu stories apresentará o produto com um link externo, que levará para seu site, onde o cliente pode concluir a compra do item. Depois de efetivada a compra, o usuário volta a assistir os stories normalmente.

Por isso, utilizar essa ferramenta é fundamental para conseguir alcançar um bom público. Vale lembrar, entretanto, que a criação de stories não pode se restringir a uma vitrine virtual, ou o engajamento não será tão bom quanto poderia.

Parte do segredo de sucesso em uma rede social é saber gerar engajamento, ou seja, criar conteúdo relevante e interessante, que faça os usuários quererem te acompanhar e ver o que você tem a oferecer. Muitas empresas perdem oportunidades, justamente, por não entenderem esse conceito.

Para os stories, é interessante criar um conteúdo diferenciado. Ações como bastidores da empresa, ações de engajamento e vídeos divertidos podem alavancar suas outras publicações, estas sim com anúncios e oportunidades de venda.

Fornecedores de tubos de aço, por exemplo, podem acabar se engajando muito mais com os clientes, se mostrarem o dia a dia e a rotina da empresa em stories.

Assim, você logo conseguirá uma rede de clientes fiéis, que gostam de consumir seu conteúdo, e sempre que puderem, consumirão seus produtos também.

Utilizar a aba explorar

A aba explorar é um recurso muito útil da rede social. Muitas vezes, ao invés de rolar o feed de atividades, um usuário deseja encontrar algo novo. Ele então vai na aba de exploração, representada no aplicativo por uma lupa, para encontrar algo de seu interesse.

Esta aba tem uma série de recursos para conhecer novos conteúdos. É possível filtrá-los por interesses em comum, como:

  • Jogos;
  • Esportes;
  • Artes;
  • Bem-estar.

Uma empresa de uniformes, por exemplo, pode apresentar conteúdo em áreas de interesse em comum, conseguindo chegar em novos clientes e novas oportunidades.

Aqui, uma série de publicações de marcas que estão anunciando na rede social podem aparecer, permitindo um pente fino pela parte do usuário de escolher o tipo de publicação que deseja ver.

Para o usuário, é uma opção a mais de interação e engajamento na plataforma, mas para o empresário é uma chance de ouro de demonstrar seus produtos e conquistar um público ainda maior.

Checkout

Este recurso tornou ainda mais fácil a utilização da plataforma como ferramenta de vendas. Trata-se de uma opção dentro do Instagram para fazer a finalização das compras, não necessitando que o usuário seja redirecionado a um site para conseguir comprar.

Essa vantagem acabou ampliando ainda mais as oportunidades de negócios dentro do aplicativo, isso porque agora não é mais obrigatório ter uma loja virtual para vender no Instagram, a conta comercial já funciona para isso.

Assim, uma fábrica de camisetas lisas para sublimação, por exemplo, pode deixar seu conteúdo pronto, para vender melhor, utilizando o aplicativo.

Além disso, sua venda possui o aval do próprio Instagram como elemento de segurança, garantindo ao cliente a tranquilidade de fazer a compra sem medo de ser enganado.

Apesar de o Instagram cobrar uma taxa de utilização pelas vendas efetuadas no aplicativo, isso não é diferente do que a maioria dos marketplaces já faz, mas com o diferencial de que se trata de uma das maiores redes sociais do mundo.

Como conquistar boas vendas na rede?

Saber as utilizações de ferramentas do Instagram é importante, mas é preciso mais do que o entendimento mecânico para conseguir conquistar bons resultados de vendas. Isso porque a rede é muito dinâmica, e está constantemente recebendo conteúdo.

Para conseguir encontrar o resultado mais adequado para sua empresa, é possível contar com algumas estratégias de engajamento. Sendo as principais:

Frequência de publicações

A máxima de quem não é visto não é lembrado é uma verdade ainda mais forte no Instagram. Quanto mais você publicar, maiores serão as chances de encontrar novos públicos e apresentar seus produtos.

Entretanto, é preciso tomar cuidado para não cair em armadilhas de marketing antigas, e acabar sendo taxado como uma conta de “spam”. Suas publicações devem ter conteúdo e qualidade, além de uma frequência com um certo espaçamento entre publicações.

Se um usuário começar a receber somente notificações suas, ele pode se cansar do conteúdo e desistir de acompanhar. Por isso, é preciso muito cuidado na criação de material de divulgação.

Aproveitando os espaços de legenda

O Instagram ainda é uma rede social majoritariamente visual. O principal conteúdo a se apresentar ainda deve ser por fotos, imagens ou vídeos, mas é importante pensar na utilização das legendas de fotos para conseguir um melhor engajamento.

Isso porque é nesse espaço que você utilizará as palavras-chave para aumentar seu engajamento, permitindo que suas publicações cheguem a aba explorar e sejam encontradas por usuários que desejem um item em específico.

Seu negócio de camisetas promocionais, por exemplo, alcançará um resultado muito melhor de engajamento com a utilização correta das palavras-chave.

Aqui, também é importante não exagerar. Não existe um limite real de quantas hashtags, ou palavras-chave, você irá utilizar. Mas cuidado para não deixar o conteúdo muito poluído.

Além disso, nunca coloque uma palavra-chave não relacionada com seu produto.

Essa ferramenta é importante para conseguir separar os conteúdos, e quando uma publicação sua aparece em uma pesquisa não relacionada, pode acabar não apresentando uma imagem boa para a empresa.

Considerações finais

A utilização de uma ferramenta de vendas para o Instagram pode ser o grande diferencial para uma loja que pretende diversificar seu público. As opções de engajamento são inúmeras, e o trabalho acaba sendo fácil de aprender e adaptar.

Por isso, contar com o apoio de redes sociais é fundamental para qualquer negócio nos dias de hoje, principalmente quando oferece ferramentas de auxílio, como é o caso do Instagram.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.