HOME
SOBRE
PRODUTOS DIGITAIS
CASES
BLOG
CONTATO

Como gerar uma renda extra em tempos de crise

Home  >   Blog  >   Como gerar uma renda extra em tempos de crise
Publicado em 20/04/2020

Muitos brasileiros procuram formas de conseguir uma renda extra, principalmente em tempos de crise.

Atualmente, estamos passando por uma das maiores crises dos últimos tempos - não somente em termos financeiros, mas também, envolvendo questões de saúde pública, desde a pandemia no novo coronavírus (Covid-19).

O impacto é sentido em todo o mundo. Consequentemente, os países que já enfrentavam uma crise econômica, como é o caso do Brasil, sentem os efeitos muito mais rápido, fazendo com que os muitos trabalhadores brasileiros tenham que se adaptar.

Nesses momentos, é normal ficar ansioso, ainda mais sabendo que as perspectivas não são tão promissoras quanto se espera.

Felizmente, apesar de um cenário muitas vezes incerto, há muitas possibilidades de ganhos no final do mês, que ajudam a passar por momentos difíceis.

Como gerar uma renda extra em tempos de crise: profissional desenvolvendo um layout para o site.

Afinal de contas, alguns serviços são essenciais mesmo em épocas de crise - aliás, muitas pessoas acabam consumindo produtos diferenciados nesses períodos, o que é uma ótima oportunidade para olhar novos mercados e nichos de atuação.

Se você está procurando uma maneira de fechar as contas ou ter um pouco de dinheiro sobrando, está no lugar certo. Confira algumas dicas de como gerar uma renda extra em tempos de crise!

1 . Venda de produtos artesanais em lojas online ou redes sociais

Pessoas com habilidades manuais podem aproveitar o momento para ganhar dinheiro com alguns hobbies, que antes eram feitos somente por diversão.

Por exemplo, uma lembrancinha com chocolate personalizada, bijuterias feitas à mão, quadros de pintura, entre muitos outros.

Além da possibilidade de ofertar algo único, a busca por produtos artesanais cresce a cada dia, principalmente por pessoas que desejam adquirir algo personalizado e ajudar pequenos empreendedores.

A internet pode ajudar muito no momento da comercialização desses artigos. Por meio dela, é possível ofertar sua arte sem precisar sair de casa, por meio dos grupos de Facebook, Whatsapp, ou ainda, as lojas virtuais e marketplaces.

Mesmo em um pequeno negócio, como a venda de produtos artesanais para uma renda extra, não se pode deixar o profissionalismo de lado. Por causa disso, recomenda-se o uso de embalagens para entrega das mercadorias, como uma sacola TNT personalizada.

O importante é abusar da criatividade e tirar um tempo para a produção. Ao dar atenção à qualidade, o negócio só tende a crescer.

Outra opção é verificar a possibilidade de vendas de artigos usados. Muitas pessoas buscam fazer um negócio de melhor custo-benefício, adquirindo uma mercadoria que não é nova, mas está em perfeitas condições para uso.

Visto isso, é necessário ter atenção às formas de entrega do produto. No atual cenário, onde é recomendado o isolamento social, nem sempre o melhor é pedir que o cliente vá buscar a mercadoria, ou vice-versa.

Contudo, é possível optar por meios alternativos, como uma entrega motoboy, ou até mesmo por aplicativos, que já possuem motoristas cadastrados para o envio de produtos.

2. Ganhe dinheiro com um blog

Os blogs são página na internet que tratam de diferentes tipos de assunto, podendo funcionar como uma espécie de “diário virtual” do proprietário.

Eles são muito comuns para o compartilhamento de conteúdo relevante e, o melhor, é que qualquer pessoa pode criar um blog e ganhar dinheiro com ele.

Apesar disso, pode demorar um pouco até que o blog comece a gerar uma receita e renda extra. Para melhorar esses resultados, é fundamental seguir as recomendações:

  • Encontre um nicho de mercado específico;
  • Produza conteúdo de qualidade e interessante;
  • Escolha um domínio personalizado para o blog;
  • Busque parcerias de outros sites ou até de empresas;
  • Tenha uma lista de e-mails para ações de marketing.
Como gerar uma renda extra em tempos de crise: candidato se apresentando em entrevista.

Por exemplo, um blog sobre design de interiores pode trazer materiais sobre como decorar casas, dicas de um jardim planejado, tendências de móveis, entre outros assuntos relacionados, mas que tragam um alto valor agregado ao público.

Dessa maneira, as pessoas tendem a acompanhar a página e, dependendo da relevância, oferecer e-mail de contato em troca de conteúdos extras. Assim, quando se tem uma audiência relativamente fiel, o blog pode começar a ganhar dinheiro.

Inclusive, existem pessoas que trabalham somente com blogs, pois suas páginas se tornaram tão populares e reconhecidas na internet, que os ganhos passam a ser uma renda principal.

Uma das maneiras de ganhar dinheiro com blogs é pela venda de produtos digitais, incluindo e-books sobre o tema, como um caderno de receitas personalizado, para as páginas de gastronomia, por exemplo.

Também é possível vender mercadorias físicas, como camisetas, ou até mesmo algo que o proprietário do blog desenvolve.

Outra forma é por meio de parcerias com grandes marcas, para ganho de comissões com publicidade. O Google AdSense pode ser um canal para isso, já que ele permite a inserção de anúncios pagos, para ganhos entre os parceiros.

3. Revenda de produtos de outras marcas pela internet

A atual crise provocada pela pandemia do novo coronavírus impulsionou ainda mais as vendas pela internet.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), algumas categorias tiveram um crescimento acima do esperado, como o ramo de saúde (111%), beleza (83%) e perfumaria (80%).

Portanto, esse pode ser um bom momento para ter uma renda extra com revenda de produtos desses setores. Como exemplo, temos os famosos produtos de rejuvenescimento do rosto, muito populares no segmento de beleza.

Entretanto, é preciso ficar atento às tendências de mercado, pois ao mesmo tempo em que a venda cresceu para alguns tipos específicos de mercadorias, para outros, houve uma diminuição, como o mercado de eletrônicos (-29%) e automotivo (-20%).

Vale dizer que, em cenários de crise, para que os ânimos de venda se estendam por mais tempo, é necessário ter uma boa estratégia de marketing e ter em mente que nada é garantido.

Porém, há melhores perspectivas em relação com comércios na internet, do que as demais modalidades.

Não se esqueça que, assim como a venda de produtos artesanais, a revenda de mercadorias online também requer um método de entrega, que pode ser por um motoboy delivery.

Sendo assim, ao planejar os custos, inclua todos esses fatores, para verificar os reais ganhos.

4. Use aplicativos e sites para ganhos online

Existem inúmeros sites e aplicativos que podem te ajudar a ganhar dinheiro online, incluindo páginas para responder pesquisas de mercado, ou plataformas para envio de cursos, e-books e aulas.

Apesar de grande parte desses canais não oferecer uma enorme quantidade de ganhos, é uma oportunidade para ter uma renda extra em tempos livres.

Como gerar uma renda extra em tempos de crise: candidato se apresentando em entrevista.

Os sites para pesquisas de opinião são os mais populares. Por meio deles, o usuário pode responder a questionários e avaliar alguns produtos, como o design de etiquetas para alimentos.

Os ganhos irão depender de cada site, bem como da realização de cada tarefa pelo usuário.

No caso de plataformas para cursos online, é possível vender aulas e definir preços para elas. As taxas podem ser diferenciadas, com ganhos repartidos com o site.

5. Venda de fotos pela internet

Vivemos em uma sociedade permeada por imagens. Hoje em dia, é importante ter uma foto bonita para praticamente tudo: venda de produtos, produção de conteúdo, ilustração de matérias, entre outros.

Para quem deseja ter uma renda extra no final do mês, a internet permite a venda de imagens em bancos de imagens gratuitos e pagos. Para isso, é necessário ter uma boa câmera, saber usar um editor de fotos e colocar as imagens à venda.

Fotos criativas e inovadoras tendem a gerar uma renda maior. Portanto, vale a pena buscar boas referências de imagens.

6. Ofereça aulas online e cursos livres

A crise do Covid-19 fez com que muitas pessoas ficassem isoladas em casa e, com isso, procurassem por novos cursos e formas de ampliar o conhecimento.

Ou seja, é uma boa oportunidade para compartilhar ensinamentos e ainda ganhar uma renda extra.

É possível encontrar sites especializados em aulas online, permitindo que as pessoas ministrem os cursos de casa, para outra pessoa em qualquer lugar do mundo.

Nessas plataformas, pode-se ensinar de tudo: um novo idioma, estratégias de marketing para redes sociais, entre outros.

Conclusão

Não é fácil passar por uma crise. Afinal de contas, essas situações podem afetar o trabalho de muitas pessoas, comprometer a renda e trazer modificações na rotina.

Se, o Brasil já enfrentava problemas na economia, agora com o novo coronavírus, o cenário tende a se transformar ainda mais.

Mesmo assim, há possibilidades de ganhos extras, ou até mesmo oportunidades para criar um novo negócio, que pode ser muito rentável.

O segredo é ter organização e planejamento, para verificar as opções e colocar as ideias em prática.

Aliás, temos a vantagem da internet, que proporciona inúmeras opções de ganhos e facilita a geração de renda, até mesmo, em cenários de crise.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.