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Como gerir uma equipe de vendas

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Publicado em 24/08/2020

Você sabe como gerir equipe de vendas da sua empresa? Ter técnicas e conhecimentos para coordenar os colaboradores é indispensável para o crescimento do seu negócio.

Não à toa, é muito comum que um estabelecimento demore algum tempo para montar o seu time de vendedores, justamente porque encontrar bons talentos no mercado pode ser um desafio.

Depois de encontrá-los, é preciso saber como gerenciar essas pessoas, de maneira que elas consigam dar o seu melhor sempre, realizando-se profissionalmente, individualmente e trazendo bons resultados para a companhia em que trabalham.

Mas como não poderia deixar de ser, administrar uma equipe de vendas pode não ser tão simples quanto parece.

Como gerir uma equipe de vendas: vendedores discutindo estratégias.

Um escritório de consultoria financeira empresarial, por exemplo, pode contar com um time enxuto de vendedores, mas a responsabilidade de gerenciá-los é a mesma de uma empresa que tenha uma boa quantidade de colaboradores responsáveis por vender.

Nesse sentido, saber quais são os fatores negativos que podem dificultar o trabalho é o primeiro passo para o sucesso, já que ao se ganhar domínio sobre os problemas, torna-se possível resolvê-los.

Além disso, conhecer algumas dicas que podem ajudar na gestão é essencial. Isso porque esses cuidados podem ser aplicados desde o momento da contratação dos vendedores, o que certamente ajudará na assertividade da montagem da sua equipe.

Também vale mencionar que existem ferramentas de grande importância para quem deseja potencializar o trabalho do time de vendedores.

Se você quer entender mais sobre todos esses temas, de modo a organizar melhor os seus colaboradores, siga na leitura deste conteúdo e adquira conhecimentos indispensáveis para um bom gestor.

Quais os desafios de se gerenciar uma equipe de vendas?

Uma fábrica de cabos elétricos pode ter decidido incluir dentro do seu quadro de funcionários uma equipe especializada em vendas, de maneira que os seus produtos pudessem ser comercializados nacionalmente.

Para que isso possa trazer bons resultados para o negócio, é essencial que os gestores do departamento de vendas saibam identificar os possíveis desafios presentes no setor, de maneira que possam ter meios para solucioná-los.

Um desses fatores, que pesam na gestão, é a falta de comunicação efetiva entre a equipe de vendas e outros departamentos da empresa.

Como gerir uma equipe de vendas: profissionais no departamento de vendas.

Isso porque muitas informações, sejam elas de cunho financeiro, de estoque ou administrativo, se cruzam dentro do estabelecimento, e conseguir ter o conhecimento sobre elas é fundamental para um bom processo de vendas.

Quando um cliente solicita uma cotação de serviços de limpeza, muitos dos dados necessários para elaborar uma proposta precisam vir de outras áreas, de forma que ter acesso a elas se torna essencial.

Outro ponto de grande impacto no gerenciamento de uma equipe de vendas é a organização do setor, mas também a individual. Afinal, um vendedor que possua dificuldades com a sua agenda, por exemplo, pode ter problemas com prazos e clientes.

Vale mencionar também que a motivação é um ponto fundamental do bom desempenho do vendedor de qualquer empresa. Quando falta esse elemento indispensável ao colaborador, certamente o retorno ficará abaixo do desejado.

Por isso, trabalhar esses desafios com a sua equipe de vendas se torna indispensável para o sucesso de todos os membros do time, que impactarão diretamente nos resultados do negócio.

Dicas para gerenciar uma equipe

Tendo um conhecimento mais aprofundado do que pode influenciar negativamente na sua equipe, é importante ir atrás de algumas soluções para evitar esse tipo de situação, de maneira que as metas dos colaboradores sejam conquistadas mais facilmente.

Assim, mais do que evitá-las, é possível superá-las, o que certamente será um diferencial da sua gestão.

1. Selecionar diferentes perfis de vendedores

A equipe de vendas de uma empresa de confecção de uniformes não precisa ser composta apenas de funcionários com o mesmo perfil de trabalho.

Um elemento que comprova isso é que os potenciais clientes do estabelecimento não possuem perfis iguais.

Além disso, vendedores com perfis muito semelhantes são mais competitivos, o que acaba por dificultar o trabalho em equipe, que deve ser mais colaborativo do que se tratar de uma disputa entre os membros do time.

Sendo assim, encontrar profissionais com perfis diferentes pode enriquecer a sua equipe e valorizar o trabalho em conjunto, que é essencial para o crescimento da empresa e dos colaboradores.

2. Elaborar um processo de vendas organizado e funcional

Se você administra o setor de vendas de uma empresa de seguros de automóveis, pode ser que o seu time seja composto por pessoas que sigam os seus próprios processos de trabalho.

Apesar de isso ser possível, não é o recomendado. Nesse sentido, desenvolver um processo de vendas organizado, onde as etapas se complementam e cumprem as demandas de cada fase de uma negociação é essencial para o sucesso do seu negócio.

Depois de elaborar esse processo, é necessário treinar a sua equipe, de maneira que todos estejam alinhados e saibam como aplicar cada uma das lições aprendidas, tornando a venda muito mais funcional e produtiva.

3. Criar um programa de incentivos

Todo vendedor precisa ter motivação para conseguir realizar um bom trabalho. Para muitas pessoas, a principal se torna oferecer melhores condições de vida para a família, adquirir um novo automóvel ou simplesmente pagar as contas mensais.

Tudo isso é possível, mas pode não ser o motivo de se trabalhar estimulado sempre. Por isso, criar um programa de incentivo pode ser uma alternativa eficaz para tornar a proposta de trabalho com o seu negócio muito mais interessante para os profissionais.

Estipular metas para a venda de um curso nr 35, onde a cada conquista o vendedor recebe uma bonificação, pode ser a solução que o estimula a vender mais, já que o seu trabalho é reconhecido e valorizado pela empresa.

Por isso, não deixe de elaborar um programa que possa ser vantajoso para a empresa e para o seu time de vendas.

4. Padronizar processos

Uma empresa que oferece o serviço de digitalização de documentos certamente depende de uma série de etapas que precisam ser padronizadas para manter a qualidade, a produtividade e conseguir cumprir a sua demanda sempre da melhor forma possível.

Como gerir uma equipe de vendas: vendedores discutindo fluxos de processos.

No departamento de vendas isso também é importante. Por isso, padronizar as etapas que devem ser seguidas pelos vendedores da sua empresa é fundamental para que a excelência no atendimento ao público seja vista em todos os seus profissionais.

Além disso, essa se torna uma marca da empresa, de forma que ela se mantém sempre alinhada e garante a harmonia de todos os membros do time.

5. Evitar a sobrecarga da equipe de vendas

O departamento de vendas de qualquer empresa pode ficar sobrecarregado de acordo com as atividades que precisam ser colocadas em prática no dia a dia do negócio.

Para que isso não atrapalhe a produtividade do setor, é indispensável evitar o acúmulo de atividades para os seus consultores, de modo que eles possam manter o foco no que é fundamental: realizar um bom atendimento e conquistar clientes.

Por isso, é essencial que cada atividade seja distribuída conforme os departamentos da sua empresa, de maneira que os vendedores estejam sempre disponíveis para realizar as suas vendas sem que empecilhos possam comprometer a sua agenda.

A importância de disponibilizar ferramentas para a sua equipe

Que a tecnologia é um fator cada vez mais importante para as empresas, disso ninguém duvida. No setor de vendas do seu estabelecimento isso não seria diferente.

Se antes as etapas de um atendimento ao cliente envolviam um bloco de notas físico para anotação do pedido, hoje a grande maioria das empresas já migrou para os formatos online, que além de serem mais práticos também são dinâmicos e funcionais.

O uso da tecnologia pode ser aplicado pela sua equipe de vendas em diversos processos, tais como:

  • Gestão de contatos;
  • Chamadas por vídeo;
  • Apresentação de slides;
  • Elaboração de contratos;
  • Entre outros.

Atualmente, sem a ajuda desses recursos, certamente o trabalho de um vendedor seria impactado negativamente, com a possibilidade de agendar menos reuniões e de contar com pouco tempo para elaborar propostas e contratos.

Porém, uma das ferramentas que surgiu no mercado e trouxe benefícios de otimização de tempo e de organização é o sistema gerencial erp, que integra vários elementos dentro do software e permite uma visão geral da empresa dentro de um único programa.

Além de possibilitar a integração de vários setores do negócio, ele ainda auxilia na realização de anotações sobre cada etapa do prospect, o lançamento de novos contratos, e o trabalho conjunto da equipe de vendas no programa dado o acesso centralizado.

Por isso, disponibilizar esse tipo de recurso para os seus vendedores é essencial para garantir a realização do trabalho de maneira assertiva e completa, de modo que os resultados obtidos pelos vendedores podem ser gerenciados de forma dinâmica.

Ao seguir as dicas abordadas neste conteúdo, certamente a gestão da sua equipe de vendas será muito mais eficaz, ajudando o seu negócio a se desenvolver e conquistar novos clientes de modo ajustado e otimizado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.