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Como melhorar o ROI de sua empresa?

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Publicado em 27/01/2021

Talvez você nunca tenha ouvido falar de ROI e muito menos sobre como melhorar o ROI. Mas certamente, já perdeu uma noite de sono, pensando se aquela nova estratégia que resolveu adotar para sua empresa vai realmente valer a pena, certo? Então, você veio ao lugar ideal.

Tamanha diversidade de táticas de conversão, de vendas, otimização e fidelização de clientes, de fato pode tornar difícil a tarefa de reconhecer qual delas vai ser eficiente para o seu negócio.

A solução para isso pode ser encontrada no cálculo do ROI e atuação sobre ele. O marketing digital torna isso muito possível.

Mas é complicado falar sobre o tema sem, antes, abordar sua definição, não é mesmo? Se você quer saber como calcular o retorno do seu investimento, continue por aqui.

Como melhorar o ROI de sua empresa: funcionários analisando gráficos.

O que é ROI?

ROI (Return over Investment) significa Retorno Sobre Investimento, em português. É definido como uma métrica financeira embasada na relação entre o dinheiro ganho e o dinheiro gasto como forma de investimento.

Essa métrica pode ser aplicada sobre tudo o que for feito esperando algum lucro futuro, seja uma propaganda, uma estratégia de venda, aquisição de ferramentas, entre outros.

Seu maior objetivo é fornecer a possibilidade de saber quanto dinheiro a empresa está ganhando, ou perdendo, em cima de cada investimento aplicado.

Assim, é possível saber quais são os investimentos que realmente vão trazer resultados e também melhorar aqueles que já estão funcionando bem.

Concluindo, a empresa tendo adotado o marketing digital e suas estratégias, ela vai precisar se atentar ao cálculo do ROI.

Pode ser do segmento de moda, de computação e análise de dados, ou uma empresa especializada em construção civil, não importa, ela precisa saber quais serão os retornos dos seus investimentos. Afinal de contas, quem é que gosta de sair no prejuízo?

Como calcular o ROI?

Chegamos ao que interessa. Não existe apenas uma forma de realizar esse cálculo, mas existe uma fórmula mais comum e fácil, que costuma funcionar para muitos negócios.

Imagine que você tenha aberto uma empresa de aluguel de geradores e tenha investido R$1.000,00 em uma campanha de marketing, para divulgação em massa desses geradores. E, como resultado, tenha obtido R$3.000,00 em vendas.

O cálculo do ROI se dará através da seguinte fórmula: você deve subtrair o ganho pelo investimento e dividir pelo investimento. Neste exemplo, ficará assim:

Como melhorar o ROI de sua empresa: calculo 1 para ROI.

Antes do apontamento das conclusões, veja este outro exemplo. Dessa vez, você tem um e-commerce de tubos e conexões, investiu R$1.500,00 em algumas ferramentas de otimização e obteve, como retorno, R$2.000,00.

O cálculo fica assim:

Como melhorar o ROI de sua empresa: calculo 2 para ROI.

Agora, as conclusões: Quando o cálculo do ROI fica abaixo de 1, houve perda; maior investimento que retorno. Quando fecha igual a 1, não houve perda nem ganho. Já quando fica superior a 1, houve lucro.

Sendo assim, o primeiro exemplo está no caminho certo quanto aos seus investimentos. Em contrapartida, o segundo está no prejuízo. Quem sabe se não estivéssemos falando de uma desentupidora 24 horas, o resultado poderia ser diferente?

Quais são os benefícios oferecidos pelo cálculo do ROI?

Ao identificar a capacidade de retorno do seu investimento, uma empresa obtém também os seguintes principais benefícios:

  • Resultados sólidos;
  • Crescimento dos lucros;
  • Corte de gastos desnecessários;
  • Entendimento do que é melhor para a empresa;
  • Olhar analítico sobre o trabalho.

Para exemplificar esses benefícios, considere que você tenha empresas de instalações elétricas e contratou um serviço de anúncio pago para aparecer em determinada plataforma online.

Ao conseguir identificar o retorno positivo, pensando de forma otimista, desse investimento em anúncio, você vai conseguir, a partir de então, resultados mais sólidos, porque os resultados contemplados servem como base de consolidação de uma estratégia.

O crescimento dos lucros passará a ser um fato, já que os resultados do cálculo vão te deixar cara a cara com aquilo que seu cliente gosta ou não gosta. Assim, você, certamente, passará a investir naquilo que trouxe consequências positivas.

Além disso, o conhecimento sobre aquilo que realmente é eficiente para a empresa, possibilita o corte desnecessário de gastos, ou seja, gastos com investimentos que não geram rendimento.

O entendimento do que é melhor para a empresa pode, com o tempo, até mesmo diminuir as dúvidas sobre quais estratégias de marketing digital utilizar, porque, agora, você e toda sua equipe de instalações elétricas sabem o que é realmente bom para o seu negócio.

Como melhorar o ROI de sua empresa: equipe trabalhando junto.

Sem contar que a equipe toda também passou a adquirir um olhar mais crítico e reflexivo sobre o trabalho, no geral. O que é ótimo, porque deixa todos voltados à procura do que é eficaz para a empresa.

O interessante é que os benefícios se dão tanto para empresas mais usuais, como uma loja de construção, quanto para negócios mais peculiares e específicos, como um distribuidor adubo, por exemplo.

Quais estratégias usar para melhorar o ROI?

Bom, agora que você sabe o que é ROI, como calculá-lo e quais são seus objetivos e vantagens, chegou a hora de conhecer as estratégias para melhorar o tão importante retorno sobre investimentos do seu negócio.

1. Torne o negócio algo profissional

Primeiramente, adeque sua empresa às normas burocráticas, como pagamento correto de impostos, clareza e transparência quanto às atividades da empresa, os lucros e deveres.

Para isso, com certeza uma assessoria contábil para empresas poderá ajudar. E isso traz credibilidade não só para seus clientes, como também para seus fornecedores.

2. Otimize as táticas de marketing

O intuito dessa técnica é fazer com que sua empresa seja sempre a primeira a passar pela cabeça dos consumidores quando forem procurar por produtos que você fornece.

O bom planejamento das estratégias de marketing, aumentarão o valor de sua marca e sua reputação no mercado.

3. Utilize estratégias de upselling e cross selling

Se, no final das contas, o desejo final é o lucro, talvez uma boa opção seja fazer com que os clientes que você já tem comprem mais. Possivelmente, isso pode ser mais fácil que trabalhar na captação de novos consumidores.

Para isso, existem duas ferramentas: o upselling e o cross selling. O upselling, como o nome já diz, serve para dar um “up” nas vendas. Legal, mas como? Veja o exemplo:

Uma empresa de usinagem está procurando obter maiores lucros e, para isso, preferiu aumentar o valor de compra daqueles que já são seus consumidores.

Um cliente solicita o orçamento para a produção de uma ferramenta mecânica específica. Mas a empresa, detectando o objetivo dessa ferramenta para o cliente, percebe que outros serviços relacionados podem ser interessantes para essa pessoa.

Sendo assim, ela acaba oferecendo um “pacote” de serviços, vantajosos ao consumidor, que vai ser mais caro, claro, mas vai contemplar mais coisas. Isso, ao invés de informar o orçamento para apenas um serviço, o que seria mais barato e menos lucrativo.

Ou seja, é o oferecimento de um serviço melhor, por um preço maior, claro, mas que traz benefícios para todos os envolvidos no processo.

Já o cross selling, venda cruzada, no português, consiste na sugestão de produtos semelhantes àqueles que o cliente está buscando e, muitas vezes, já até colocou no carrinho de compras.

Contextualizando, se seu consumidor está comprando uma cama, sugira jogos de lençóis também, e até travesseiros.

4. Se intere quanto às tecnologias

Ferramentas de automação são excelentes opções para aqueles que buscam melhor desempenho e padronização das atividades empresariais. Essa prática pode tornar mais fácil o processo de compra, desde a escolha do produto até a sua entrega, através de centrais de atendimento e rastreamento de entregas, por exemplo.

5. Separe seus clientes de acordo com seus gostos

Essa prática é essencial para que você possa fornecer um atendimento personalizado e eficaz aos seus clientes.

Conhecendo as preferências e interesses do seu público, você passa a atingi-lo com aquilo que ele realmente está buscando, aumentando o grau de satisfação desse público e, consequentemente, o número de vendas.

6. Forme um relacionamento com seu cliente

Não limite seu esforço com o cliente apenas até o produto/serviço ser entregue ou efetuado.

Após uma compra, mantenha contato com seu consumidor. Você pode até utilizar de estratégias básicas para isso, como blog, e-mail marketing e newsletter, de modo a conhecê-lo mais.

Quando um cliente está satisfeito e contente com os serviços oferecidos por sua marca, ele garante que seus investimentos tragam resultados longos e contínuos.

Isso se chama fidelização, que pode garantir também a chegada de novos clientes, pois, um consumidor satisfeito, passa a ser também um promotor de seu negócio.

Considerações finais

Neste artigo foram apontadas questões essenciais acerca do chamado retorno sobre investimentos.

Você pôde conhecer os benefícios da aplicação desse cálculo, bem como as estratégias primordiais para aumentar os resultados de seus investimentos.

Quem sabe agora você não se anime e procure por uma empresa de trabalho temporário, para que ela te auxilie a encontrar profissionais que vão, pelo menos por um período teste, te ajudar a pôr em prática essas estratégias?

Não perca mais tempo, trabalhe os melhores resultados para a sua marca!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.